Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/01/2024 às 08h00min - Atualizada em 26/01/2024 às 08h00min

LNF terá acesso e rebaixamento

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Em 1996, a CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) criou a Liga Futsal com um modelo de franquias semelhante às ligas norte-americanas. Em 2014, as vinte franquias se uniram e formaram a LNF (Liga Nacional de Futsal), independente da CBFS.

Atualmente, a competição possui equipes de sete estados brasileiros, sendo eles: Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A LNF é considerada a mais importante competição das Américas e uma das mais disputadas do mundo.

Pela primeira vez na história, este ano o campeonato terá acesso e descenso. O ano está iniciando, mas a Liga Nacional de Futsal (LNF) já planeja a temporada de 2024. E, embora a competição já esteja consolidada como a maior do mundo no futsal, mudanças serão feitas para garantir a emoção do público ao longo da competição. 

Para 2024, o formato de disputa permanece o mesmo, o que significa que o campeonato vai ter 24 equipes na primeira fase. Elas disputarão entre si em turno único, e os melhores 16 vão garantir a classificação para os playoffs. Na fase de mata-mata, a competição passa a ser eliminatória e terá jogos de ida e volta até a grande decisão. 

A grande novidade para este ano é a criação do acesso e rebaixamento. Com isso, a emoção se tornará cada vez maior. Ao final do campeonato de 2024, a LNF terá um ranking que definirá as equipes que disputarão a Divisão Especial e as que vão participar da Divisão de Acesso, para o ano seguinte (2025). 

A cidade de Uberlândia, representada pelo Praia Clube (foto), já disputou a Liga Nacional de Futsal por 8 vezes. Inicialmente foi nos anos 2008 a 2011, quando realizou as seguintes campanhas: Em 2008, o time ficou em 18º; em 2009, em 15º; em 2010, terminou em 16º, e, em 2011, ficou em 20º lugar, e em todas as participações, a equipe foi eliminada na primeira fase. Ficou alguns anos fora da competição. Na sua volta à LNF, a melhor campanha do Praia foi em 2020, avançando às quartas de final, quando foi eliminado pelo Magnus/Sorocaba. Em 2021, 2022 e agora em 2023, chegou às oitavas de final, saindo da competição na etapa durante as séries do mata-mata. Este ano certamente estará presente e para permanecer no grupo de elite para 2025. 

SEGUNDA DIVISÃO 
TERÁ DOZE CLUBES 


A Federação Mineira de Futebol já está trabalhando na organização do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, chamado também de Módulo-II. Realizou o Conselho Técnico que definiu o formato do Campeonato Mineiro deste ano. A reunião presencial, na sede da Federação Mineira de Futebol, contou com representantes da FMF e dos clubes participantes: Aymorés de Ubá, Betim Futebol Clube, Boa Esporte de Varginha, Caldense de Poços de Caldas, Democrata de Sete Lagoas, Mamoré de Patos de Minas, Nacional de Muriaé, North Esporte de Montes Claros, Tupi de Juiz de Fora, URT de Patos de Minas, Valeriodoce de Itabira e Varginha.

Após sugestão conjunta do Aymorés, Caldense, Betim, Democrata-SL e Nacional de Muriaé, o formato do campeonato mudou e terá três fases (fase de classificação, triangular e final) para definir dois clubes que estarão garantidos na Primeira Divisão ou Módulo-I (elite) da temporada seguinte.

A primeira fase terá dois grupos com 6 clubes cada, sendo o Grupo A formado por Aymorés, Betim, Democrata-SL, Nacional de Muriaé, Tupi e Valeriodoce. O Grupo B terá Boa Esporte, Caldense, Mamoré, Varginha, URT e North de Montes Claros. Serão disputados turno e returno, dentro do próprio grupo, totalizando 10 rodadas. 

Os três mais bem colocados de cada grupo avançam para o triangular, com os clubes sendo divididos em dois grupos, sendo um grupo formado pelo 1º, 4º e 6º colocados da primeira fase, e o outro grupo pelo 2º, 3º e 5º melhores da fase de classificação. Mais uma vez, os jogos serão em turno e returno, dentro dos próprios grupos. 
Os dois melhores colocados dentro dos triangulares conquistam o acesso e disputam a grande final.

O último colocado do Grupo A e do Grupo B na primeira fase de classificação serão rebaixados para a Terceira Divisão ou Módulo-III da temporada seguinte. 

Os clubes definiram data de início para o dia 04/05/2024, com previsão de disputa das finais nos dias 27 e 31/07/2024.

Dos clubes da região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, o Uberaba Sport Club segue desativado, sem atividades com o futebol profissional desde a temporada passada. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90