Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/01/2024 às 08h00min - Atualizada em 19/01/2024 às 08h00min

UEC recomeça mais uma vez na especial

ALBERTO GOMIDE
Foto: DIVULGAÇÃO
No próximo dia 29, uma segunda-feira, às 20 horas, o Uberlândia Esporte Clube enfrentará o Clube Atlético Patrocinense, no Estádio Municipal Parque do Sabiá, pela 2ª rodada da fase preliminar do Campeonato Mineiro 2024, ano em que o Verdão retorna mais vez à elite do estadual. Um campeonato rápido, com apenas 8 partidas na fase preliminar, quatro em cada e outras quatro fora. Como fará jogos em casa apenas contra times do interior, vencê-los é fundamental para não pensar em rebaixamento. Isto acontecendo e conseguindo alguns pontos fora, poderá levar o time a uma campanha intermediária.
 
O técnico do Uberlândia Esporte Clube é Felipe de Oliveira Conceição, natural de Nova Friburgo (RJ), onde nasceu em 9 de julho de 1979, hoje treinador e ex-jogador de futebol, que atuava como atacante. Felipe Conceição começou a carreira de treinador em 2012, dirigindo o São Gonçalo (RJ). No período de 2013 a 2017 dirigiu equipes de base do Botafogo (RJ), sendo efetivado como técnico do time profissional em 2018.
 
Ainda neste ano comandou o Macaé (RJ). Depois disso treinou o América (MG) em 2019/2020, Red Bull Bragantino (SP) em 2020, Guarani de Campinas (SP) 2020/2021, Cruzeiro (MG) e Clube do Remo (PA), também em 2021, Chapecoense (SC) e Náutico (PE) 2022, e no ano passado, antes de vir para o Uberlândia Esporte, dirigiu o Sampaio Corrêa (MA) e o Santa Cruz (PE). 
 
Começando os trabalhos para a temporada 2024, o Uberlândia Esporte, sob o comando do técnico Felipe Conceição (foto), realizou alguns amistosos, com o objetivo de dar ao grupo condições para assimilar pelo menos o que pretende para o Campeonato Mineiro.

Até agora foram 5 jogos: empatou em 1 a 1 com a Francana, em Uberlândia, e venceu a própria Francana por 1 a 0, na cidade de Franca, no interior paulista. Foi ao Distrito Federal, na cidade do Paranoá, e perdeu para o time do Capital por 1 a 0. Recebeu o time amador do Dínamo de Araxá, no Parque do Sabiá, e goleou por 11 a 0. Anteontem derrotou o Barretos, no Parque do Sabiá, por 2 a 0, e vai retribuir a visita ao Barretos neste final de semana, para começar o Mineiro no dia 24, próxima quarta-feira, jogando em Tombos, contra o Tombense.
 
A tabela foi boa para o UEC, com quatro jogos em casa e quatro fora inclusive jogando contra os chamados grandes da capital – América e Cruzeiro – fora de casa. Assim, o Uberlândia tem que se ater principalmente nas partidas em casa contra times do interior. Fazendo o dever de casa, vencendo no Parque do Sabiá, se conseguir alguns pontos fora fatalmente realizará uma campanha intermediária para cima.
 
Jogos do Uberlândia Esporte na primeira fase do Campeonato Mineiro 2024: 24/01 – Tombense x Uberlândia, 29/01 – Uberlândia x Patrocinense, 03/02 – Uberlândia x Democrata-GV, 07/02 – América x Uberlândia, 14/02 – Uberlândia x Itabirito, 18/02 – Ipatinga x Uberlândia, 25/02 – Uberlândia x Athletic, 03/03 – Cruzeiro x Uberlândia.
 
UBERLANDENSES COMEÇAM BEM
Os atletas Marco Túlio Silva e Johnatas Cruz começaram muito bem a temporada 2024, conquistando medalhas logo no inicio da extensa programação do ano. Atletas do Praia Clube, Futel e Exército Brasileiro, estiveram entre os destaques do Desafio CBAt Loterias Caixa de Atletismo, que aconteceu em Bragança Paulista (SP). Marco Túlio, formado nas escolinhas da Futel, ficou com o 1° lugar na prova de 800 metros rasos e Johnatas Cruz foi o 2º colocado nos 3.000 metros rasos.
 
“A competição foi de alto nível, com a participação dos principais nomes do atletismo brasileiro. Marco Túlio Silva e Johnatas Cruz alcançaram excelentes marcas e demonstraram, mais uma vez, a força e a importância da parceria entre Futel, Praia Clube e Exército”, destacou um dos treinadores de atletismo da Futel, o profissional de educação física Robson da Silva Medeiros.
 
Marco Túlio Silva, 19 anos, teve excelentes resultados em competições nacionais e internacionais em 2023. Os destaques incluem medalha de prata no Cross Country Sub-20, duas medalhas de prata no Campeonato Brasileiro Sub-20, medalha de bronze no Sul-Americano de Bogotá, medalha de bronze no Pan-Americano de Mayaguez (Colômbia), medalha de bronze no Campeonato Brasileiro e medalha de bronze na Copa Brasil de Cross Country.
 
Johnatas Cruz, 33 anos, também tem uma trajetória repleta de conquistas nacionais e internacionais. Na mais recente, no dia 31 de dezembro de 2023, ele foi o sexto colocado e o brasileiro melhor posicionado na 98ª Corrida Internacional da São Silvestre, realizada em São Paulo. O atleta terminou a prova com tempo de 46 minutos e 33 segundos.
 
A partir de agora, os dois atletas seguem a preparação para integrar a Seleção Brasileira no Campeonato Sul-Americano de Cross Country Adulto, que será realizado em El Salvador, no dia 24 de fevereiro.
 
HALTEROFILISMO JÁ TREINA EM S. PAULO
Começam as etapas de treinamentos no paradesporto brasileiro, com preparação forte normalmente em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB). Nesta primeira fase, especifica para a modalidade halterofilismo, estão paratletas da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube, com trabalhos que começaram no dia 14, domingo passado, encerrando-se no próximo sábado, dia 22. Estão na capital paulista, sob o comando do treinador Weverton Lima dos Santos, os atletas Caroline Fernandes, Lara Aparecida Ferreira Sullivan de Lima, Mateus de Assis Silva e Tayana Medeiros.
 
“As fases de treinamento são importantes para preparar os paratletas da Seleção Brasileira para as importantes competições que acontecerão ao longo do ano, com destaque para a Para Powerlifting World Cup, que ocorrerá entre 28 de fevereiro e 6 de março, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos”, destacou a diretora de paradesporto da Futel, a profissional de educação física Fernanda Costa.
 
Considerada uma das principais potências no paradesporto brasileiro, a Futel/CDDU/Praia Clube teve importantes conquistas nacionais e internacionais no halterofilismo em 2023. Destaque para as 5 medalhas obtidas nos Jogos Parapan-Americanos do Chile (ouro com Lara Lima e Tayana Medeiros, prata com Mateus Assis e Caroline Fernandes e bronze com Edilândia Araújo), em novembro.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90