Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/01/2024 às 08h00min - Atualizada em 05/01/2024 às 08h00min

A evolução do esporte no Praia

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
O esporte no Praia Clube, na administração do empresário Carlos Augusto Ribeiro Ferreira Braga, o Guto Braga, vem dando um exemplo de como aproveitar as opções governamentais e empresariais, para buscar condições de se formar equipes de ponta nas variadas modalidades. Já há alguns anos, o voleibol abriu esse caminho, antes mesmo da chegada de Guto Braga no comando do clube. Nos últimos anos, o Praia Clube vem se destacando nacional e até internacionalmente, criando equipes formadas para disputar competições do mais alto nível, trazendo atletas de expressão mundial, inclusive em modalidades tidas como novas, principalmente no esporte nacional, como aconteceu em 2023. 

O voleibol feminino abriu o caminho há alguns anos. O futsal também retomou o seu profissionalismo. O vôlei de praia chegou já no topo nacional. O beach tennis virou coqueluche na cidade e no clube. O futevôlei também chegou forte, com dupla campeã.  O vôlei masculino também chegou à elite com parceria que segue com a categoria em destaque. E mais recente surge o handebol, que soma forças com novos valores para montar um time de primeira linha, inclusive participando da Liga Nacional. Além dessas modalidades, o atletismo ganha seu lugar, numa parceria com o Exército Brasileiro e a Futel, que firmou parceria já há algum tempo com o Praia. E mais: a natação paralímpica, que foi inclusive medalha de ouro no Japão. Enfim, é o esporte de Uberlândia se traduzindo na mídia em manchetes nacionais e internacionais. 

O projeto do handebol masculino (adulto) do Praia ganhou força no ano passado, com a estruturação da equipe, a chegada do coordenador Morten Soubak (foto), e consequentemente a entrada da equipe em competições estaduais e nacionais, começando de imediato a disputa da Liga Nacional de Handebol. É um time jovem, com atletas com passagens pelas seleções de base, e uma mescla de jogadores experientes, como o goleiro Maik Santos, que tem títulos importantes pela Seleção Brasileira e já representou o Brasil em Olimpíadas. O Praia Clube/Colégio Nacional foi bicampeão mineiro júnior este ano, e 11 jogadores do grupo fazem parte do time adulto, nessa nova iniciativa. Além disso, quatro atletas representaram a Seleção Brasileira no Mundial Júnior na Alemanha: Caio, Cauê, Nhauã e Samir. E ainda com destaque para o goleiro Gabriel Souza, integrante da Seleção Brasileira Juvenil. O técnico da base da equipe Praia/Colégio Nacional é Alan César Campos Borges, que sempre trabalhou na modalidade em Uberlândia, detentor de muitos títulos estaduais e nacionais. 

O grupo da renovada equipe uberlandense é formado assim: Goleiro: Erick, Souza, Manaus e Maik; Central: Breno, Condeixa e Nhauãzinho; Meia direita: Caio Vinícius, Guedes e Cirilo; Meia esquerda: Dig, PG e Lucas; Ponta esquerda: Xarope, Luis Tomazini, Michael e Pedro Paulo; Ponta direita: Gustavo e Samir; Pivô: Ítalo, Kekel e Gigante. 

O Praia Clube/Colégio Nacional entrou para a Liga Nacional exatamente este ano e já foi campeão com o técnico Morten Soubak, vencendo a Final Four do torneio, derrotando o Nacional de Santa Catarina por 30 a 23. Na semifinal, o Praia venceu o Pinheiros por 36 a 35. O Taubaté conquistou o bronze depois de superar o Pinheiros por 30 a 22 no duelo paulista. A equipe de Uberlândia alcançou o título inédito para Minas Gerais, já que o Estado não tinha nenhuma conquista da principal competição de handebol do país.  

FMFS DEFINE A TAÇA 
BRASIL E COPA BRASIL 


A Federação Mineira de Futsal, conforme Nota Oficial 87/2023, definiu os participantes de Minas Gerais na Taça Brasil e na Copa Brasil de 2024, Divisão Especial. Os representantes normalmente são os campeões e outros melhores colocados nos campeonatos estaduais, Com a possível desistência de algum clube, a Federação chama outro melhor colocado na competição estadual. Como a FMFS não conseguiu definir os campeonatos adulto e sub-12 em 2023, os representantes nas competições da Confederação Brasileiro de Futsal estão em aberto, a definir. 

Estão definidos na Taça Brasil de Clubes de 2024, masculino: Clube Atlético Mineiro, no sub-09; ASF/Flamengo de Juiz de Fora, sub-10; Clube Atlético Mineiro, sub-11; Minas Tenis Clube, sub-13; Pró Humanos/Uberlândia Academy, sub-14; Olympico Club/BH, sub-15; Praia Clube de Uberlândia, sub-17; Minas Tenis Clube, sub-18 e Minas Tenis Clube, sub-19. No feminino são: Associação Esportiva Solidário de Paulo Veloso, no sub-15; Associação Desportiva Bocaiúva, no sub-17; Crasem de Passo, no sub-20, e Praia Clube de Uberlândia, no adulto feminino. 

Na Copa Brasil de Clubes estão a Associação Esportiva Futminas Futsal Club de Nova Serrana no adulto feminino, uma vez que o Praia, como campeão, vai na Taça Brasil. No masculino não está definido o time também na Copa Brasil, porque não tem o campeão e logicamente nem o vice para representar Minas. No sub-12 masculino acontece a mesma coisa, o campeonato só vai disputar a fase final em fevereiro de 2024. 

O futsal uberlandense em 2023 foi relativamente bem nos campeonatos promovidos pela Federação Mineira. Foi campeão no sub-14 com o Pró Humanos/Uberlândia Academy e no sub-17 com o Praia Clube, além de alguns vices e outras colocações positivas obtidas pelas cinco equipes da cidade que participaram dos campeonatos. 

Representaram a cidade na temporada 2023 da FMFS os seguintes clubes: Programa de Humanização e Assistência Social – Pró Humanos/Uberlândia Academy, Associação Desportiva de Futsal Uberlândia, Centro de Treinamento Base Sporting Club, Futel – Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer e Praia Clube. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90