Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/12/2023 às 08h00min - Atualizada em 29/12/2023 às 08h00min

Pró Humanos e Praia campeões estaduais

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Federação Mineira de Futsal fechou a temporada 2023 nas categorias de base. No sub-17 o Praia Clube (foto) sagrou-se campeão. Na fase final empatou em 2 a 2 com o Olympico Club (BH), derrotou o Guaxupé por 4 a 1, e goleou o Pró Humanos Uberlândia por 7 a 1 e o Pará de Minas por 8 a 0. A classificação geral e final do Estado nesta categoria mostrou o Praia campeão com 13 pontos, Minas e Pró Humanos com 10, Pará de Minas com 6, Olympico com 4 e o Guaxupé não pontuou. No sub-14 o Pró Humanos Uberlândia sagrou-se campeão ao derrotar o Minas Tênis por 3 a 1. Antes, nas semifinais, o Pró Humanos venceu a Futel por 6 a 2, enquanto o Minas ganhou da AABB/BH por 5 a 4. A Futel ficou em 3º lugar na colocação geral e final do Estado, e a AABB/BH ficou em 4º lugar. 

As equipes de Uberlândia que disputaram o Campeonato Estadual de Futsal em 2023 obtiveram as seguintes posições ao final de cada categoria: 

Sub-09 – Base Sporting Clube 4º lugar, Pró Humanos Uberlândia 6º, e Associação Desportiva Futsal Uberlândia 7º lugar. 

Sub-10 – Base Sporting Clube vice-campeão, e Associação Desportiva Futsal Uberlândia 3º lugar. 

Sub-11 – Pró Humanos Uberlândia vice-campeão, e Praia Clube 3º lugar. 

Sub-12 – Será definido apenas em fevereiro de 2024. 

Sub-13 – Pró Humanos Uberlândia 3º lugar, e Praia Clube 4° lugar. 

Sub-14 – Pró Humanos Uberlândia campeão, e Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer – Futel 3º lugar. 

Sub-15 – Praia Clube vice-campeão, Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer – Futel 4º lugar, e Pró Humanos Uberlândia 5º lugar. 

Sub-17 – Praia Clube campeão, e Pró Humanos Uberlândia 3º lugar. 

Nas categorias sub-18 e sub-20, Uberlândia não teve nenhum clube nas disputas. O Minas Tênis foi campeão nas duas categorias. 

No futsal feminino Uberlândia participou nas categorias adulto e sub-17, sendo campeão do Interior e do Estadual no adulto. No sub-17 ficou em 6º lugar no Estadual. O campeonato do Interior não foi realizado por falta de concorrentes, com as equipes indo direto para o Estadual. 

No adulto masculino o Praia Clube sagrou-se campeão do Interior. O Estadual não teve decisão. A Federação marcou a final para Uberlândia, mas com a desistência do Esporte Clube Paraúna a FMFS cancelou o quadrangular que teria ainda Minas e América da capital e o Praia. A Federação não informou se haverá ou não a final, e quando. 

FUTSAL ENCERRA 
TEMPORADA 2023 


A Federação Mineira de Futsal (FMFS) encerrou a temporada 2023, deixando para trás a categoria sub-12 masculina, cuja decisão só acontecerá no mês de fevereiro de 2024, entre as equipes do Pró Humanos/Uberlândia Academy e da Futel, ambos de Uberlândia, e Olympico Clube da capital e ainda o Athletic Club de São João del Rei, classificados da fase inicial do campeonato. 

A FMFS divulgou também as categorias que serão realizadas na temporada 2024 (masculino), passando de 14 para 16 campeonatos, acrescentando as categorias sub-19 e sub-21. Começa com a sub-07 e vai até ao sub-21, somando-se à categoria principal (adulto). No feminino começa com a categoria sub-13 e vai também até à sub-21, além do adulto. 

A cidade de Uberlândia esteve representada este ano nos campeonatos oficiais da Federação, com as equipes do Programa de Humanização e Assistência Social – Pró Humanos/Uberlândia Academy, Associação Desportiva de Futsal Uberlândia, 

Centro de Treinamento Base Sporting Club, Futel – Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer e o Praia Clube. 

Apenas as categorias sub-20 e sub-18 não tiveram equipes de Uberlândia. Nas demais, só deu Uberlândia na conquista dos títulos, faltando apenas o sub-12, que tem Pró Humanos e Futel também na briga pelo título com Monte Alegre e Athletic Club. O Pró Humanos/Uberlândia Academy foi campeão em três categorias, com chances de chegar à quarta conquista, caso vença também o sub-12 em fevereiro do próximo ano. Foi campeão no sub-17, sub-13 e sub-11. O Centro de Treinamento Base Sporting Club, que também é de Uberlândia, foi campeão no sub-9 e no sub-10, enquanto o Praia Clube ganhou o sub-15, e a Futel – Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer foi campeão no sub-14, e que também vai lutar pelo título do sub-12. Nas duas categorias que não tiveram clubes uberlandenses, o Sociedade Esportiva Amigos de Teófilo Otoni foi campeão nas duas – sub-18 e sub-20. 

O Praia Clube participou também com duas equipes no feminino, categorias sub-17 e adulto. No Campeonato do Interior foi campeão no adulto e no sub-17 não teve a competição por falta de número de clubes. No Estadual o Praia foi campeão também no adulto e no sub-17 ficou em 6º lugar. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90