Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/12/2023 às 08h00min - Atualizada em 22/12/2023 às 08h00min

Praia no prêmio “Paralímpicos”

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Durante a 12ª edição do Prêmio Paralímpicos, apresentada por Loterias Caixa e realizada no Tokio Marine Hall, em São Paulo, foi anunciado que os atletas do Praia Clube foram destacados como os melhores do ano. Além disso, o Praia Clube foi eleito o Melhor Clube Paralímpico do Brasil. Os atletas que receberam os prêmios como melhor do ano foram Gabriel Araújo (natação) (foto) no masculino, e Bruna Alexandre (tênis de mesa) no feminino. 

Essas conquistas refletem não apenas o talento individual dos atletas, mas também o comprometimento e excelência do Praia Clube como um todo. “Parabenizamos os premiados e agradecemos a todos que contribuíram para o sucesso contínuo do Praia Clube no cenário paralímpico brasileiro”, comemora o presidente do Clube, Guto Braga.

Nesta temporada, o Praia Clube sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação e também conquistou o título da 1ª edição do Brasileiro de natação sub-20, ambas competições realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico em 2023. 

No Parapan de Santiago, só a equipe de natação do Praia Clube teve 11 atletas convocados e que conquistaram 44 medalhas, sendo 31 ouros, 10 pratas e 3 bronzes. Ao todo, no Pan, incluindo também as modalidades tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, halterofilismo, bocha e badminton, foram 56 medalhas: 35 de ouro, 15 de prata e 6 de bronze. Se fosse um país, o Praia Clube terminaria na quarta posição do quadro de medalhas.

Há 88 anos, o Praia Clube se dedica em realizar um trabalho de excelência nas áreas sociais, de lazer e esportivas. Recentemente foi eleito “Clube do Ano”, no Prêmio Fenaclubes, e já era reconhecido com um dos principais clubes da América Latina. O Praia é referência, também, nos esportes olímpicos e solidifica seu nome no cenário nacional e internacional no esporte.

Bruna Alexandre, 28, tornou-se a primeira atleta paralímpica a competir nos Jogos Pan-Americanos. No Chile, a mesatenista obteve uma medalha de bronze na disputa por equipes ao lado de atletas convencionais. A catarinense, que foi submetida à amputação do braço direito após uma trombose contraída aos seis meses de vida, ainda obteve medalhas de ouro nos Abertos Paralímpicos da Tailândia, Eslovênia, Brasil, Itália, Espanha e França neste ano. 

Gabriel Araújo, 21, voltou dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago com cinco medalhas de ouro (50m livre, 50m costas, 100m livre, 100m costas, e 200m livre). Além disso, o nadador obteve mais três medalhas de ouro no Mundial de natação, em Manchester, na Inglaterra (50m costas, 100m costas e nos 200m livre). O atleta tem focomelia, doença congênita que impede a formação de braços e pernas.  

ESPORTE PARALÍMPICO: OS MELHORES DO ANO
A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), realizou nesta segunda-feira (18), no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema Fiemg e que está sob responsabilidade da Futel), a cerimônia de premiação aos ‘Melhores do Ano no Esporte Paralímpico’. No total, foram premiados os 43 paratletas que mais se destacaram em 2023, no atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, natação e parabadminton e outros três representando o Praia Clube.

As indicações dos atletas foram feitas pelos profissionais de educação física da Futel e do Praia Clube que atuam no paradesporto. Foram adotados critérios como resultados nacionais ou internacionais, frequência em treinos e aproveitamento em jogos e o ranking brasileiro por grupo de prova. Cada professor indicou três nomes para cada modalidade ou grupos de prova.

“Preparamos um evento valorizando todos os indicados e ainda nossos parceiros que integram a equipe de fisioterapia, que foram fundamentais para o sucesso dos nossos paratletas em 2023. A Futel, em conjunto com a Aparu, CDDU, Adevitrim, Adeviudi e Praia Clube, não mediu esforços para proporcionar as melhores condições para treinamentos e competições. O objetivo desta cerimônia de gala foi valorizar o empenho, dedicação e os resultados de cada atleta”, disse Fernanda Costa, diretora de paradesporto da Futel.

Atleta destaque no atletismo, Dionilio Cândido comemorou a conquista do troféu. “Foi um ano de muito trabalho e, assim, os resultados vieram. Estou muito feliz e quero parabenizar a Prefeitura de Uberlândia e a Futel pela realização deste evento tão bonito”, disse.

Melhor atleta de halterofilismo, na categoria feminino, Lara Aparecida Ferreira Sullivan de Lima (categoria 41kg) falou sobre a indicação e conquista do troféu.  

“Quero dedicar este troféu ao nosso treinador Weverton Lima dos Santos, aos demais profissionais de educação física que estão aqui no nosso dia a dia, aos fisioterapeutas, aos demais atletas e a todas as pessoas que me ajudaram tanto neste ano. Foram várias conquistas importantes e agora o foco é trabalhar para chegar aos Jogos Paralímpicos de Paris no ano que vem”, disse.

Através de seus equipamentos, a Futel proporciona todas as condições adequadas para que 297 paratletas da iniciação esportiva e do alto rendimento treinem e disputem competições nas modalidades de atletismo, bocha, goalball, halterofilismo, natação e parabadminton. Para isso, oferece a estrutura do Sesi Gravatás e do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), fornece atendimento fisioterapêutico e disponibiliza treinadores para acompanhá-los em treinos e competições.

“Além dos repasses para as instituições, a estrutura que oferecemos aos atletas tem contribuído muito para o excelente rendimento e conquistas de medalhas nas competições nacionais e internacionais”, disse o diretor geral da Futel, Edson Cezar Zanatta.  


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90