Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/12/2023 às 08h00min - Atualizada em 19/12/2023 às 08h00min

Uberlândia Vôlei com a base forte

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Fim de temporada esportiva é momento para fazer balanço e reflexão sobre projetos colocados em prática. O idealizador do Uberlândia Vôlei, Fernando Alves Gomes, chega ao final de 2023 falando sobre o trabalho desenvolvido com as categorias de base, dizendo que o Uberlândia Vôlei/Praia Clube é hoje “uma referência no Estado de Minas Gerais”, e relata alguns detalhes. 

Não bastasse a nossa equipe Sub-19 derrotar o Sada/Cruzeiro na semifinal do Campeonato Estadual da categoria e conquistar o vice-campeonato, nossa equipe Sub-17 também se consagrou vice-campeã do Campeonato Estadual Sub-17 que aconteceu na cidade de Monte Carmelo. Foram quatro dias de competição, com 9 equipes participantes divididas em 3 chaves, 5 jogos, 4 vitórias, 9 sets ganhos e apenas 3 sets perdidos, relatou. 

E continuou: – Vencemos na chave sem perder nenhum set as equipes de Piumhi e Academia do Vôlei. Nas quartas de final cruzamos novamente com a equipe de Piumhi e vencemos por 3 sets a 0, e na semifinal vencemos novamente a equipe da Academia do Vôlei também pelo mesmo placar. Na final fomos superados pela equipe do Minas Tênis Clube que conta atualmente com alguns atletas da Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-19.

“A temporada está no fim, e nada melhor que acabar com resultados positivos. Nossa equipe Sub-15 foi campeã Regional após uma temporada de superação, onde teve que ser bastante resiliente para conquistar o título. Recentemente, na Arena Praia Clube, foi o momento de levantar a taça de campeão do Campeonato Regional nas categorias Sub-19 e Sub-21. Nossa equipe Sub-19 venceu na final a equipe da Academia do Vôlei por 3 sets a 1, e na sequência a nossa equipe Sub-21 venceu a equipe de Campo Florido por 3 sets a 0, confirmando que o trabalho está no caminho certo”, fala o treinador. 

Fernando Alves relaciona a campanha de cada equipe e se diz satisfeito, entendendo que o desempenho foi positivo ao longo do ano que se encerra. Confere a campanha dos times nas categorias: Categoria Sub-15: 5 equipes participantes, 5 circuitos classificatórios e 1 circuito final; 14 jogos no total, com 11 vitórias e 3 derrotas na fase classificatória; 25 sets ganhos e apenas 7 sets perdidos em toda a competição. Categoria Sub-19: 6 equipes participantes, 5 circuitos classificatórios e 1 circuito final; 12 jogos no total, com 11 vitórias e apenas 1 derrota na fase classificatória; 25 sets ganhos e apenas 3 sets perdidos em toda a competição. Categoria Sub-21: 4 equipes participantes, 4 circuitos classificatórios e 1 circuito final; 14 jogos no total e 14 vitórias; 30 sets ganhos e nenhum set perdido em toda a competição.

O certo é que a temporada 2023 está encerrada e foi fechada com o maior número de vitórias e conquistas do projeto Uberlândia Vôlei/Praia Clube. Foram ao todo 6 competições Regionais, 4 Estaduais e 7 competições Nacionais. Na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba as equipes dominaram o Campeonato Regional com 4 ouros e 1 prata. Foi campeão Regional Sub-15, vice-campeão Regional Sub-16, campeão Regional Sub-17, campeão Regional Sub-19, e campeão Regional Sub-21. No Estado de Minas, o Uberlândia Vôlei também foi destaque, chegando às finais contra o Minas Tênis, sendo vice-campeão no Estadual sub-17 e sub-19, inclusive superando o Sada/Cruzeiro. Já no cenário Nacional o UV/Praia fez história, história ao conquistar o título inédito da maior competição da América Latina de categorias de base, sendo campeão da Taça Paraná no sub-21. 

Além disso fecha a temporada entre as melhores equipes do Brasil no Campeonato Brasileiro Interclubes, com o 3º lugar na fase classificatória (sub-19) e 6º lugar na fase final no sub-19 e sub-21. O Uberlândia Vôlei/Praia Clube participou também de torneios adultos e universitários tanto estadual como nacional, sendo vice no Campeonato Mineiro adulto série prata na fase regional com o sub-21, 5º no Mineiro adulto prata sub-19, foi campeão com sub-21 nos Jogos Universitários de Minas, e participação positiva nos Jogos Universitários Brasileiros. 

“Considero mais um ano vitorioso e sempre desenvolvendo o projeto dentro dos planos traçados, visando  o crescimento das categorias de base do Uberlândia Vôlei/Praia Clube. Parabéns a todos os atletas e comissão técnica, e obrigado a todos os patrocinadores, parceiros e apoiadores por permitiram a continuidade desse trabalho de excelência”, finalizou. 

FUTSAL MOSTROU 
FINAL HISTÓRICA 


O Atlântico (RS) é o novo campeão da Liga Nacional de Futsal. Em jogo histórico, o time de Erechim conquistou o título inédito contra o Joinville (SC), em jogo único em quadra neutra, na cidade de Toledo, no Paraná. Até os 30 segundos finais o título estava nas mãos do JEC que vencia por 1 a 0, mas o Galo fez história e virou faltando 9 segundos. Os gols de Willian Bolt e Neguinho consagraram a vitória da equipe gaúcha. Faltando 2 minutos para o fim da partida, o técnico Paulinho Sananduva apostou em goleiro linha com Willian Bolt e foi faltando 30 segundos para o fim, que o Atlântico mais uma vez fez história, Bolt chutou no canto e não deu para o goleiro Willian, empatando a partida em 1 a 1. Os nervos já estavam à flor da pele e faltando apenas 9 segundos para o término do jogo, Neguinho com passe de Rick, fez explodir o ginásio com o segundo gol do Atlântico e consagrando a vitória inédita do Galo de Erechim por 2 a 1.

FUTVÔLEI DEFINE OS 
CAMPEÕES NO PRAIA 


O futevôlei é um esporte que demanda domínio espacial e preparo físico. O jogo pode ser realizado com dois, três ou quatro jogadores de cada lado da quadra. Nos jogos oficiais, são sempre dois em cada lado. Não existem registros oficiais de quem teria sido a pessoa que criou o futevôlei. O que se sabe é que o esporte nasceu nas praias de Copacabana na década de 1960. Em Uberlândia, a modalidade ganhou também seu espaço por toda a cidade. O Praia Clube fechou semana passada o seu campeonato interno, realizado nas quadras de areia com participação de 20 duplas masculinas. Ao final, os primeiros colocados foram as duplas Josiesley Ferreira e Mateus Petrik campeã, João Luis Scalia e Adélio Gomes vice-campeão, e ainda Hugo Herrara e João Paulo 3º lugar. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90