Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/12/2023 às 08h00min - Atualizada em 05/12/2023 às 08h00min

Baluarte é "tri" na Copa da Futel

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
O Baluarte Vidros (foto) conquistou, na tarde de sábado (2), o título de campeão da 19ª edição da Copa Futel de Futebol de Campo Adulto Masculina, competição promovida pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel).

No jogo decisivo, realizado no Estádio Parque do Sabiá, diante de um bom público, a equipe venceu o Canaã Esporte Clube nos pênaltis por 3 a 2, após o empate por 0 a 0 no tempo normal.

O artilheiro foi Fernando Gonçalves Barbosa, do Canaã, com 12 gols, e a equipe do Baluarte teve a defesa menos vazada, com 3 gols sofridos. 

“Foi um campeonato de bom nível e muito difícil, afinal de contas teve 64 equipes participando. A Prefeitura de Uberlândia e a Futel estão de parabéns pela organização de mais este campeonato. Estamos felizes porque conquistamos o título pela terceira vez. Jogar no 9º maior estádio do Brasil, onde o Flamengo jogou na semana passada, foi de grande motivação para todos os jogadores”, disse Zilmar dos Reis Carreiro, representante da equipe do Baluarte Vidros.

A 19ª Copa Futel de Futebol de Campo Adulto começou em setembro, com a participação de 64 equipes divididas em 16 chaves (com quatro equipes cada) e é voltada a atletas do sexo masculino, com idade mínima de 18 anos e que não participaram de competições federadas em 2022 e 2023.

A Copa Futel foi criada em 2003, quando realizou duas edições. Conheça todos os campeões: 2003 – Cascalheira Uberabinha; 2003 – Lagoano; 2004 – Lagoano; 2005 – Cascalheira Uberabinha; 2006 – Independente; 2007 – Fortaleza; 2008 – Cia do Filme; 2009 – Cia do Filme; 2010 – Shopping Park; 2011 – Grupo Gold; 2012 – Beija Flor; 2013 – Asbrat/Neosign; 2014 – Shopping Park; 2015 – Baluarte Vidros; 2016 – Baluarte Vidros; 2017 – não teve; 2018 – Borússia Dortmund; 2019 – Só Canelas; 2020 e 2021 – não teve devido a pandemia; 2022 – Borússia/Santa Fé; 2023 – Baluarte Vidros. 

BRASILEIRO MÁSTER 
NATAÇÃO NO PRAIA 


Foi realizado nos dias 22 a 26 de novembro de 2023, na cidade de Uberlândia, no Praia Clube, o 70º Campeonato Brasileiro Másters de Natação. Participaram deste evento 58 equipes que foram divididas em Equipes Grandes, Médias e Pequenas, conforme o número de inscritos. A equipe praiana, a anfitriã do evento, participou com 55 atletas inscritos, nas equipes Grandes. 

O Praia Clube conquistou 31 medalhas de ouro, 44 medalhas de prata, 60 medalhas de bronze e 167 medalhas de 4º a 8º lugar, em um total de 302 medalhas, sagrando-se campeão brasileiro. No Troféu de Eficiência, por equipe, o Praia ficou com a 5ª colocação.

“O nosso agradecimento à diretoria e gerência do Praia Clube que nos deu a oportunidade de mostrar o potencial da nossa equipe raiz que não precisou se juntar a outras equipes para ganhar este campeonato muito importante pra nós”, disse a técnica da equipe máster do Praia, Luzimar de Souza Andrade. A diretoria da ABMN homenageou o Praia Clube pela bela estrutura montada e a organização do evento.  

Os participantes e a colocação de cada clube, pela ordem, foi  esta: Uberlândia Tênis Clube, Estrela do Oeste Clube, Bahia Máster, Lira Tênis Clube, Praia Clube Uberlândia, Victor Spiritus, Bardi & Okuda, Super Power Team, Academia D'Stak, Clube Paineiras do Morumby, Esporte Clube Pinheiros, Potiguar/Máster/Felipe Maia, Prefeitura de Ilhabela, Escola de Esportes Sel, Minas Tênis Clube, Tym, Tijuca Tênis Clube, Jurassic Swimming, Coach Rodrigo e Clube de Regatas Flamengo.  

PARADESPORTO FOI 
DESTAQUE NO CHILE 


Paratletas das equipes da Prefeitura de Uberlândia – formadas por meio da parceria entre Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) e Praia Clube – encerraram sua participação nos Jogos Parapan-Americanos do Chile com 8 medalhas (3 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze). 

O paratleta Mateus Carvalho, da Futel/CDDU/Praia Clube, foi bronze na bocha em pares (categoria BC3), ao lado de Evelyn de Oliveira. Anteriormente, o paratleta já havia garantido a medalha de ouro na bocha individual. As outras 6 medalhas foram conquistadas por Rodrigo Parreira, da Futel/Aparu/Praia Clube (prata no salto em distância na classe T36) e pelos halterofilistas da Futel/CDDU/Praia Clube, Lara Lima (ouro na categoria “Feminino – Até 41 kg”), Tayana Medeiros (ouro na categoria “Unificado Feminino – Até 86 kg e Acima de 86 kg”), Mateus Assis (prata na categoria “Unificado masculino – Até 107 kg e Acima de 107 kg”), Caroline Fernandes (prata na categoria “Feminino – Até 79 kg”) e Edilândia Araújo (bronze na categoria “Unificado feminino – Até 86 kg e Acima de 86 kg”). Também estiveram no Parapan, Rafaela Divina, da Futel/Aparu/Praia Clube, que ficou com o quarto lugar no lançamento de disco e Ângela Teixeira, quinta colocada na categoria “Unificado feminino – 73 kg e 79 kg”.

“Graças ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia e associações parceiras, hoje o Município está na elite do paradesporto mundial e fez bonito ao representar a Seleção Brasileira no Parapan. Parabenizo a todos os paratletas pelos resultados alcançados e aos profissionais de educação física da Futel, Weverton Santos (halterofilismo) e Glênio Fernandes (bocha), que integraram as comissões técnicas do Brasil na competição”, disse o diretor geral da Futel, Edson Cezar Zanatta.  

A delegação brasileira alcançou o melhor resultado da história no Parapan, com 343 medalhas conquistadas, sendo 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes. Com o resultado, o País ficou no primeiro lugar da competição, seguido por Estados Unidos (55 ouros, 58 pratas e 53 bronzes) e Colômbia (50 ouros, 58 pratas e 53 bronzes).  


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90