Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/11/2023 às 08h00min - Atualizada em 07/11/2023 às 08h00min

Vôlei começa as Superligas

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Após realização dos campeonatos estaduais e das supercopas, o vôlei do Brasil começa nesta semana as Superligas (masculina e feminina) com 12 clubes em cada competição e no mesmo sistema uma da outra até se conhecer o campeão. O Praia Clube foi campeão no Estadual e perdeu a Supercopa, ambos contra o Minas Tênis, e estreia hoje na Superliga, em casa, contra o São Caetano (SP). 

MINEIRO FEMININO 

O Campeonato Mineiro de Vôlei 2023 (feminino adulto) foi realizado com participação de três equipes do Estado e o Brasília Vôlei, convidado para promover o quadrangular. O campeonato levou o nome da ex-atleta Waleska Oliveira, 43 anos, que encerrou sua carreira no Praia Clube e faleceu pouco tempo depois da aposentadoria. Vencendo todos os concorrentes, o Praia Clube chegou ao 9º título de campeão do Estadual na categoria, fazendo 3 a 0 no Brasília, 3 a 0 no Mackenzie e 3 a 0 no arquirrival Minas Tênis. 

MINEIRO MASCULINO 

Já o Campeonato Mineiro de Vôlei 2023 (masculino adulto) teve participação de seis clubes: Sada/Cruzeiro, Itambé/Minas Tênis, Montes Claros/América Vôlei, Araguari Vôlei e Monte Carmelo Vôlei/Azulim/Gabarito, integrantes da Superliga, e o JF-Juiz de Fora Vôlei, que retorna ao vôlei profissional em Minas Gerais, e que vai disputar a Superliga C. As seis equipes se enfrentaram em turno e returno, no sistema de pontos corridos, com um total de 10 rodadas. Na primeira fase, as sedes do torneio foram em Araguari, Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Monte Carmelo e Montes Claros. Os quatro primeiros colocados avançaram para as semifinais. Como era esperado, para a final sobraram Cruzeiro e Minas. Absoluto no Estadual, o Cruzeiro derrotou o Minas por 3 a 2 e conquistou o seu 14º título consecutivo da competição. Com vitória de 3 a 0 sobre o JF-Juiz de Fora Vôlei, o Araguari Vôlei ficou com o 3º lugar no Estadual. Com a conquista, o Sada/Cruzeiro chegou ao seu 50º título, entre nacionais e internacionais, desde 2010. O Minas é campeão mineiro com 30 títulos. 

SUPERCOPA FEMININA 

Sem tempo para descanso, as equipes do Campeonato Mineiro (masculino e feminino) partiram para a disputa da Supercopa de Vôlei, promovida pela Confederação Brasileira, marcada para a Arena Hall, em Belo Horizonte. A Arena Hall é um espaço que tem capacidade para receber mais de 5 mil pessoas, com 2500 m² de dimensão, 52 metros de vão livre e palco com 187 m². No feminino, Praia Clube e Minas Tênis foram novamente os confrontantes, campeões da Superliga e da Copa Brasil da última temporada. A partida foi disputada na sexta-feira, e o Minas deu o troco, derrotando o time de Uberlândia por 3 a 2, conquistando o título da Supercopa, pela primeira vez. 

SUPERCOPA MASCULINA 

Por outro lado, a decisão da Supercopa no masculino será no próximo dia 9, no mesmo local, entre Sada/Cruzeiro e São José dos Campos (SP), também vencedores da Superliga Masculina e da Copa Brasil, na temporada passada. No masculino, o Cruzeiro tem sido o grande vencedor em Minas e até nas competições nacionais, com uma equipe realmente vencedora. 

SUPERLIGA FEMININA 

A Confederação Brasileira de Vôlei divulgou o calendário da Superliga Feminina 2023/2024. O torneio começa hoje, dia 7 de novembro, com a partida entre o Praia Clube e o São Caetano (SP), na Arena Praia, em Uberlândia. O sistema de disputa segue o mesmo da última temporada. Serão doze equipes participantes que jogarão turno e returno na primeira fase. As oito melhores disputam a quartas de final, e na sequência a semifinal e a final. As duas piores serão rebaixadas para a Superliga B. Estão na disputa deste ano: Praia, Minas, Osasco, Sesc-Flamengo, Fluminense, Sesi-Bauru, Pinheiros, Barueri, Brasília, Maringá, São Cristóvão e Blumenau.  

SUPERLIGA MASCULINA 

Já a Superliga Masculina de Vôlei 2023/24 também tem data para começar. Os melhores times de vôlei do país estarão em quadra a partir do dia 11 de novembro, quando o Suzano recebe o Vedacit Vôlei Guarulhos pela abertura da competição. Na fase inicial da Superliga, as 12 equipes se enfrentarão em sistema de turno e returno. Em seguida, apenas as oito melhores equipes avançam para a fase seguinte, com as quartas de final começando a partir de 3 de abril, e as semifinais a partir de 19 de abril. As etapas das quartas de final e semifinais serão decididas em uma série melhor de três partidas, enquanto a final será um confronto único. A grande final da Superliga Masculina de Vôlei está agendada para o dia 5 de maio de 2024. Os participantes desta temporada são: Sada/Cruzeiro (MG), Itambé/Minas (MG), Farma/Conde/São José dos Campos (SP), Suzano (SP), Vedacit/Vôlei Guarulhos (SP), Vôlei Renata/Campinas (SP), Joinville (SC), Sesi (SP), Apan Roll-On/Blumenau (SC), Azulim/Gabarito de Monte Carmelo (MG), Montes Claros/América (MG) e Araguari Vôlei (MG). 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90