Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/10/2023 às 08h00min - Atualizada em 24/10/2023 às 08h00min

Uberlândia domina títulos do interior

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Dos 10 campeonatos nas categorias de base do Interior (masculino) que a Federação Mineira de Futsal realiza este ano, 9 já têm seus campeões, faltando apenas o sub-12 que tem a fase final marcada para os primeiros dias de novembro, em Uberlândia, tendo o Pró Humanos/Uberlândia Academy como sediante. Na disputa pelo título, além do anfitrião Pró Humanos, tem ainda a Futel, a Associação Montealegrense de Futsal e o Athletic Club de São João del Rei. Apenas as categorias sub-20 e sub-18 não tiveram equipes de Uberlândia. Nas demais, só deu Uberlândia na conquista dos títulos, faltando apenas o sub-12, que tem Pró Humanos e Futel também na briga pelo título com Monte Alegre e Athletic Club. 

O Programa de Humanização e Assistência Social – Pró Humanos/Uberlândia Academy (foto do sub-13) foi o grande destaque, sendo campeão em três categorias, com chances de chegar à quarta conquista, caso vença também o sub-12 no início de novembro. Foi campeão no sub-17, sub-13 e sub-11. O Centro de Treinamento Base Sporting Club, que também é de Uberlândia, foi campeão no sub-9 e no sub-10, enquanto o Praia Clube ganhou o sub-15, e a Futel – Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer foi campeão no sub-14, e que também vai lutar pelo título do sub-12. Nas duas categorias que não tiveram clubes uberlandenses, o Sociedade Esportiva Amigos de Teófilo Otoni foi campeão nas duas – sub-18 e sub-20. 

OS CAMPEONATOS DA 
LIGA UBERLANDENSE 


Foi disputada no sábado a primeira rodada da segunda fase (quartas de final) do Campeonato de Veterano/Máster da Liga Uberlandense de Futebol, envolvendo os 8 melhores colocados da primeira fase, em jogos de ida e volta. O Voluntários derrotou o Atlético Industrial por 4 a 3, o Roda Viva goleou o Vitória por 5 a 0, enquanto o Pinheiro empatou em 1 a 1 com o São Jorge, e o Pioneiros empatou em 2 a 2 com o Tibery. No próximo sábado acontecem os jogos da volta, quando ficarão definidos os semifinalistas. 

No Campeonato de Juniores foi realizada também a primeira rodada da segunda fase (quartas de final) no sistema mata-mata. O Uberlândia Esporte ganhou do Dinamarca por 2 a 1, o XV Uber goleou o Nova Aliança por 4 a 0, o Flamengo perdeu de 4 a 3 para o Guará, e o Santa Mônica também foi vencido pelo Luizote por 2 a 0. No domingo acontecerão os jogos da volta, definindo os semifinalistas. 

Já o Campeonato Juvenil encerrou a sua primeira fase com a sétima rodada, mostrando Essube – Esporte Social Uberlândia 3 a 2 Voluntários, Unisport 3 a 2 Granada e XV Uber 5 a 0 Nova Aliança. O jogo atrasado entre XV Uber e Essube ficou no 1 a 1 na semana passada. A classificação da fase ficou assim: Voluntários com 15 pontos, Essube com 14, XV Uber com 11 e Nova Aliança com 8 (classificados), Unisport e Flamengo com 5, e o Granada não pontuou. A fase semifinal será disputada em jogos mata-mata, com Voluntários x Nova Aliança e Essube x XV Uber, já no próximo domingo os jogos de ida. 

PRAIA ESTÁ FORA 
DA LIGA NACIONAL 


Um empate em casa após estar vencendo por 2 a 0, e uma derrota na casa do adversário por 4 a 2 no jogo da volta tirou a equipe do Praia Clube na segunda fase (oitavas de final) da Liga Nacional de Futsal, principal competição nacional da modalidade. Os confrontos foram contra o ACBF – Associação Carlos Barbosa de Futsal, do Rio Grande do Sul. Como aconteceu em Uberlândia, o time da casa abriu a vantagem de 2 a 0, só que o adversário empatou. Na Arena Praia, o time uberlandense não conseguiu superar o empate e ficou nisso. No jogo da volta, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa (RS), o time da casa abriu 2 a 0 e tomou o empate. Mas com grande atuação do goleiro Ryan e letal nos ataques na segunda etapa, os gaúchos venceram por 4 a 2 e se garantiram nas quartas de final. Bruno Iacovino e Fernando fizeram 2 a 0 para o time da casa. O Praia Clube foi atrás e empatou com gols de Vini Scola e Barbosinha, que fez o 22º gols dele na LNF. Não teve nem tempo para comemorar: Dill fez o terceiro e Tiago fechou o placar para o Carlos Barbosa, que na próxima fase, enfrenta o Joinville que despachou o Foz Cataratas. O Praia agora vai disputar o Campeonato Mineiros, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, em Uberlândia, contra o Minas Tênis, América e Paraúna. 

DESTAQUE PARA A 
NATAÇÃO DA FUTEL 


A equipe de competição da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) disputou na cidade de Patrocínio a quinta fase da Copa Minas de Natação – Regional Triângulo, conquistando nada menos do que 52 medalhas (16 de ouro, 18 de prata e 18 de bronze) nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Petiz a Júnior. A Futel foi representada por 26 atletas, além do coordenador de natação Gino Zardo Degane e dos treinadores Higgor Domingues e Verônica Ribeiro. “Mais uma vez, a equipe ficou entre os destaques de uma competição regional e alcançou índices que podem levar nossos atletas a desafios em nível nacional. Esses resultados evidenciam a importância e a qualidade do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, na modalidade”, disse Gino Degane. Ao longo de 2023, a equipe de competição da Futel conquistou importantes resultados, como 35 medalhas (15 de ouro, 14 de prata e 6 de bronze) na quarta fase da competição; 45 medalhas (18 de ouro, 16 de prata e 11 de bronze) na terceira fase; 55 medalhas (20 de ouro, 21 de prata e 14 de bronze) na segunda fase; e 27 medalhas (10 de ouro, 6 de prata e 11 de bronze) na primeira fase. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90