Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/10/2023 às 08h00min - Atualizada em 10/10/2023 às 08h00min

Uberlândia Vôlei na final do CBI

ALBERTO GOMIDE
Foto: Reprodução/Internet
A equipe sub-19 do Uberlândia Vôlei (foto) disputou na última semana em Porto Alegre, a fase classificatória do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI), que teve participação de 12 clubes, classificando apenas três para a fase final, que acontecerá no período de 12 a 17 de dezembro, em Saquarema (RJ), no Centro de Desenvolvimento de Atletas, onde as equipes da Seleção Brasileira treinam. Na fase classificatória foram duas vitórias sem perder nenhum set sobre as equipes Vitaliza de Pernambuco, Shiro Saigo (RN) e uma derrota para a equipe que foi campeã da competição Sada Cruzeiro, que contava com quatro atletas da Seleção Brasileira de base. Nas quartas de final o Uberlândia Vôlei venceu os donos da casa Grêmio Náutico União que também contava com atletas que defenderam a Seleção Brasileira este ano e foram campeões Sul-Americanos. Na semifinal pelo cruzamento jogamos novamente com a excelente equipe do Sada Cruzeiro o Uberlândia Vôlei foi novamente derrotado. Na disputa do terceiro lugar, que valia a última vaga para a fase final da competição em Saquarema, a equipe uberlandense venceu a tradicional equipe do Sesi São Paulo por 3 sets a 0, após um jogo muito acirrado e com vários rallys.

Segundo o treinador da equipe, Fernando Alves, a equipe conseguiu o principal objetivo da competição: “Fomos para a competição com o objetivo de nos classificar para a fase final em Saquarema, e saímos de Porto Alegre com a sensação de dever cumprido. Sabíamos do altíssimo nível da competição e que jogaríamos contra atletas da Seleção Brasileira de base; mas acreditamos no nosso trabalho e na nossa preparação diária e juntos conseguimos excelente resultado. Quero enaltecer o comprometimento de nossos atletas que compraram a idéia de jogar um ponto de cada vez e sempre com obediência tática e a todos os profissionais que trabalharam sem cessar durante todos os dias da competição, analisando os adversários. Com certeza esses foram os principais motivos pelo qual conseguimos o resultado almejado. Agora é curtir um pouco a conquista, voltar para casa e já começar a nos preparar para a próxima fase da competição que será em dezembro em Saquarema, e que contará com as melhores equipes do Brasil”, disse Fernando Alves. 

PROMOCAR E FIDELIZA 
DECIDEM NO PRAIA 


Será disputada nesta terça-feira, dia 10/10, às 19h10,  a partida que vai decidir o título do campeonato de futebol de campo adulto masculino do Praia Clube. A final será entre Promocar e Fideliza Saúde Seguros, as duas melhores equipes ao longo do campeonato. Nas semifinais, o Promocar eliminou o UFU/Praia Clube, na quarta-feira, na cobrança de penalidades por 4 a 2, após empate em 1 a 1 no tempo normal, enquanto na outra série o Fideliza Saúde derrotou o Som Muleke por 7 a 2, na noite de sexta-feira. Em caso de empate o campeão será conhecido na cobrança de penalidades. Com participação de 12 equipes, envolvendo em torno de 320 atletas e dirigentes, já foram disputadas 24 partidas. Os principais artilheiros antes da decisão são Otávio de Souza Marques (Promocar) com 8 gols, seguido por Matheus Henrique Alves Moreira e Lucas Ricardo de Carvalho Araújo (Fideliza Saúde) com 5 gols cada, enquanto a defesa menos vazada é a do UFU/Praia Clube, com 2 gols sofridos em 5 partidas, média de 0,4 gols por jogo. Ao longo das etapas anteriores, o Fideliza obteve 4 vitórias e um empate, o mesmo acontecendo com o Promocar, em 5 partidas; o Fideliza marcou 23 gols e sofreu 6, saldo de 17; o Promocar marcou 22 e sofreu 8, saldo de 8 gols. Só aí dá se analisar o tamanho da disputa pelo titulo hoje no Praia. 

LNF COMEÇA 
OS PLAYOFFS


A Liga Nacional de Futsal começa na próxima sexta-feira, dia 13, a segunda fase do campeonato com os jogos de ida das oitavas de final. As 16 equipes melhores colocadas fazem os confrontos mata-mata e vão até a final da competição. O Praia Clube Uberlândia terá como adversário nesta fase o ACBF – Associação Carlos Barbosa de Futsal, a quem vencer na fase preliminar. Os playoffs serão disputados nos dias 13, 14, 15 e 16, com duas partidas em cada data. Confira os confrontos: 

13/10 – Corinthians (SP) x Minas Tênis (MG) e Foz Cataratas (PR) x Joinville (SC); 
14/10 – Praia Clube (MG) x ACBF – Carlos Barbosa (RS) e Assoeva (RS) x Jaraguá do Sul (SC); 
15/10 – Umuarama (PR) x Atlântico Erechim (RS) e Pato Branco (PR) x Cascavel (PR); 
16/10 – Joaçaba (SC) x Magnus/Sorocaba (SP) e Santo André/Intelli (SP) x Tubarão (SC).  

VETERANO DECIDIU 
A PRIMEIRA FASE 


O Campeonato de Futebol Veterano/Máster promovido pela LUF encerrou no sábado a primeira fase, que teve 12 clubes em dois grupos, jogando uma chave contra a outra, para fazer uma classificação geral, independente de grupo, para classificar 8 para a etapa seguinte, quartas de final, em dois jogos sistema mata-mata (ida e volta). A rodada que fechou a fase ficou assim: Vitória 1x0 Unisport, São Jorge 1x0 Roda Viva, Atlético Industrial 2x1 Cruz Azul, Pinheiro 4x3 Tubalina, Voluntários 3x0 Sport Club Martins e Tibery 3x2 Pioneiros. A classificação final ficou assim: Voluntários com 16 pontos, Pinheiro 15, Roda Viva 13, Pioneiros, Tibery e Vitória com 10, São Jorge e Atlético Industrial com 8 (classificados), Unisport 7, Martins 5, Tubalina e Cruz Azul não pontuaram (eliminados). A segunda fase – quartas de final – será disputada nos dias 21 e 28, com estes confrontos: Voluntários x Atlético Industrial, Pinheiro x São Jorge, Roda Viva x Vitória e Pioneiros x Tibery. Após os dois jogos, o saldo de gols define a vaga e se permanecer a igualdade, serão cobradas penalidades até se conhecer um vencedor. 

Ainda na LUF, os Campeonatos Júnior e Juvenil não tiveram rodadas, só retornando com as disputas dos campeonatos no dia 22. O Juvenil fechando a primeira fase, e o Júnior fazendo a primeira rodada da segunda fase – quartas de final – jogos de ida e volta. 

Por outro lado, o Campeonato Amador da Divisão Especial da LUF continua parado, aguardando decisão da justiça desportiva. Faltam as fases semifinal e final, mas o impasse continua e o desgaste com a situação prejudica sensivelmente um dos melhores campeonatos do futebol amador de Minas e até do Brasil. Lamentavelmente.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90