Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/08/2023 às 08h00min - Atualizada em 25/08/2023 às 08h00min

Uberlandense apitou na China

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A professora Maria Cláudia Comodaro Moraes (foto) é natural de Franca (SP) e veio para Uberlândia em 2002. Apaixonada pelo esporte, mais especificamente pelo basquete, formou-se em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia UFU). Este ano, Maria Cláudia se revelou ainda mais no esporte, sendo convocada pela Federação Internacional de Basquete (Fiba) para apitar nas Olimpíadas Universitárias na China. Foi inclusive escalada para apitar a final entre China e Japão. Claudinha, como é também carinhosamente chamada, fala à coluna sobre sua já vitoriosa carreira. 

“Comecei no basquete desde criança nas escolinhas da modalidade. Cheguei a jogar nas equipes de competição da cidade e aos 17 anos fui convidada para jogar profissionalmente na equipe de Campos dos Goytacazes no Rio de Janeiro. Porém, como a vida de atleta profissional, ainda mais no feminino no Brasil é pouco valorizada, decidi investir na educação e foi quando prestei vestibular e passei na UFU para fazer Educação Física em 2002”. 

Mas a paixão pelo basquete não acabou ali. “Cheguei a jogar pelas equipes da UFU e até da cidade de Uberlândia, mas dessa vez mais por hobby. Ao formar em 2006, queria trabalhar na modalidade e cheguei a atuar como professora em algumas escolinhas, mas me encontrei mesmo quando decidi fazer o curso de arbitragem da Federação Mineira de Basketball. Ali percebi que eu tinha achado o que realmente eu queria... estar dentro de quadra! Mas dessa vez não como jogadora”, comenta. 

E prossegue: “Assim que fiz o curso em 2009, comecei a investir na carreira e estudar muito. Aproveitei as oportunidades que surgiram e as portas foram se abrindo cada vez mais. Em 2010 me tornei Árbitra Nacional, em 2011 entrei para o quadro de arbitragem do NBB e em 2012 me tornei Árbitra Internacional e desde lá, venho trabalhando em várias competições importantes, como Liga Sulamericama, Copa América, Finais do NBB, LBF e Campeonatos Brasileiros”, afirma. 

– Esse ano de 2023 está sendo bem marcante, após apitar a final do NBB pela terceira vez e as finais do Campeonato Brasileiro da CBB masculino e feminino, fui convocada pela FIBA para estar na Universíade na China, agora em julho/agosto, nas Olimpíadas Universitárias e pra minha felicidade fui escalada para apitar a final entre China e Japão. Foi uma experiência incrível, o ginásio de última geração estava lotado com mais 15 mil pessoas e o jogo foi bem acirrado do começo ao fim, terminando com a vitória do time da casa, a China, se consagrando campeã”, diz Maria Cláudia. 

Além de árbitra, Claudinha é também servidora efetiva da Prefeitura de Uberlândia e atualmente está na FUTEL no Departamento de Esportes, trabalhando com projetos esportivos, organização de eventos e campeonatos, principalmente na área do basquete. 

Para Maria Cláudia, o objetivo agora é continuar trabalhando na arbitragem e fomentando cada vez mais o Basquete na cidade de Uberlândia”, diz Claudinha, salientando que “Teremos agora o 5º Torneio FUTEL – Festival de Basquete que vai ser realizado no dia 26 de agosto na Arena Sabiazinho, com crianças até 13 anos, proporcionando à garotada a experiência de um torneio com organização e arbitragem iguais a jogos oficiais. 

“Olhar pra cima e cabeça erguida de muito orgulho e gratidão em poder representar o Brasil em uma final. Obrigada a Deus, a minha família que me dá todo suporte pra estar fazendo o meu melhor e a todos que passaram em meu caminho e fizeram parte dessa trajetória”, finaliza. 

PRAIA DISPUTA A 
SEMIFINAL HOJE 


A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) está realizando a 50ª edição da Taça Brasil de Futsal (adulto masculino). A competição acontece no período de 20 e 26 de agosto, em Pato Branco, no Paraná. 

Dez equipes disputam a competição e o campeão tem vaga garantida na Supercopa de Futsal. Confere os participantes e os grupos. 

Grupo A: Jaraguá do Sul (SC), Chopinzinho (PR), Esmac/Ananindeua (PA), Tamandaré (PE), House Via Motos (MT). 
Grupo B: Pato Branco (PR), Jijoca de Jericoacoara (CE), Praia Clube Uberlândia (MG), Esporte Clube Corrêas (RJ) e AABB São Paulo (SP). 

Na primeira fase, que terminou ontem, os times jogaram entre si nos grupos, saindo dois de cada para a fase semifinal, que será realizada nesta sexta-feira (25). 

A cidade de Uberlândia está na competição com a equipe do Praia Clube que garantiu vaga nas semifinais, após vitórias por 9x0 sobre o Jijoca, 6x2 na AABB/SP, 2x1 no Pato Branco e 3x1 no Corrêas. Praia e Pato ficaram com as vagas na Chave B, e Jaraguá e Chopinzinho pela Chave A. As semifinais acontecem hoje e a decisão será no sábado (26). 

O atual campeão da Taça Brasil de Futsal é o Joinville, que não se classificou para esta edição porque não foi o campeão catarinense. O Jaraguá do Sul é o maior campeão do torneio, com sete títulos.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90