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20/04/2023 às 08h00min - Atualizada em 20/04/2023 às 08h00min

Rotinas importantes para seu sistema operacional

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

UNIVERSOTEC, por Mário Peixoto

Tudo sobre o universo tecnológico sob a ótica do mestre em TIC e especialista em segurança da informação, Mário Peixoto

MÁRIO PEIXOTO

Não é uma questão de “modinha”. Pensar e fazer acontecer um regime ou uma reeducação alimentar é algo tão lógico de ser importante que às vezes deixamos de questionar porque acostumamos acumular tanta porcaria dentro de nós? E o pior: continuamos com a mesma nociva rotina. Será talvez que a “desculpa” é falta de tempo? Disciplina? Mudança de hábito/rotina/mindset?

Parece ser costume quase que unanime fazer o mesmo que fazemos com nossos equipamentos tecnológicos de uso mais habitual que são o celular e o notebook/desktop.  Ou seja, trabalhar incessantemente, utilizando ao máximo seus recursos, explorando todos os dias seu potencial, porém deixando de fazer pelo menos o básico para com ele: checagens de rotina, manutenções preventivas, enfim, ações saudáveis de forma lógica para sua melhor operacionalidade. 

Neste contexto, o que geralmente fazemos em nossas vidas (ou até deveríamos), era manter regularmente rotinas pré-programadas / agendadas fixamente para realização-execução de atividades que gerem benefícios para a saúde. Assim, também existe para o contexto da saúde de nossos sistemas operacionais. No caso do Windows por exemplo, existe o recurso (que já não é novidade, mas muita gente ainda não explora) chamado “Agendador de Tarefas”.

Com ele é possível automatizar diversos tipos de tarefas, podendo usar para executar programas automaticamente em horários específicos, na inicialização do sistema ou até quando o computador está ocioso. É possível este Agendador de Tarefas de forma mais avançada. No entanto, vamos passar aqui o modo básico, depois você pode explorar criando suas rotinas mais avançadas. Vamos lá:

  1. Pressione “Win+R” para abrir o Executar, digite taskschd.msc e clique em “OK” para abrir o Agendador de Tarefas. Outra opção é procurar por “Agendador de Tarefas” na pesquisa ou no menu Iniciar do Windows.

  2. Uma vez aberto o Agendador de Tarefas, clique no menu “Ação > Criar Tarefa Básica“.

  3. Digite um nome e uma descrição para a tarefa que você está criando.

  4. Selecione quando ela será executada. Você pode executá-la diariamente, semanalmente, mensalmente, uma única vez, ao inicializar o computador, ao fazer o logon ou quando um evento específico for registrado.

  5. Dependendo da opção escolhida, ele irá solicitar que você defina um horário e a taxa de repetição.

  6. Na tela seguinte, escolha a opção “Iniciar um programa“.

  7. Em seguida, clique em “Procurar…” e selecione o arquivo executável (EXE) do programa. Você também pode adicionar argumentos (parâmetros), o que é útil para executar programas com parâmetros adicionais.

  8. Por último, clique em “Concluir“. Se quiser testar a tarefa criada, clique em “Biblioteca do Agendador de Tarefas” na janela principal, encontre a tarefa criada, clique com o botão direito nela e selecione “Executar”.

Mas não existiria para Linux? Sim tem também.  Como por exemplo:

  • 0 0 * * 0 /root/backup.sh — faça backup todo domingo à meia-noite;

  • 0 * * * 1 /root/clearcache.sh — limpe o cache de hora em hora às segundas-feiras;

  • 0 6,18 * * * /root/backup.sh — faça backup dos dados duas vezes por dia, às 6h e às 18h;

  • @hourly /scripts/monitor.sh — faça um monitoramento de hora em hora;

  • 0 0 * * * /scripts/monitor.sh — execute um script de monitoramento uma vez por dia, à meia-noite.

Bom, você talvez pergunte: “Mas eu não poderia eu mesmo fazer manualmente aquilo que eu quero de fato fazer? ”. A resposta é sim!  Segue pra você um checklist para Windows que você mesmo pode aplicar periodicamente:

  1. Delete os arquivos temporários: Pressione WINDOWS-R no teclado para abrir a janela Executar. Digite %TMP% e clique em OK. Exclua o conteúdo da pasta que é exibida.

  2. Esvazie sua lixeira.

  3. Execute o scan disk: Digite cmd (ou prompt de comando) na caixa de pesquisa na sua barra de tarefas. Clique com o botão direito no Prompt de comando e depois selecione Executar como administrador. Digite chkdsk e tecle Enter. Esse comando fará o CHKDSK escanear problemas sem fazer alterações.

  4. Esvazie os arquivos acumulados dentro do seu browser: No computador, abra o Chrome. No canto superior direito, clique em Mais. Clique em Mais ferramentas. Limpar dados de navegação. Escolha um intervalo de tempo, como Última hora ou Todo o período. Selecione os tipos de informação que você quer remover. Clique em Limpar dados.

  5. Desfragmente o disco: Clique no menu Iniciar ou no botão Windows. Selecione Painel de Controle e Sistema e Segurança. Em Ferramentas Administrativas, clique em Desfragmentar seu disco rígido. Selecione Analisar disco.

  6. E sobretudo mantenha sempre seu Sistema Operacional atualizado: selecione Verifique se há atualizações para o Windows. Ou selecione o botão Iniciar e vá para o Configurações > Update & Security > Windows Update.

  7. E mantenha seu antivírus também sempre atualizado.

E para celular? Tem algo neste sentido para ajudar a automatizar tarefas? Sim. Seguem 5 boas opções:

  • MacroDroid -  Compatibilidade: Android

  • IFTTT - Compatibilidade: Android, iOS

  • Atalhos - Compatibilidade: iOS

  • Google Assistente: Compatibilidade:  AndroidiOS

  • Bixby Routines: Compatibilidade: Android

 

Analogias à parte, se você é o que você come, pense também naquilo que é acumulado dentro de seu sistema operacional e aos poucos vai prejudicando sua melhor operacionalidade. ;)
 

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
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