Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/03/2023 às 08h00min - Atualizada em 03/03/2023 às 08h00min

Basquete do Praia disputa Brasileiro

ALBERTO GOMIDE
O Campeonato Brasileiro de Basquete (adulto masculino) 2023 terá participação de 10 equipes em dois grupos/conferências e começa neste final de semana, 4 e 5 de março. O torneio de fomento ao alto rendimento contará com Praia Clube-MG, Blumenau-SC, Cruzeiro Basquete-MG, Vitória-BA, Brusque-SC, AZ Araraquara-SP, Basquete Santos/BlueMed/Fupes-SP, Liga Sorocabana-SP, Basket Osasco-SP e Basquete Pinda-SP.

Pelo novo formato de disputa, as equipes jogarão dentro de seus grupos/conferências, em turno e returno, com as quatro primeiras se classificando para o playoff de quartas de final, em melhor de três jogos: 1º x 4º e 2º x 3º. Com os quatro classificados, teremos o quadrangular final, onde todos se enfrentam pelo título, com a sede anfitriã sendo de preferência da equipe de melhor campanha.

Um dos homenageados da CBB no Brasileiro 2023 é Cadum Guimarães, paulista da capital, 63 anos, um dos maiores armadores da história do basquete brasileiro. Na Conferência Cadum estão as equipes do Praia Clube Uberlândia/Gabarito-MG, Cruzeiro Basquete-MG, Liga Sorocabana-SP, Basquete Pinda-SP e Basquete Santos/Bluemed/Fupes-SP, com o primeiro jogo do grupo acontecendo no dia 5 de março, às 11h, entre Praia Clube (foto) e Cruzeiro, um clássico mineiro, no Ginásio G3, na sede do Praia, em Uberlândia.

Na outra Conferência (grupo) o homenageado é Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chuí, paulista de Araçatuba, 59 anos, recordista de jogos e pontos por Franca (15.465 pontos em 1.016 jogos), um dos lendários times do basquete brasileiro. Estão nesta Conferência as equipes do Basket Osasco-SP, AZ Araraquara-SP, Vitória-BA, AD Brusque-SC e Blumenau-SC, com o primeiro jogo do grupo abrindo o Brasileirão neste sábado, 4 de março, às 16h, com a partida entre Basket Osasco e AZ Araraquara, no Ginásio Geodésico, em Osasco. 

Tanto Cadum quanto Chuí têm passagem pelo basquete na cidade de Uberlândia. Cadum começou no Pinheiros, foi para o Monte Líbano em 1978, passando por Flamengo, Sirio Libanês, Palmeiras, Uberlândia, Yara e Hebraica, encerrando a carreira em 2000. Chuí, além de excelente jogador e recordista em pontos, também foi técnico, passando por Rio Claro e Uberlândia, e depois passou a se dedicar à carreira de gestor. 

SEMIFINAIS DA COPA 
BRASIL DE VOLEIBOL
 

A Confederação Brasileira de Vôlei vai realizar nos próximos dias a fase semifinal da Copa Brasil da modalidade tanto no feminino quanto no masculino. O Dentil/Praia Clube Uberlândia está na competição e vai enfrentar o Fluminense na segunda-feira (6). Por coincidência, ficaram para as semifinais dois mineiros contra dois cariocas: Praia Clube x Fluminense e Minas Tenis x Flamengo, em etapa marcada para o dia 6 de março, também em Jaraguá do Sul (SC), onde aconteceu a fase inicial. A fase final será no dia seguinte (7), às 21 horas. Na Superliga Feminina o Dentil/Praia volta a jogar no dia 11, contra o Osasco Vôlei/São Cristóvão Saúde, no interior paulista. 
Já as semifinais, na tabela da Copa Brasil de Vôlei Masculino, estão marcadas para o dia 4 de março, e a final será no dia seguinte, 5 de março. Os confrontos das semifinais marcam Minas Tenis x Farma Conde Vôlei e Sada/Cruzeiro x Suano Vôlei, definindo os dois finalistas. O Uberlândia Vôlei/Praia Clube = Café Vasconcelos/Imepac/Aracoop/Araguari Vôlei disputou a fase inicial mas foi eliminado pelo Sada/Cruzeiro. Na Superliga Masculina o Uberlândia Vôlei/Praia Clube = Café Vasconcelos/Imepac/Aracoop/Araguari Vôlei volta a jogar no dia 12, contra o Brasília Vôlei, em Araguari. 

FUTSAL DO PRAIA 
NAS SEMIFINAIS 


A temporada 2023 do futsal brasileiro foi aberta esta semana com a realização da 2ª edição da Super Copa Gramado de Futsal, realizada como uma pré-temporada para a Liga Nacional. A competição tem participação de 8 equipes, sendo 7 da Liga e a anfitriã Sociedade Esportiva e Recreativa Gramado (fundada em 2021), em dois grupos de quatro, saindo dois de cada para as semifinais. Na Chave A ficaram Magnus/Sorocaba (SP), Atlântico Erechim (RS), Minas Tênis (MG) e Pato Branco (PR), enquanto na Chave B ficaram o SER Gramado (RS), Joinville (SC) e ACBF/Carlos Barbosa (RS) e o Praia Clube de Uberlândia. A primeira fase foi encerrada ontem, e hoje será disputada a fase semifinal envolvendo os dois melhores de cada grupo, com a final marcada para este sábado (4). O Magnus/Sorocaba foi o campeão da primeira edição em 2022. 

Primeira rodada: Praia Clube/Uberlândia 3x0 Joinville, Atlântico Erechim 2x1 Pato Branco, ACBF/Carlos Barbosa 5x0 SER Gramado e Magnus/Sorocaba 6x5 Minas Tenis. Os gols do Praia sobre o Joinville foram de Huguinho, Nenen Ribeiro e Rafa. 

Segunda rodada: Praia Clube 1x0 Carlos Barbosa, Minas Tenis 0x2 Atlântico Erechim, Magnus/Sorocaba 2x0 Pato Branco e Joinville 6x1 SER Gramado. O gol do Praia sobre o Carlos Barbosa foi de Nenen Ribeiro. 

Terceira rodada: Minas Tenis 3x3 Pato Branco, Praia Clube 5x1 SER Gramado, Magnus/Sorocaba 4x1 Atlântico Erechim e Carlos Barbosa 2x3 Joinville. Os gols praianos foram de Barbosinha (3), Kaduzin e Vagner, enquanto Tetê descontou para o time gaúcho. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.


Classificação: Chave A – Magnus/Sorocaba 9 pontos, Atlântico Erechim 6, Minas Tenis e Pato Branco 1 ponto: Chave B – Praia Clube 9 pontos, Joinville 6, ACBF/Carlos Barbosa 3 e SER Gramado 0 ponto. 

A fase semifinal será disputada nesta sexta-feira (3), quando o Magnus/Sorocaba enfrenta o Joinville e o Praia Clube Uberlândia joga com o Atlântico Erechim. No sábado (4) os vencedores das semifinais fazem a decisão do título. 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90