Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/02/2023 às 08h00min - Atualizada em 03/02/2023 às 08h00min

As promessas do atletismo

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
Dois jovens atletas vêm se despertando do atletismo de Uberlândia, conquistando títulos em campeonatos estaduais e nacionais, além de eventos internacionais. São eles: Marco Túlio Silva Gonçalves, 18 anos, e João Pedro Barbosa, 15 anos (foto), integrantes da equipe formada por parceria entre Futel e Praia Clube. 

O atleta do Praia Clube/Futel, Marco Túlio Silva Gonçalves, foi vice-campeão no Sul-Americano de Atletismo Cross Country, no domingo passado, em Poços de Caldas. Marco Túlio, treinado por Robson da Silva Medeiros, representou o Brasil na categoria 8 km sub-20 masculino. 

João Pedro Barbosa, da mesma equipe, vai defender Minas Gerais no Campeonato Brasileiro Estudantil, entre 18 e 25 de março, em Brasília, nas provas de 2000 metros com obstáculos e lançamento do disco, também orientado pelo treinador Robson da Silva Medeiros. O primeiro colocado de cada prova garantirá vaga para o Campeonato Mundial Escolar, que deverá acontecer ainda neste primeiro semestre de 2023. 

Para Robson Medeiros, são dois atletas ainda bem jovens e que se projetam com futuro brilhante no atletismo. “São promessas que já estão se tornando realidade na modalidade, e, com certeza, vão conquistar outros grandes títulos para o esporte de Uberlândia, de Minas e do Brasil”, destacou. 

PRAIA REFORÇA SUA 
EQUIPE DE NATAÇÃO 


O ano de 2023 começou com novidades para a equipe Paralímpica de Natação do Praia Clube, que faz parte do projeto Esportes Paralímpicos e Natação Paralímpica. Três novos atletas representarão o Praia a partir deste ano, elevando ainda mais o conceito do paradesporto de Uberlândia nas competições nacionais e internacionais. 

Maryna Piddubna, de 24 anos, é ucraniana e veio para o Brasil em busca de melhores condições de treinamento e de vida. Maryna coleciona diversos títulos a nível mundial, como um bronze na prova de 4x100m livre misto nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2021. 

Gabriel Anthony Cordeiro Alves, de 22 anos, atualmente lidera o ranking nacional e das Américas nas provas de 100m e 200m livre da classe S5, é o Top 10 do Mundo. 

Ronan Nunes Cordeiro, de 25 anos, lidera o ranking mundial de triathlon paralímpico. É o primeiro atleta da modalidade no Praia Clube. 

COPA EMPRESAS JÁ 
RECEBE INSCRIÇÕES 


O 8º Torneio de Verão promovido pelo Tangará Park Club terá sequência neste domingo (5/2) com a disputa da modalidade Tenis, e no dia 12 o Truco. A Peteca, que aconteceria no domingo passado, foi adiada devido a chuva, para o dia 5 de março, e a Sinuca, agora com parceria da empresa Frank Sinuca, foi transferida para o dia 26 de fevereiro, devido ao carnaval. A primeira disputa foi de Ping Pong, que teve como campeão Lucas Neves de Paiva, e vice-campeão Laudelino Lopes da Silva. O diretor de esportes Carlos Gomes dos Santos, o Carlão, informou ainda que vai abrir inscrições para a 15ª edição da Copa Empresas de Futebol Soçaite, com início previsto para o mês de maio. Carlão acrescentou que está trabalhando para organizar um racha de futebol de campo aos domingos pela manhã para o associado. O interessado se inscrever numa lista para participar do racha, que tem a proposta de ser permanente para os sócios. Os times serão formados por ordem de chegada dos jogadores. 

IPATINGA PERMANECE 
NA ELITE DO MINEIRO 


O Ipatinga segue no Campeonato Mineiro da Primeira Divisão (Módulo-I). Em julgamento no tribunal pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), foi decidido pela manutenção do time do Vale do Aço no Estadual, por seis votos a três, mantendo o resultado final da disputa do Módulo-II de 2022, e indeferindo o pedido do Betim Futebol, que buscava a vaga. Além da absolvição do Ipatinga Futebol Clube, também foi inocentado o presidente do clube, Nicanor Pires, que havia sofrido punição de 540 dias de suspensão. 

Foi a última instância do caso, que não cabe mais recurso por parte do Betim Futebol, denunciante de irregularidades no Ipatinga quanto a assinatura da carteira de trabalho de alguns atletas do elenco durante a disputa do Módulo-II. Agora, cabe a Federação Mineira de Futebol (FMF) remarcar os jogos do Ipatinga contra Villa Nova e Patrocinense, primeira e segunda rodadas, respectivamente. Possivelmente, as partidas serão disputadas no meio da semana. O jogo entre Ipatinga e Atlético, pela terceira rodada, está confirmado para sábado (4), às 19 horas, no Ipatingão. 

O campeonato deste ano ficou determinado da seguinte forma: A primeira fase tem três grupos com quatro clubes cada. Serão oito rodadas. Ex: Grupo A enfrenta os times dos grupos B e C. Os melhores em cada grupo e o segundo colocado com maior pontuação no geral avançam para as semifinais. Nas semifinais e finais, em ida e volta, com vantagem de dois resultados iguais para a melhor campanha. Troféu Inconfidência: Os clubes se enfrentam do 5º ao 8º na classificação geral. Jogos de semifinais e finais em ida e volta. Repescagem: Os três clubes de piores campanhas se enfrentam para fugir do rebaixamento, em jogos de ida e volta. O melhor entre os três se salva do rebaixamento. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90