Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/01/2023 às 08h00min - Atualizada em 13/01/2023 às 08h00min

Alto rendimento volta aos treinos

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
As equipes de alto rendimento da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), parceiras do Esporte Social Uberlândia (Essube) e do Uberlândia Esporte Clube (UEC) (foto), retomaram os treinos na segunda-feira (9), com foco na 7ª Sanca Cup de Futebol, competição que será disputada em São Carlos (SP), entre 23 e 29 de janeiro, com a participação de cerca de 200 equipes de todo o país.

A Futel/Essube/UEC participará em quatro categorias: Sub-11, Sub-12, Sub-13 e Sub-14. “Após um breve recesso, voltamos aos treinos no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema FIEMG), cientes de que temos pela frente uma competição de alto nível, com a participação de equipes consideradas referências em todo o país”, destacou um dos treinadores das equipes, o profissional de educação física da Futel, Gilsimar Ferreira. “As equipes vivem um excelente momento, com muitas conquistas importantes em 2022 e, por isso, acredito que alcançaremos grandes resultados e estaremos entre os destaques da competição”, ressaltou.

Ao longo do ano passado, a equipe conquistou oito troféus, com destaque para os resultados alcançados na 1ª Copa Sul Cup Triângulo, em Miguelópolis (SP) – primeiro lugar nas categorias Sub-11 e Sub-13 e segundo lugar nas categorias Sub-10 e Sub-12.  Além disso, teve 22 atletas aprovados na peneira do Uberlândia Esporte Clube, na categoria Sub-15. 

Atualmente, a equipe Futel/Essube/UEC tem 80 atletas no alto rendimento, em categorias que vão do Sub-11 ao Sub-14. Além disso, a Futel tem capacidade para atender até 3.290 crianças e adolescentes na iniciação esportiva, com aulas oferecidas nos campos do Parque do Sabiá, Sesi Gravatás, Núcleo Viva Mansour e poliesportivos São Jorge, Santa Luzia, Segismundo Pereira, Custódio Pereira, Jardim América, Jardim Brasília, Tocantins, Dona Zulmira, Luizote de Freitas, Tancredo Neves, Patrimônio, Canaã e Tapuirama. Já a equipe de alto rendimento de futebol feminino da Futel conta com 40 atletas.

UBERLANDENSE ESTÁ 
ENTRE OS MELHORES 


O atleta Marco Túlio Silva, da equipe Futel/Praia Clube, intensificou a preparação para disputar o Campeonato Sul-Americano de Cross Country, no dia 22 deste mês, em Poços de Caldas (MG). O atleta, de 18 anos, atuará pela Seleção Brasileira de Atletismo sub-20 na prova de 8 km.

O Sul-Americano de Cross Country servirá como seletiva para o Campeonato Mundial de Cross Country, que acontecerá no dia 18 de fevereiro, em Bathursta, na Austrália, com organização da World Athletics, instituição máxima do atletismo mundial. Nesta preparação, o atleta tem treinado duas vezes por dia, tanto no Parque do Sabiá quanto no Sesi Gravatás (espaço que integra o Sistema FIEMG), além de frequentar a academia de musculação e o espaço de fisioterapia do Praia Clube duas vezes por semana.

“Marco Túlio tem respondido muito bem aos treinos e compreende que essa é a prova mais importante da sua carreira até aqui. Ele está focado, vive um bom momento e tem todas as chances de alcançar um grande resultado”, destacou o coordenador de atletismo da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Robson da Silva Medeiros.

“Graças à Futel, encontrei a minha aptidão no esporte e já pude realizar muitos sonhos, inclusive, o de ser convocado pela Seleção Brasileira. Agora, sigo bastante focado no Campeonato Sul-Americano de Cross Country, para que possa alcançar um bom resultado e, assim, garantir uma vaga no Campeonato Mundial de Cross Country”, completou o atleta. 

Considerado um dos principais nomes do atletismo brasileiro em sua faixa etária, Marco Túlio fechou o ano de 2022 em 5º lugar no ranking nacional nos 5 mil metros, 6° nos 1.500m e 5º nos 8 km Cross Country. Ele tem diversas conquistas na modalidade, como uma medalha de ouro e uma de prata na Copa Minas Loterias Caixa de Atletismo, duas medalhas de ouro no Campeonato Estadual Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, medalha de prata nos 800m na Seletiva Nacional Gymnasiade Escolar 2022, medalha de bronze nos 1.500m na Copa Brasil de Meio Fundo e Fundo e medalha de bronze nos 1.500m no Campeonato Brasileiro de Atletismo.

DENTIL/PRAIA FECHA 
O 1º TURNO INVICTO 


Com a vitória por 3 a 1 sobre o Fluminense, terça-feira, em casa, o Dentil/Praia Clube encerrou o primeiro turno da Superliga Feminina de Vôlei de maneira invicta, com 11 vitórias em 11 partidas, somando 31 pontos. Só perdeu por 3 a 2 em dois jogos, razão pela qual não somou os 33 pontos. 

As parciais foram de 25/15, 25/13, 25/27 e 25/19. A central Carol, do Praia, foi eleita a melhor em quadra e ganhou o Troféu Viva Vôlei. Brayelin Martínez, também da equipe mineira, foi a maior pontuadora com 20 pontos. 
A atleta Angélica Maliverno, que não jogou na terça-feira por estar se recuperando de um pequeno procedimento realizado no joelho esquerdo, ficará novamente fora do time na partida de hoje contra o Brasília. 

Na próxima rodada, a primeira do returno, o Dentil/Praia Clube volta a jogar nesta sexta-feira (13), quando recebe o Brasília Vôlei, às 18h30, na Arena Dentil/Praia. O Fluminense joga no sábado (14) diante do Barueri, às 18h, no ginásio José Corrêa, em Barueri (SP). 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90