Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/12/2022 às 08h00min - Atualizada em 30/12/2022 às 08h00min

Baran fecha Beach Tennis em destaque

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
André Ricardo Fantini Baran, nasceu em 14 fevereiro de 1991, em Brusque (SC), é jogador profissional de Beach Tennis, e em 2022 veio para Uberlândia defender o Praia Clube no nível mais alto da modalidade.  

Ao lado do russo Nikita Burmakin, o catarinense encerrou a temporada chegando até a semifinal do BT 400 de Garopaba, em Santa Catarina – antes a dupla conquistou o título no torneio de Laguna

Em dezembro, Baran iniciou o mês comemorando o top 3 no ranking mundial de Beach Tennis. Na nova classificação, divulgada pela ITF (International Tennis Federation), Baran aparece na terceira colocação, com 2.800 pontos, subindo duas posições. 

Número 1 do Brasil, o atleta disputou nas últimas semanas dois torneios BT 400, válidos como etapa do Campeonato Mundial, ao lado do russo Nikita Burmakin – que foi de 9º para 6º do mundo, com 2.271 pontos. Juntos comemoraram o título, na primeira competição, em Laguna, e pararam na semifinal, e depois, em Garopaba, ambas em Santa Catarina.

“Muito feliz com os resultados desses torneios, encerrando a temporada ao lado do Nikita e com a entrada no top 3 no ranking da semana”, afirma Baran, que conta com patrocínio da Havan, Praia Clube, Azambuja Mais, Qualicoco, Alto Giro, Herbalife, Grupo Urca e Ultragrip.

Em Garopaba, no último torneio do ano, Baran e Nikita disputaram um jogo de alto nível técnico, na semifinal, diante do italiano Mattia Spoto e do francês Nicolas Giannoti – dupla que venceu em Laguna. Em busca da vaga em mais uma decisão de BT 400, empurrados pela torcida que lotou a quadra, salvaram vários match-points, em uma partida que, após muito equilíbrio, acabou sendo vencida por Spoto e Giannoti. 

Os dois torneios BT 400 reuniram os melhores jogadores do mundo de Beach Tennis, de diferentes países. São chancelados pela (ITF) e pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT), valendo pontos para o ranking mundial. A premiação total, em cada um, foi de 35 mil dólares.

Nos últimos meses, Baran vem de uma sequência de títulos e bons resultados. No mês de dezembro, comemorou o título do BT 400 de Laguna. Em novembro, foi vice-campeão com a seleção brasileira do ITF Beach Tennis World Cup 2022, a Copa do Mundo da modalidade, torneio em que ficou com o título duas vezes, em 2019 e 2021.

No fim de outubro, foi campeão nas duplas masculinas e duplas mistas no Puerto Rico Beach Tennis Extravaganza 4, em San Juan, Porto Rico. Já no início do mês, o catarinense havia comemorado a conquista de dois títulos no Campeonato Pan-Americano de Beach Tennis, na Argentina, também em duplas masculinas e duplas mistas. Antes, em setembro, foi bicampeão nas duplas mistas e medalha de bronze nas duplas masculinas no Mundial de Beach Tennis, em Terracina, na Itália.

Sobre André Baran, o ex-tenista nasceu em Brusque (SC) e hoje vive em Uberlândia. Atual número um do Brasil e 5º melhor atleta no ranking internacional da modalidade, tornou-se referência no Beach Tennis ao colecionar títulos mundiais por equipe e nas duplas mistas, além de medalhas em Jogos Pan-Americanos e Jogos Mundiais de Praia, entre outras conquistas em torneios da ITF.

Na carreira, Baran conquistou títulos importantes nas duplas masculinas, como o Mundial por equipes, na Rússia, e medalhas de ouro e prata nos Jogos Mundiais de Praia, no Catar. Ao lado do russo Nikita Burmakin, foi vice-campeão do ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22, em junho deste ano, em Brasília (DF). 

Numa de suas entrevistas, André Baran, hoje jogador do Praia Uberlândia, disse: “Mas o que eu quero, como atleta profissional, é deixar um legado para as pessoas. Jogar com propósito. E o meu propósito é servir de exemplo, servir de inspiração pra muitos, de que nunca é tarde pra começar e de que, com disciplina e determinação, a gente pode alcançar os resultados que a gente almeja”. 

COMO JOGAR O 
BEACH TENNIS 


O Beach Tennis é praticado em uma quadra de areia nivelada, parecida com a do vôlei de praia, com raquete e bolinhas próprias para o esporte. O objetivo dos jogadores é projetar a bola sobre a rede, em direção ao campo adversário, sem deixar ela cair no seu lado da quadra. 

Essa, inclusive, é uma das regras que diferem o Beach Tennis do tênis tradicional, no qual é permitido que a bola quique uma vez antes de o jogador bater nela com a raquete – o que não acontece na areia.
Geralmente, as partidas são disputadas no estilo “melhor de 3” e ganha quem vencer dois dos três sets. Mas isso pode variar de acordo com a competição. 

Em partidas simples, a quadra deve ter 16 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. Já para os jogos em dupla, a medida estabelecida é de 8 metros de largura. 

Segundo as regras da Federação Internacional de Tênis (ITF), a altura mínima da rede do tênis de praia é de 1, 70 m, podendo ter 1,80 m em jogos de determinadas categorias. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90