Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/12/2022 às 08h00min - Atualizada em 16/12/2022 às 08h00min

Uberlândia disputa torneios mundiais

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
O esporte uberlandense chega ao final de 2022 com disputas no mais alto nível. Além de participação positiva em outras competições nacionais e internacionais ao longo do ano, está em Antália, na Turquia, e em Dubai, nos Emirados Árabes. Na Turquia, com o Dentil/Praia Clube, no Mundial de Vôlei Feminino, e nos Emirados Árabes, com o CDDU/Futel/Praia Clube, no Mundial de Halterofilismo Paralímpico. É a força do esporte de Uberlândia na cidade e além fronteiras. As disputas começaram na quarta-feira e vão até o domingo com a final.
 
O Praia Clube, vice-campeão da Superliga Feminina na última temporada, está disputando o Mundial de Clubes de Vôlei em Antália, na Turquia. As seis equipes estão divididas em dois grupos, com um brasileiro e um turco em cada uma das chaves. A equipe de Uberlândia está no Grupo A com Eczacibasi-TUR e Conegliano-ITA; no Grupo B está o outro mineiro e brasileiro, Minas Tenis, com Kuanysh-CAS e VakıfBank-TUR. Essa é a quarta vez do Praia no torneio. A melhor colocação da equipe foi o quarto lugar, em 2018. O time também disputou as edições de 2019 e 2021.
 
O Halterofilismo Paralímpico de Uberlândia está em Dubai, nos Emirados Árabes, onde disputa a Copa do Mundo, que tem participação de 39 países. Do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (equipe CDDU/Futel/Praia Clube), os representantes que integram a Seleção Brasileira são: Lara Lima, Caroline Fernandes e Mateus Assis. Já da equipe Futel/Praia Clube, a paratleta convocada foi Tayana Medeiros. Além disso, o profissional de educação física da Futel, Weverton Santos, integra a comissão técnica da Seleção Brasileira, como um dos treinadores.
 
Segundo o diretor geral da Futel, Edson Cezar Zanatta, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Futel, tem um trabalho considerado referência em todo o país junto ao paradesporto, tanto na iniciação esportiva quanto no alto rendimento. “Uma prova disso é que Uberlândia representa quase um quarto da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Halterofilismo”, disse.
 
A convocação para a Copa do Mundo de Halterofilismo foi feita em outubro, quando o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou os 18 representantes do Brasil na competição. A princípio, cinco paratletas de Uberlândia foram convocados, no entanto, Elizete Araújo, da CDDU/Futel/Praia Clube, se lesionou e não poderá competir.
 
MASCULINO JÁ
FOI REALIZADO
 
O Mundial de Vôlei de Clubes (masculino), foi realizado antes do Mundial de Clubes (feminino), que também tem dois mineiros: Dentil/Praia Clube de Uberlândia e Minas Tenis Clube de Belo Horizonte. No masculino participaram o Cruzeiro e o Minas. Mais uma vez, a Federal Internacional de Vôlei (FIVB) realizou o masculino em Betim, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, no periodo de 7 a 11, no Ginásio Divino Braga, com sistema de disputa igual ao do feminino. Na Chave A – Cruzeiro, Campinas Vôlei (SP) e o Perugia da Itália, na Chave B – Minas Tenis, Trentino da Itália e o Paykan Club do Irã. A decisão do título foi entre os italianos Perugia e Trentino, com vitória do Perugia por 3 a 1, sagrando-se campeão. Pelo 3º lugar, entre os brasileiros, o Cruzeiro ganhou do Minas também por 3 a 1. O Cruzeiro foi campeão Mundial em 2013, 2015, 2016 e 2021, enquanto o Minas disputou o seu segundo Mundial e ficou em 4º lugar.
 
FUTSAL DE BASE
REALIZA SELETIVA
 
A coordenação de futsal de base interna do Praia Clube está realizando seletiva para buscar jogadores com potencial para suas equipes em 2023. Segundo o técnico Alexander Ferreira da Cruz, o Sassá, a seletiva é para as categorias sub-11/13/15/17, para sócios e não sócios, bastando comparecer nas datas e horários programados (14 horas, no G3). Confira as datas: 15/12 – sub-15 (2008 e 2009); 16/12 – sub-17 (2006 e 2007); 22/12 – sub-11 (2012 e 2013); 27/12 – sub-13 (2010 e 2011). Os técnicos das categorias de base no futsal do Praia são: Marcelo José Duarte (Morcego) no sub-15; Thiago Silva no sub-13; Josemar Ribeiro no sub-17 e Alexander Ferreira da Cruz (Sassá) no sub-11.

CORRIDA DA FUTEL
SERÁ NO DOMINGO
 
A Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) entrega gratuitamente, nesta sexta-feira (16), das 7h às 17h, o kit do atleta para os inscritos na corrida “Desafio Parque do Sabiá”. Os participantes devem retirar o chip com o número de peito no Espaço Saúde. “É necessário que os inscritos retirem o kit, porque é através do chip e número de peito que conseguimos acompanhar o desempenho e divulgar os resultados de cada participante”, reforça o coordenador do evento, Robson da Silva Medeiros. “Esta prova é muito interessante, já que além de percorrer a pista de asfalto, os corredores passam também por trilhas no meio da mata, que apresentam paisagens muito bonitas e às vezes desconhecidas da maioria. Ficamos dois anos sem realizar a corrida, devido à Covid-19, por isso, a nossa expectativa é bastante positiva. Acredito que teremos uma prova muito bem disputada neste fechamento do circuito 2022”, afirma. O “Desafio Parque do Sabiá” encerra o Circuito de Corridas Futel 2022 e recebeu 400 inscrições. A prova de 7 km de percurso misto (asfalto e terra) acontece neste domingo (18), com largada às 7h30 no estacionamento do Parque do Sabiá, portaria do bairro Santa Mônica.
 

*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90