Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/12/2022 às 08h00min - Atualizada em 06/12/2022 às 08h00min

Voluntários vence e conquista título

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Liga Uberlandense de Futebol encerrou no final da semana os dois últimos campeonatos da temporada 2022. No domingo (4), no Centro Esportivo Airton Borges da Silva, aconteceu a decisão do Campeonato Júnior/Juvenil, entre dois tradicionais clubes filiados, o Tocantins e o Voluntários. O Toca com uma campanha irretocável ao longo da competição e o Voluntários nem tanto, mas foi se organizando ao longo das disputas, se organizou em campo, cresceu, e foi o grande campeão da temporada na categoria, ao derrotar um time, até então, o bicho papão do campeonato. Um jogo equilibrado, e que as chances criadas pelos dois lados só se traduziram em um gol somente aos 30 minutos do segundo tempo, com o lateral esquerdo Gabriel que, por sinal, com uma destacada atuação no jogo. Mesmo com 1 a 0 na vantagem, o Voluntários procurou “matar” a partida e teve duas outras excelentes chances, uma com Diego e outra com Magrão, esta na cobrança de penalidade, defendida pelo goleiro Alexandre. Mesmo com alguns desfalques, o Voluntários soube se portar, cadenciar o jogo e sagrar-se campeão de uma maneira sensacional, derrotando um adversário que sofreu uma derrota ao longo da disputa exatamente na decisão do título. Um campeonato de base fechado com chave de ouro, e que serviu também para mostrar o potencial do futebol amador de Uberlândia. O artilheiro foi João Pedro Costa Curi Prata Bernardes com 9 gols, e a defesa menos vazada foi também do vice-campeão Tocantins, com 6 gols sofridos. O Campeonato Júnior/Juvenil teve participação de 15 clubes filiados, inicialmente divididos em dois grupos, com os quatro melhores de cada chave seguindo nas disputas, e a partir daí em confrontos eliminatórios nas fases, até chegar à decisão. Participaram: Tocantins, Floresta, Morumbi, Unisport, Flamengo, Santa Mônica, Voluntários-A, Voluntários-B, São Jorge, Dinamarca, Guarany, Nova Aliança, Granada, Tabajara e Segismundo Pereira.
 
No sábado (3) foi realizada também a final de um dos últimos campeonatos promovidos pela entidade ao longo do ano, o Campeonato Veterano/Máster, que chegou ao final de maneira positiva. Após uma forte chuva no Centro Esportivo Airton Borges da Silva, Pinheiro e Dona Zulmira fizeram a decisão, bem disputada, e que terminou com vitória de 2 a 1 do Pinheiro, sagrando-se campeão. O artilheiro foi Mário Donizete Oliveira Ferreira, do Dona Zulmira, com 8 gols, enquanto a defesa menos vazada foi do campeão Pinheiro, com 7 gols sofridos. Na primeira fase as 9 equipes jogaram entre si, com as 8 melhores colocadas fazendo a etapa seguinte em jogos eliminatórios em partida única, obedecendo este critério até a decisão. Participaram: Flamengo, Cruz Azul, Pinheiro, Dona Zulmira, Pioneiros-A, Pioneiros-B, São Jorge, Atlético Industrial e Nova Aliança.
 
Ao final dos dois campeonatos, o presidente da LUF, Renato Batista dos Santos homenageou Alenir Rodrigues Xavier, presidente do Pinheiro; Wellington Matos Marçal, presidente do Tocantins, e o ex-jogador e técnico Fernando Antônio de Paula Sobreira (Fernando Diarara), pelos relevantes serviços prestados ao futebol amador de Uberlândia. “São pessoas e desportistas que fazem parte da história do futebol amador da cidade, merecedores do reconhecimento da LUF e de todos aqueles que também ajudam a engrandecer o nosso futebol”, disse Renato Batista.
 
LIGA ENCERROU A
TEMPORADA 2022
 
A Liga realizou em 2022 seis campeonatos, após dois anos sem promover as competições devido a pandemia. O carro-chefe da LUF é o Campeonato Amador, que acontece em duas divisões – Especial e de Acesso, levando grande público aos poliesportivos espalhados pelos bairros da Grande Uberlândia, como forma de lazer e entretenimento à população aos domingos pela manhã.
 
O principal campeonato da Liga é o da Divisão Especial, disputado por 20 clubes. A final aconteceu entre o Tocantins e o Roda Viva, e com uma goleada de 5 a 1, o Tocantins foi o campeão, sem maiores dificuldades. Os quatro últimos colocados – Fluminense, Guarany, Independente e Atlético Industrial – foram rebaixados à Divisão de Acesso em 2023.

A Divisão de Acesso da LUF foi disputada por 25 clubes. A decisão aconteceu entre Dinamarca e Pioneiros, que empataram em 1 a 1 e fizeram a decisão do título na cobrança de penalidades. Com melhor aproveitamento o Dinamarca marcou 4 e sofreu 1, sagrando-se campeão. Os quatro primeiros colocados – Dinamarca, Pioneiros, Benfica e Araguaia – vão para a Divisão Especial em 2023.
 
O 28º Campeonato Rural foi disputado por 10 equipes representativas de comunidades rurais de Uberlândia, como o Mangue, União Martinésia, Chácaras Tubalina, União Martinésia, Pereiras, União Santa Maria, Olhos D'água, Areião, Tapuirama e Guerreiros de Miraporanga. Na decisão, o União Santa Maria derrotou o Tapuirama por 1 a 0, sagrando-se campeão da temporada.
 
A LUF promoveu também na temporada 2022 a Copa Regional Sub-23, com o Nacional de Uberaba, XV Uber de Uberlândia, Uberaba Sport Club, Araguari Atlético Clube, Morumbi de Uberlândia, Ibiá, 13 de Maio de Sacramento e Trianon de Araxá. Na final, disputada em jogos de ida e volta, o Nacional de Uberaba venceu o XV Uber de Uberlândia por 1 a 0 e 4 a 2, conquistando o título regional.
 
O presidente da Liga, Renato Batista dos Santos, analisou como positiva a temporada que se encerra, principalmente após dois anos sem competições devido a pandemia. Para o próximo ano, o presidente já divulgou o calendário com duas competições a mais. O juvenil e júnior foram desmembrados, como ocorria anteriormente, e vai realizar também a Copa Regional Sub-20, além da Sub-23. Então, se em 2022 foram seis campeonatos, em 2023 serão oito: Divisão Especial e Divisão de Acesso começando em abril; Campeonato Rural em março; Copa Regional Sub-23 em maio; Juvenil Sub-17 e Júnior Sub-20 em agosto; Veterano/Máster em agosto, e Copa Regional Sub-20 também em agosto.



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90