Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/12/2022 às 08h00min - Atualizada em 02/12/2022 às 08h00min

Mais dois títulos na base do Praia

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Federação Mineira de Futsal encerrou mais dois campeonatos estaduais, desta vez nas categorias de base. E o clube praiano, após ser pentacampeão no adulto, chegou ao bicampeonato consecutivo no sub-15 e foi também campeão no sub-10. 

No sub-10, sob o comando do técnico Alexander Ferreira da Cruz, o Sassá, conquistou o título de maneira invicta, vencendo as quatro partidas na fase final, que foi realizada na Arena Praia, em Uberlândia. É o primeiro título, uma vez que é também a primeira vez que a Federação realiza o campeonato nesta categoria. As rodadas ficaram assim: Centro de Treinamento Base Sporting Club de Uberlândia 8x2 Associação Desportiva Futsal Uberlândia e Praia Clube 10x1 Futel Uberlândia; Futel Uberlândia 2x1 Prefeitura da cidade de Prata/ADP Prata Futsal e Praia Clube 16x1 Uberlândia Futsal; Base Sporting 1x0 (WO) Prata e Futel Uberlândia 11x0 Uberlândia Futsal; Futel Uberlândia 1x7 Base Sporting e Praia Clube 6x0 Prata Futsal; Uberlândia Futsal 6x5 Prata Futsal e Praia Clube 3x1 Base Sporting. A classificação final ficou assim: Praia Clube campeão com 12 pontos, Base Sporting e Futel Uberlândia com 6, Uberlândia Futsal com 3 e o Prata Futsal não pontuou. 

A decisão do sub-15 foi realizada em Belo Horizonte, na Arena UniBH, tendo como sediante o Minas Tênis Clube, com participação do Minas Tênis e Olympico Club, ambos da capital, e Praia Clube (foto) e Programa de Humanização e Assistência Social – Pró Humanos/Uberlândia Academy, ambos do interior, da cidade de Uberlândia. Os quatro jogaram entre si para se conhecer o campeão e as rodadas ficaram assim: Minas Tênis 3x0 Pró Humanos e Olympico 5x4 Praia Clube; Pró Humanos 1x0 Olympico e Praia 3x1 Minas Tenis; Minas Tênis 4x3 Olympico e Praia Clube 2x1 Pró Humanos. Ao final das disputas, Praia Clube e Minas Tênis terminaram juntos com 6 pontos, e o Praia foi campeão nos critérios de desempate, empatando em pontos e saldo de gols, mas o Praia venceu o confronto entre os dois. O técnico Marcelo José Duarte, o Morcego, que inclusive já comandou a equipe do Praia na Liga Nacional, comentou que o trabalho de base no futsal praiano visa exatamente projetar atletas de potencial para subir nas categorias, atendendo assim o projeto da modalidade no clube. 

LIGA ENCERRA 
A TEMPORADA 


A Liga Uberlandense de Futebol fecha neste domingo (4) a temporada 2022, com a decisão dos dois últimos campeonatos do ano. No sábado (3) será realizada a final do Campeonato Veterano/Máster, às 15 horas, no Centro Esportivo Airton Borges da Silva, entre as equipes do Pinheiro e Dona Zulmira. Havendo empate a decisão vai para a cobrança de penalidades. No último sábado foi disputada a fase semifinal, quando o Dona Zulmira venceu o Pioneiros/Casa do Vidro por 1 a 0, e o Pinheiro goleou o Flamengo por 4 a 0. A campanha dos finalistas são bem parecidas: cada um disputou 10 partidas. O Dona Zulmira perdeu o primeiro jogo e depois só venceu, ganhando 9, fazendo 27 pontos. O Pinheiro venceu 8, empatou um e perdeu um,somando 25 pontos. A estatística promete uma boa e equilibrada disputa. O Pinheiro tem a melhor defesa com 6 gols sofridos, e o Dona Zulmira tem o principal artilheiro, Mário Donizete Oliveira Ferreira, com 8 gols. 

TOCANTINS CHEGA 
COMO BICHO PAPÃO 


No domingo, às 10 horas, também no Centro Esportivo Airton Borges da Silva, será a final do Campeonato Júnior/Juvenil, entre Tocantins e Voluntários. Nas semifinais, domingo passado, o Tocantins eliminou o Dinamarca com vitória de 4 a 3, numa disputa acirrada, envolvendo os dois melhores times das fases anteriores. Na outra série, Voluntários e Guarany empataram em 2 a 2, e na cobrança de penalidades o Voluntários venceu por 3 a 0. Na primeira fase os dois finalistas ficaram juntos na Chave A, onde o Tocantins foi absoluto e chega à final com campanha irretocável, 100% de aproveitamento. Interessante é que o Dinamarca, que estava na Chave B, passou também a primeira fase com aproveitamento total e só veio a perdeu exatamente para o Tocantins, na fase semifinal. É necessário esclarecer que o Dinamarca só jogou a semifinal com o Tocantins, porque perdeu pontos no Tribunal, por irregularidade de jogador, ficando como 2º no seu grupo. Na campanha dos dois finalistas até agora, o Tocantins foi imbatível, com 27 pontos em 9 jogos. E mais, marcou 50 gols e sofreu apenas 5, com duas goleadas massacrantes, uma de 20 a 1 e outra de 11 a 0. Já o Voluntários chega à decisão com quatro vitórias, dois empates e três derrotas, somando 13 pontos, 17 gols marcados e 9 sofridos. O principal artilheiro até agora é João Pedro Costa Curi Prata Bernardes, do Tocantins, com 9 gols. 

SOÇAITE DO PRAIA 
TEM SEMIFINAIS 


O Campeonato de Futebol Soçaite (adulto masculino) do Praia Clube encerrou no domingo passado a sua fase preliminar, definindo os semifinalistas. A quinta e última rodada mostrou vitória do Triângulo Vistorias/Vivalu sobre o Promocar por 5 a 3, o Transcanuto/Fideliza Seguros venceu o Arantes Imóveis/Jair Ferraz Promoções por 5 a 4, e Upangel derrotou o UMC Oncoclinicas por 4 a 1. A etapa terminou com esta classificação: Transcanuto com 15 pontos, 100% de aproveitamento, Arantes Imóveis, Triângulo Vistorias e Upangel todos com 9 pontos, definindo a ordem classificatória no saldo de gols, e foram eliminados o Promocar com 3 e o UMC Oncoclinicas que não pontuou. A fase semifinal será disputada neste domingo (4), jogando Arantes Imóveis x Triângulo Vistorias, 9 horas, e Transcanuto x Upangel, 10 horas. Em caso de empate haverá prorrogação e se persistir a igualdade serão cobradas penalidade até se conhecer o vencedor. Os principais artilheiros são Mário Donizete Oliveira Ferreira (Transcanuto) com 7 gols, Hugo Roberto Borges Ferreira (Tiângulo Vistorias) e Haender Rubens Camargos (Transcanuto) com 5 gols cada. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90