Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/11/2022 às 08h00min - Atualizada em 01/11/2022 às 08h00min

Minas é campeão Mineiro de Vôlei

ALBERTO GOMIDE
A cidade de Uberlândia sediou no último final de semana o quadrangular final do Campeonato Mineiro de Vôlei Feminino (adulto). Como o voleibol feminino em Minas conta apenas com o Minas Tênis e o Praia Clube, foram convidados o Brasília Vôlei (DF) e o JustForYou de Vinhedo (SP), para montar um quadrangular. Jogaram entre si para a decisão do título e as rodadas ficaram assim: Minas 3x0 Brasília e Praia 3x0 Vinhedo; Minas 3x1 Vinhedo e Praia 3x0 Brasília; Brasília 3x0 Vinhedo, e na decisão do título o Minas Tenis levou a melhor por 3 a 1 sôbre o Dentil/Praia Clube, que começou a temporada perdendo o título do Estadual para o seu arquirrival mineiro. O Minas conquistou pela oitava vez na história o título do Campeonato Mineiro Feminino de Vôlei. Na partida decisiva, o time minas-tenista bateu o Praia Clube por 3 sets a 1, de virada, e recuperou a hegemonia no Estado. As parciais foram de 23/25, 25/21, 25/15 e 25/22. Com o oitavo título, o Minas se iguala ao Praia Clube na lista de campeões estaduais no feminino. O maior vencedor do Mineiro é o Mackenzie, que levantou a taça em 15 edições desde a primeira disputa, em 1934. O time de Uberlândia, que era o atual campeão, teve dois triunfos e o revés para o rival na partida decisiva. Depois do Estadual, os times mineiros agora se concentram na Superliga Feminina. Os maiores vencedores da competição mineira no feminino são: Mackenzie (15 títulos), Praia Clube e Minas Tênis (8 títulos). Já no masculino, o Minas possui 20 taças e o Cruzeiro 13, sendo todas de maneira consecutiva. 

FUTEBOL FEMININO: 
CRUZEIRO VENCE UEC 


A primeira rodada da fase semifinal do Campeonato Mineiro de Futebol Feminino (adulto) foi disputada no último final de semana. Em Belo Horizonte, o América derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 e vai fazer o jogo da volta no sábado, dia 5. Em Uberlândia, o Uberlândia Esporte Clube foi derrotado pelo Cruzeiro por 3 a 0, no CT Ninho do Periquito, na Vila Olímpica. O jogo da volta será no domingo, dia 6, na Toca da Raposa, na capital. Para ficar com a vaga para a decisão do título, o UEC precisa vencer o time celeste por uma diferença superior a três gols, ou por três gols para levar a decisão da vaga para as penalidades. 

AMÉRICA ELIMINA O 
ATLÉTICO NO SUB-20 


Pelo Campeonato Mineiro de Futebol, categoria sub-20, o América eliminou o Atlético na fase semifinal, com vitória de 1 a 0 e empate de 0 a 0 no último sábado. Na outra série, o Cruzeiro ganhou da Associação Desportiva Internacional de Minas por 1 a 0, em Itaúna. O segundo jogo será disputado nesta quarta-feira, dia 12, na capital, com o time cruzeirense jogando por um empate para se classificar e fazer a final com o América. 

TERCEIRA DIVISÃO 
TEM OS FINALISTAS 


Encerrou-se no sábado passado a fase semifinal do Campeonato Mineiro de Futebol da Terceira Divisão, com os jogos de ida e volta da etapa. O Coimbra de Contagem (Grande BH) eliminou o Itabirito de Itabira com vitória de 3x1 e empate em 2x2, enquanto o North Esporte de Montes Claros tirou o Valeriodoce de Itabira com empate em 0x0 e vitória de 1x0. Antecipadamente, os dois já estão garantidos da Segunda Divisão em 2023, na condição de campeão e vice da divisão inferior, mesmo sem saber ainda quem será o campeão e o vice. A decisão do título acontecerá nos próximos finais de semana. 

PARALÍMPICOS 
CONVOCADOS 


O treinador Weverton Santos e os paratletas Caroline Alves, Edilândia Araújo, Elizete Araújo, Lara Ferreira, Sullivan de Lima e Mateus Silva, do Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia (CDDU) – parceiro da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e do Praia Clube – e Tayana Medeiros (Praia Clube) foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para representar a Seleção Brasileira na etapa de Dubai da Copa do Mundo de Halterofilismo 2022, que será disputada entre os dias 15 e 18 de dezembro. No total, foram convocados 18 paratletas de todo o país, ou seja, Uberlândia, com 7 paratletas, representa mais de um terço da Seleção Brasileira de Halterofilismo Paralímpico neste momento. Dentre os resultados obtidos pela equipe CDDU/Futel/Praia Clube recentemente estão a conquista de 40 medalhas (23 de ouro, 11 de prata e 6 de bronze) no Regional Open das Américas de Halterofilismo, em julho, nos Estados Unidos, e 26 medalhas no Meeting Paralímpico (12 de ouro, 7 de prata e 7 de bronze), em Belo Horizonte, no início de outubro. 

PARQUE RECEBEU 
TRIATHLON TRIADE 


Foi realizado no sábado à tarde, no Parque do Sabiá, o Triathlon Triade, reunindo cerca de 200 atletas de várias cidades de Minas, São Paulo, Goiás e Distrito Federal. Essa é a terceira vez que a prova, antes chamada de Tri-Lândia, foi realizada no Parque do Sabiá. A competição foi promovida pelo Time Action, Farnezi Santé Assessoria Esportiva e Associação Multiesportes de Uberlândia (Ameu), com apoio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), e foi disputada em duas modalidades: triatlo Sprint (750 metros de natação, 20 km de ciclismo e 5km corrida) e triatlo Olímpico (1.500 metros de natação, 40km de ciclismo e 10 km de corrida).

LIGA NACIONAL 
TEM FINALISTAS 


O principal campeonato de futebol de salão do país chega na sua fase final. O Corinthians Paulista eliminou o Jaraguá do Sul (SC) com vitória de 5 a 2 e empate em 1 a 1. Na outra série, o Atlântico Erechim (RS) venceu o Cascavel (PR) por 1 a 0, e fez ontem o segundo jogo, em Cascavel, para definir o adversário do Corinthians na decisão do título da temporada 2022. O Praia Clube Uberlândia participou da competição e saiu na segunda fase – oitavas de final, eliminado pelo Pato Branco (PR). Na sua volta à Liga Nacional, a melhor campanha do Praia foi em 2020, avançando às quartas de final, quando foi eliminado pelo Magnus/Sorocaba. Em 2021 e 2022, chegou às oitavas de final, saindo da competição na etapa durante as séries do mata-mata. Antes, o Praia Clube disputou a LNF de 2008 a 2011. Em 2008, o time ficou em 18º; em 2009, em 15º; em 2010, terminou em 16º, e, em 2011, ficou em 20º lugar. Em todas as participações, a equipe foi eliminada na primeira fase. 



*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90