Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/06/2022 às 08h00min - Atualizada em 10/06/2022 às 08h00min

Projeto Tênis em Cadeira de Rodas

ALBERTO GOMIDE
Já está na boca do povo, e é mais do que comprovado que praticar esportes com regularidade traz inúmeros benefícios. Agora, para as pessoas com deficiência, praticar  atividades esportivas pode representar muito mais que saúde. 

São vários os aspectos positivos. No aspecto psicológico, o esporte melhora a autoconfiança e a autoestima. As relações sociais  tornam-as mais otimistas e seguras para alcançarem seus objetivos e isso sem levar em conta a percepção que a sociedade passa a ter das pessoas com deficiência, acreditando nas suas inúmeras potencialidades. O esporte melhora a condição cardiovascular dos praticantes, aprimora a força, a agilidade, a coordenação motora, o equilíbrio e o repertório motor, tornando-os mais independentes no seu dia a dia. 

O projeto “Uberlândia Tênis em Cadeira de Rodas” (foto), iniciado em março de 2022 no Praia Clube, visa estimular a prática de atividade física para pessoas com deficiência, contribuindo para a melhoria na qualidade de vida dos beneficiários e ajudando na construção de identidade enquanto cidadão e atleta. 

O projeto faz parte do Programa Núcleos de Fomento ao Paradesporto da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de Minas Gerais, realizado pela AEDEC Brasil em parceria entre o Praia Clube de Uberlândia, e ainda há vagas disponíveis podendo entrar em contato no site www.aedecbrasil.org.br

UBERLÂNDIA VÔLEI 
FECHA TEMPORADA 


Encerrou-se na semana passada a temporada 2022 do Campeonato Brasileiro de Seleções de Vôlei Masculino, formado por três divisões, duas categorias e que contou com a participação de todos os estados brasileiros. A cidade de Uberlândia esteve representada na competição com o Uberlândia Vôlei/Praia Clube, com participação de dois profissionais e 15 atletas. 

Entre os profissionais do Uberlândia Vôlei/Praia Clube estiveram o técnico Fernando Alves, que é treinador da Seleção Mineira categorias sub-18 e sub-20, e ainda o fisioterapeuta Francisco Bruno. 

Os atletas da categoria sub-18 foram Matheus Gonçalves (Seleção de Minas), Murilo (Espírito Santo) e Athirson (Maranhão). Da categoria sub-20 foram Anderson Souza e Matheus Logan (Minas), Ian Ferreira e Guilherme Piaulino (Distrito Federal), Vinicius Pompilio e João Gomes (Pernambuco), Gabriel Fogaça e André (Espirito Santo), Ailton (Goiás), Mauricio (Roraima), José Elson (Rondônia) e Gabriel Ostapechen ato Grosso). 

Esta semana o Uberlândia Vôlei/Praia Clube realizou amistoso na categoria sub-21 contra a Associação Esportiva Rio Verde (GO), na Arena Praia, servindo como preparação da equipe. Para o técnico Fernando Alves, a equipe precisa estar sempre em atividades e nada melhor do que alguns amistosos, até para oportunizar a participação de outros atletas, dando ritmo de jogo para todos os integrantes do grupo, titulares ou não. 

COPA DE FUTSAL 
ENCERRA FASES 


Encerram-se neste final de semana novas fases da Copa Futel de Futsal, promovida pela Fundação Uberlandense do Turismo Esporte e Lazer. No feminino o campeonato teve 16 equipes na primeira fase e todas foram para a segunda etapa, jogando em confrontos de jogo único, com o vencedor seguindo nas disputas (terceira fase – quartas de final). Nas oitavas de final já foram realizadas quatro partidas: Seven 8x0 Fênix, TNT 6x1 Soccer Girls, Tibery 6x3 Fox e Udi Soccer 2x1 Panthers. Os outros jogos vão acontecer no domingo (12) definindo os classificados: Jade Beats x Via Itália, Seven/Grupo FGF x DTC, Atitude Shopping Park x Atitude Shopping Park Sub-20 e ainda Catalão Futsal x Divas Dom Almir. No masculino a fase inicial teve participação de 38 equipes, distribuídas em 8 grupos. A segunda fase teve 16 equipes, e o mesmo número de clubes foi para a terceira fase (oitavas de final), com estes resultados: Agro Sanju 4x3 Morumbi, Protéticos 6x0 Onlink Telecom, Via Itália/Neo Sport 4x1 Fênix, Araguari Futsal 3x2 Elite Auto Elétrica/Opção Estrela, Praia Clube Sub-17 3x2 Sete Mares/Cardiovida, Provérbio 1x0 Kubanakan, MV Sports -x- Café Cajubá e M&M Automóveis -x- Saideira. Tanto masculino quanto feminino vão para as quartas de final na próxima semana, caminhando para a reta final dos campeonatos nas semifinais e finais. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90