Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/04/2022 às 08h00min - Atualizada em 29/04/2022 às 08h00min

Mundial de Bocha realiza 2 etapas

ALBERTO GOMIDE
A Federação Internacional de Bocha (BISFed) vai realizar em dezembro, no Rio de Janeiro, o Campeonato Mundial de Bocha Paralímpica, na Arena Carioca 1 e 2, no Parque Olímpico do Rio. A candidatura do Brasil, submetida em outubro de 2020, foi realizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), responsável nacionalmente pela modalidade. Outras duas cidades concorreram com o Rio: Portimão (Portugal) e Sevilha (Espanha), e foi confirmada a cidade do Rio de Janeiro como sede em 2022. 

No entanto, antes do Mundial propriamente dito, marcado para dezembro, serão realizadas etapas preparatórias, uma no Rio e outra em Portugal. A etapa do Rio está acontecendo esta semana e encerra-se no dia 2 de maio, e a de Portugal será na metade do ano. Estas etapas preparatórias servem como um "aquecimento" para o Mundial em dezembro, quando o mesmo local na capital fluminense será o palco das disputas. 

Pela Copa do Mundo, competidores de 18 países se enfrentarão em eventos individuais, pares e equipes, num total de 218 inscritos, entre atletas e comissão técnica. Para o diretor técnico da ANDE, Leonardo Baideck, é muito importante para a entidade, enquanto organizadora de ambos eventos, e também para a Seleção Brasileira, pois será a primeira competição de nível A do ano. Outra novidade para esta etapa da Copa do Mundo será a obrigatoriedade das bolas sancionadas pela BisFed (Federação Internacional de Bocha), ou seja, as bolas antigas não poderão ser utilizadas. 

De Uberlândia, o paratleta Mateus Carvalho e o assistente esportivo Oscar Carvalho, ambos da equipe CDDU/Futel/Praia Clube, e o profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Glênio Fernandes, da Aparu/Futel/Praia Clube (foto), foram convocados pela Seleção Brasileira para esta primeira etapa e estão no Rio participando da competição, visando preparação para a disputa do Mundial em dezembro. 

CORRIDA DO 
TRABALHADOR 


Depois de dois anos sem ter sido realizada, por conta da pandemia da Covid-19, a Corrida do Trabalhador, promovida pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), volta com força total, com todas as 500 vagas abertas preenchidas rapidamente. A prova será realizada na pista de 5 km, no Parque do Sabiá, no dia 1° de maio, com largada às 8h, na portaria do bairro Santa Mônica. Os inscritos devem retirar o kit de corrida (com chip de cronometragem, camiseta e número de peito) no dia 29 de abril, das 7h às 11h e das 14h às 18h, no Espaço Saúde, próximo à entrada do bairro Tibery. Os cinco primeiros colocados nas categorias geral masculino e geral feminino receberão troféus. Já os três primeiros colocados de cada faixa etária receberão medalhas. Além disso, todos os participantes que concluírem a prova receberão medalha de participação. “A expectativa é a melhor possível, pois é uma corrida tradicional, que faz parte das comemorações do Dia do Trabalhador”, disse o coordenador da corrida, Robson da Silva Medeiros.

COPA ABRAMPE 
SEGUE DISPUTAS 


Com participação de 8 equipes em duas chaves, seguem as disputas da Copa Abrampe – Associação Brasileira das Micro e Pequenas Empresas (Copa Triângulo de Futebol Infantil), nas categorias sub-11, sub-13 e sub-15. Na fase preliminar os times estão distribuídos em dois grupos, assim: Chave A – Estrela de Perdizes, Floresta de Pedrinópolis, M1 Esportes de Nova Ponte e ADI de Indianópolis;na Chave B – Clube Palmeiras de Uberlândia, BSC de Uberlândia, Mancha de Araguari e Bola na Rede de Catalão, Goiás. Toda equipe participa nas três categorias. As disputas começaram no último final de semana e em algumas partidas foram registradas goleadas, mas só com a sequência dos jogos é que tirar-se-á uma melhor conclusão do potencial de cada time. A partir desta fase classificatória já se terá uma visão dos possíveis candidatos aos títulos nas categorias, comenta o coordenador do campeonato, Carlos Gomes dos Santos (Carlão). Os jogos acontecem de acordo com uma programação prévia, contornando algumas dificuldades com transporte e outros detalhes. O certo é que tudo está sendo realizado de maneira bastante satisfatória, afirma o coordenador. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90