Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/04/2022 às 08h00min - Atualizada em 15/04/2022 às 08h00min

Praia/Gabarito briga por vaga

ALBERTO GOMIDE
Foto: Divulgação
A Confederação Brasileira de Basketball está realizando o Campeonato Brasileiro (adulto masculino) nos mesmos moldes do ano passado, com duas conferências, turno e returno dentro das próprias chaves, e em formato de sedes, quartas de final e final four. Na primeira fase, o Praia/Gabarito esteve na Conferência Amaury Passos, com sedes em Osasco (SP) e São José dos Campos (SP). O primeiro turno foi realizado de 5 a 14 de março, e o returno de 2 a 9 de abril. O Campeonato Brasileiro de Basquete corresponde à Segunda Divisão da modalidade no país e garante ao campeão o direito de disputar o NBB do ano seguinte. 

Com o encerramento dos turnos nas Conferências, a Confederação definiu as cidades de Brusque (Santa Catarina) e Osasco (São Paulo) como sede das próximas etapas: quartas de final e final four. As quartas de final, em melhor de três jogos, serão nos dias 16, 17 e 18 de abril. E o final four, com as duas semifinais, final e decisão do terceiro lugar, estão agendados para as semanas seguintes. O Praia encerrou os dois turnos com a vice-liderança da Conferência Amaury Passos com 20 pontos. Com um time recheado de jovens e treinado por Daniel Wattfy, o clube mineiro realizou uma campanha positiva. Disputou 12 jogos, conquistou 8 vitórias e terminou a etapa em 2º lugar, uma campanha considerada muito boa. Ao final dos turnos, a classificação ficou assim: São José dos Campos Basketball (SP) com 21 pontos, Praia Clube/Gabarito/Unimed Uberlândia com 20, Memorial/Fupes/Santos (SP) também com 20, Basket Osasco (SP) com 19, Vila Nova/AEGB/Basketball (GO) com 17, Botafogo (RJ) com 15, e o Sodiê Salgados/Mesquita/LSB (RJ) com 14 pontos. 

Neste sábado (16) acontece a primeira rodada das quartas de final, em Blumenau (SC), com o Praia/Gabarito enfrentando o Liga Sorocabana (SP), às 13h45, e na sequência jogam AZ Basquete Araraquara (SP) x Memorial/Fupes/Santos (SP), às 16h; São José dos Campos Basketball (SP) x Brusque/FME/Aradefe (SC), às 18h15; Flamengo Blumenau (SC) x Basket Osasco (SP), às 20h30. No domingo a segunda rodada e na segunda-feira a terceira, definindo os classificados para as semifinais. 

Para o técnico Daniel Wattfy (foto), a equipe está no caminho certo. “Estamos disputando um campeonato que dá acesso à elite do basquete nacional, preparando uma equipe que está em formação, visando colocar o basquete uberlandense em lugar de destaque nacional. Fizemos uma primeira fase muito boa, um grupo obediente, consciente e determinado, conseguindo desempenho positivo, o que motiva a todos para seguir na competição buscando os seus objetivos”, disse. 

LIGA REALIZA A 
COPA REGIONAL 

Com o reinício das atividades em campo, a Liga Uberlandense de Futebol está realizando a Copa Regional, na categoria sub-23, envolvendo as equipes do Uberaba Sport, Morumbi de Uberlândia, XV Uber de Uberlândia, Trianon de Araxá, Ibiá, Araguari, 13 de Maio de Sacramento e Nacional de Uberaba. Já foram realizadas três rodadas, e a classificação mostra Uberaba e Araguari na liderança com três vitórias (9 pontos), vindo na sequência o Nacional com 7, XV Uber com 6, 13 de Maio com 1, enquanto Trianon, Morumbi e Ibiá ainda não pontuaram. 

UNIÃO MARTINÉSIA 
LIDERA O RURAL 

A Liga Uberlandense de Futebol está promovendo também o tradicional Campeonato Rural, que tem a participação de 10 equipes jogando entre si. Com três rodadas já realizadas, o União Martinésia lidera de maneira isolada a competição, tendo vencido todos os seus jogos até o momento, somando 9 pontos. Na sequência estão o Tapuirama e o Areião com 7, Martinésia, Pereiras e União Santa Maria com 6, Guerreiros de Miraporanga com 3, enquanto Mangue, Olhos D'água e Chácaras Tubalina ainda não pontuaram. Este campeonato faz parte dos tradicionais torneios promovidos anualmente pela LUF ao longo de vários anos, como também as copas regionais, além do amador, que tem divisões de elite e de acesso e também estão em andamento. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90