Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/02/2022 às 08h00min - Atualizada em 18/02/2022 às 08h00min

Prática esportiva ganha mais espaço

ALBERTO GOMIDE
O poder público de Uberlândia abre perspectivas neste início de ano com um aumento em ofertas para práticas esportivas e outras opções de interesse da população, em relação à saúde, principalmente, com o começo das atividades de iniciação esportiva, qualidade de vida e alto rendimento oferecidas gratuitamente pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), no UTC e no Sesi Gravatás. Nos demais núcleos e poliesportivos, as atividades já foram iniciadas, e, em todos os seus espaços, a Futel disponibilizou 21.090 vagas neste ano, em 25 diferentes modalidades e atividades (entre olímpicas, paralímpicas e qualidade de vida).

No caso do UTC, foram abertas 3.525 vagas nas modalidades de natação, natação adulto, natação paralímpica, futsal masculino e feminino, ginástica funcional, ginástica artística, judô, karatê, basquete, hidroginástica, mix dance, multiesportes, vôlei feminino e judô. Desse total, restam 121 vagas, sendo 50 no futsal, 16 no judô, 15 no multiesportes, 30 no basquete e 10 na ginástica funcional.

Já no Sesi Gravatás (foto) – espaço assumido pela Futel em janeiro deste ano –, foram disponibilizadas 2.820 vagas nas modalidades de natação, natação adulto, futebol de campo, futsal, vôlei, ginástica funcional, multiesportes, futebol society, judô, karatê, basquete, hidroginástica, atletismo paralímpico, halterofilismo paralímpico, natação paralímpica, capoeira, caminhada orientada e atletismo. Desse total, restam 70 vagas no atletismo e 30 nas modalidades paralímpicas. Algumas modalidades, como karatê, multiesportes e caminhada orientada, serão iniciadas ao longo dos próximos meses.

O UTC conta com uma quadra no Ginásio Homero Santos, duas quadras de vôlei cobertas no Ginásio Anexo, três quadras poliesportivas cobertas, academia de ginástica artística (instalada no Ginásio Dr. Eugênio), duas piscinas de 25 metros, uma piscina olímpica com aquecimento, uma academia de musculação e uma sala de aula para a prática de artes marciais. 

Já a estrutura esportiva do Sesi Gravatás engloba duas piscinas semiolímpicas, pista de atletismo, arena de areia (com quatro quadras), campo society sintético, campo de grama natural, academia com equipamentos, salas para atividades físicas, sala de fisioterapia com equipamentos, vestiários masculinos e femininos, banheiros, depósito e estacionamento.

Para fazer parte dos grupos, sem custos, as pessoas precisam fazer matrículas para as vagas remanescentes, tanto no UTC quanto no Sesi Gravatás, podendo ser feitas nos próprios locais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h, mediante apresentação de documento de identidade, comprovante de endereço, atestado médico e atestado escolar. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável no momento da matrícula.

FMFS AUMENTA 
SETE CATEGORIAS 


A Federação Mineira de Futsal criou, a partir deste ano, mais uma série de categorias de base para os campeonatos do interior e estadual, talvez para ganhar maior número de filiados. Até 2021, a entidade realizava campeonatos de base nas categorias sub-09, sub-11, sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20. A partir deste ano, conforme Nota Oficial 01/2022, serão incluídas as categorias sub-07, sub-08, sub-10, sub-12, sub-14, sub-16 e sub-18. Assim, ao invés de 6, serão 13 campeonato/categorias, sem incluir o adulto (que não é de base, claro). 

A FMFS está realizando no momento (devido a pandemia) as etapas finais do campeonato estadual de 2021 nas categorias sub-09, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. No último final de semana foi realizada a fase semifinal do sub-11, que teve participação de quatro equipes uberlandenses: Pró Humanos (Programa de Humanização e Assistência Social)/Uberlândia Academy, Associação Desportiva Futsal Uberlândia (Uberlândia Futsal), Praia Clube e Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). Os dois classificados de cada grupo para a fase final foram: Catiguá de Patrocínio e Pró Humanos/Uberlândia Academy (Chave A); Olympico Club/BH e Patrocínio Tênis Clube (Chave B). 

Neste final de semana serão realizadas as semifinais nas categorias sub-13, sub-15 e sub-17, definindo os quatro finalistas em cada uma delas. Já no sub-09 será realizada a fase final, no Praia Clube, em Uberlândia, com participação do Praia, Uberlândia Futsal, Pró Humanos/Uberlândia Academy, Base Sporting Club de Uberlândia e apenas o Olympico Club de Belo Horizonte que não é de Uberlândia. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90