Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/02/2022 às 08h00min - Atualizada em 11/02/2022 às 08h00min

Martins retorna para Uberlândia

ALBERTO GOMIDE
Depois de longos anos trabalhando com o paradesporto brasileiro, o professor Alberto Martins da Costa retorna a Uberlândia. Morando em São Paulo por vários anos, o uberlandense decidiu voltar para se dedicar exclusivamente à família. 

Alberto Martins (foto) é natural de Uberlândia, onde nasceu em 28 de março de 1955. É formado em Educação Física pela UFU, é mestre em Ciência de Educação Física, Pedagogia do Terceiro Mundo e Medicina Desportiva pela Universidade de Frankfurt da Alemanha, doutor em Educação Física e Adaptação pela Unicamp de Campinas. É dono de relevante folha de serviços prestados ao paradesporto de Uberlândia, Minas, Brasil e até internacionalmente, além de conhecedor profundo do esporte para portadores de necessidades especiais. 

Foi docente da UFU por mais de 35 anos, tendo ocupado o cargo de pró-reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, entre os anos de 2009 e 2012, Alberto Martins foi nomeado em 2017, como diretor-técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Ao longo de sua passagem pelo CPB, chefiou a missão brasileira em Jogos Paralímpicos por quatro vezes: Sydney-2000, Atenas-2004, Pequim-2008 e Japão-Tóquio em 2021. 

Antes de assumir o cargo de diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro, Alberto Martins exercia a função de coordenador da Academia Paralímpica Brasileira, órgão do CPB ligado à educação, habilitação de profissionais no esporte paralímpico e pesquisa científica. Por essa ligação com o meio acadêmico, ele sempre trabalhou também para deixar o esporte ainda mais próximo da ciência. 

“Depois de mais de 30 anos de trabalho no esporte com as pessoas com deficiência e ter a oportunidade de participar de 7 paralimpíadas, sendo 4 como Chefe da Missão Brasileira e no último ciclo também como Diretor Técnico do CPB, é hora de voltar pra casa e dar lugar para os grandes profissionais que conseguimos contribuir na formação e capacitação. Chego em Uberlândia trazendo na bagagem a melhor participação do Brasil de todos os tempos”, disse o professor Alberto. 

“Trago também dentro do meu coração o sentimento de gratidão por todos que me acompanharam na minha trajetória, primeiramente a Deus, profissionais, dirigentes, instituições e principalmente os atletas, não podendo esquecer da minha família e principalmente minha esposa Patrícia que esteve literalmente ao meu lado em todos os momentos da minha trajetória, apoiando, aconselhando e criticando. Enfim, o que posso externar agora é simplesmente gratidão, reconhecimento e a sensação indescritível de missão cumprida”, finalizou. 

Para o presidente do CPB, Mizael Conrado, o uberlandense sempre foi uma pessoa muito capaz, foi chefe de missão do Brasil em quatro Jogos Paralímpicos, foi diretor técnico da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA), e muito respeitado no meio acadêmico. “Sempre foi um grande parceiro”, disse Conrado. 
 
Na quarta-feira (9) o SporTV-3 exibiu completo vídeo sôbre a solenidade do “Prêmio Paralímpico", relativo ao ano 2021, durante premiação aos destaques do desporto paralímpico brasileiro, e Uberlândia fez parte mais uma vez do evento, mostrando o trabalho e a força do desenvolvimento do esporte para portadores de necessidades especiais na cidade. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90