Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/12/2021 às 08h00min - Atualizada em 28/12/2021 às 08h00min

Praia vai disputar o Basquete de Clubes

ALBERTO GOMIDE
O Praia Clube/Gabarito/Unimed disputará o Campeonato Brasileiro de Clubes de Basquete (masculino adulto) em 2022. O clube uberlandense é o único time mineiro na disputa e uma das 14 equipes que buscam o título e uma vaga para o Novo Basquete Brasil, a elite do basquete nacional. O Campeonato Brasileiro de Basquete corresponde à Segunda Divisão da modalidade no país e garante ao campeão o direito de disputar o NBB do ano seguinte.

O time é comandado por Daniel Watffy (foto), recém-chegado ao clube, e o grupo é formado com atletas sub-22 e três atletas da categoria adulto. “O Brasileiro de acesso é um campeonato que premia equipes que têm um projeto a médio e longo prazo. Então, participar é muito importante para projetos como o do Praia, que pode vir a desenvolver e estar na elite. É um trampolim. E o Praia, pela estrutura que tem, merecia ter essa equipe adulta, porque faz um trabalho de base muito interessante”, falou o treinador Daniel Watffy.

O Praia está na Conferência Amaury Passos, com sedes em Osasco-SP e São José dos Campos-SP. O primeiro turno será realizado de 5 a 14 de março, e o returno de 1º a 10 de abril. “Temos um elenco jovem, mas juntamos três atletas com mais experiência e que vão dar uma assistência muito boa. É uma competição acirrada, todo mundo quer essa vaga. Mas estamos saindo na frente, treinando desde novembro para uma competição que começa em março. Isso trará muitos benefícios”, finalizou o treinador. 

A Confederação Brasileira de Basketball vai realizar a competição nos mesmos moldes de 2021, com duas Conferências, turno e returno dentro das próprias chaves, e em formato de sedes, quartas de final e Final Four, repetindo a ação de sucesso deste ano em Brusque, inclusive com o anel de campeão brasileiro confirmado para 2022. 

O Brasileirão 2022 masculino está definido. Após uma série de reuniões entre a Confederação Brasileira de Basketball e as equipes, com envio de documentos com comprovação financeira por parte dos clubes, o torneio terá 14 postulantes ao título na próxima temporada, com início previsto para a primeira quinzena de fevereiro. Jogam a competição: Botafogo-RJ, Basket Osasco-SP, Praia Clube/Gabarito/Unimed-MG de Uberlândia, Vila Nova/AEGB-GO, ADRM/Maringá-PR, Brusque-SC, Coritiba Monster/Thalia-PR, Blumenau-SC, Clube Tatuí-SP, Liga Sorocabana-SP, Memoril/FUPES/Santos-SP, Sodie/Mesquita/LSB-RJ, São José Desportivo-SP e Araraquara-SP. 

O Campeonato Brasileiro de Clubes foi criado pela CBB em 2018, mas teve sua primeira edição em 2019, como acesso ao NBB. Para um time disputar o NBB, basta adquirir uma franquia, apresentar comprovantes fiscais e pagar as demais taxas. Contudo, o chamado “Brasileirão” é tido como divisão de acesso pois coloca uma equipe (a campeã, geralmente) com status de postulante ao próximo NBB. E o Praia Clube, apesar de estar ainda em formação, entra na disputa com o objetivo de ser um candidato a uma vaga no Novo Basquete Brasileiro, a principal competição da modalidade no país. Se já está com o vôlei feminino e o futsal masculino nas principais competições nacionais desta modalidade, o objetivo do basquete masculino é também o de alcançar a elite. 

Já o NBB, é a elite do basquete nacional e este ano tem participação de 17 clubes na sua 14ª edição. São eles: Bauru (SP), Brasília (DF), Cerrado (DF), Caxias do Sul (RS), Paulistano (SP), Flamengo (RJ), Pinheiros (SP), Fortaleza Basquete Cearense (CE), Minas Tênis (MG), Mogi (SP), Pato Branco (PR), Rio Claro (SP), São Paulo (SP), Sesi Franca (SP), Corinthians Paulista (SP), Unifacisa (PB), União Corinthians (RS). A Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável pela realização do campeonato, deu largada na competição no dia 23 de outubro e as disputas têm uma pequena folga nas festas de fim de ano, reiniciando imediatamente os jogos ainda do primeiro turno, já nos primeiros dias de janeiro. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90