Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/12/2021 às 08h00min - Atualizada em 10/12/2021 às 08h00min

Cinasca encerra a temporada 2021

ALBERTO GOMIDE
O Circuito Nacional de Sinuca (Cinasca) encerrou na semana passada, em Patos de Minas, a temporada de torneios de 2021, com o Open de Sinuca, em disputas apenas individuais. Segundo José Roberto Botelho, um dos coordenadores das atividades do Cinasca, a competição envolveu jogadores de vários clubes da região, e os campeões foram: Zacharias Flávio, do Caiçaras, na categoria Bronze; Sebastião Cuem, do Pica Pau, na categoria Prata; Julinho César, do Caiçaras, na categoria Ouro.

Fechadas as disputas do ano, o Cinasca definiu os campeões de cada torneio. O primeiro torneio aconteceu em setembro, no Pica Pau Country Club, em Araguari, e teve estes campeões: Antônio César, do Monte Líbano de São José do Rio Preto (Bronze); Marcelo Palazzo, também do Monte Líbano (Prata); Valério Barbosa, do Pica Pau (Ouro). No segundo torneio, em outubro, em Uberaba, no salão de jogos do Jockey Club, os vencedores foram: Haroldo, do Jockey (Bronze); Julinho César, do Caiçaras (Prata); Alfeu, do Jockey (Ouro). 

Ao longo da temporada, participaram jogadores de clubes como o Pica Pau Country Club, de Araguari; Associação de Esporte e Lazer dos Subtenentes e Sargentos do Exército (ASSEB), de Brasília (DF); Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), também de Brasília (DF); Associação Beneficente, Cultural e Desportiva Nipo-Brasileira, de Araguari; Praia Clube, de Uberlândia; Caiçaras Country Clube, de Patos de Minas; Clube Monte Líbano, de São José do Rio Preto (SP).  

“A exemplo de todos os segmentos, a sinuca também foi penalizada com a chegada da pandemia”, disse José Roberto Botelho, ressaltando que foram praticamente dois anos sem poder realizar eventos. “No entanto, mesmo que com as devidas e necessárias cautelas, ainda conseguimos realizar estes três torneios em 2021, reabrindo as atividades para o grande número de adeptos da modalidade em várias cidades e estados”, enfatizou Botelho. Para o próximo ano, a expectativa é de começar os eventos logo nos primeiros meses, com um calendário recheado de competições, inclusive com uma participação bem maior de clubes e jogadores, considerando-se que o número de clubes e jogadores é grande, mas a pandemia inibiu uma maior presença de jogadores. 

Na sequência, após final do torneio, foi realizada a solenidade de premiação. Na foto, sentido horário, João Roberto Piva (Bitinha), José Luiz da Silva, Antônio Celso Lamounier Costa, José Roberto Botelho e Sebastião Cuem. 

LIGA NACIONAL 
COMEÇA DECISÃO 


O principal campeonato de futsal do país está na reta final. Começa no próximo domingo (12), às 11 horas, a decisão do título entre as equipes do Magnus/Sorocaba, atual campeão, e o Cascavel, que chega a uma final inédita. A segunda partida será no dia 19, também às 11 horas. Nas semifinais, o Magnus/Sorocaba eliminou o Foz Cataratas com empate de 1x1 e vitória de 5x1. Na outra série, o Cascavel venceu o ACBF/Carlos Barbosa por 4x2 no primeiro jogo, enquanto o ACBF ganhou de 4x1 no segundo confronto. Na prorrogação, o Cascavel tirou o ACBF ao vencer por 1x0. 

No geral do campeonato já foram realizados 182 jogos e marcados 930 gols. Jaraguá do Sul, Santo André/Intelli e Minas Tênis têm as defesas menos vazadas com 30 gols cada, enquanto o Foz Cataratas tem o melhor ataque, com 65 gols marcados. Os principais artilheiros são Roniele dos Santos Neves (Roni), do Cascavel, e Diego Henrique de Abreu Assis, (Dieguinho), do Joinville, com 17 gols cada. 

Os maiores detentores de títulos da LNF, criada em 1996, são o ACBF/Carlos Barbosa 5 vezes, Jaraguá do Sul 4 vezes, Ulbra/Canoas 3 vezes, Magnus/Sorocaba, Atlético Mineiro, Pato Branco e Intelli 2 vezes cada. O Praia Clube Uberlândia disputou a LNF de 2008 a 2011. Em 2008, o time ficou em 18º; em 2009, em 15º; em 2010, terminou em 16º, e em 2011, ficou em 20º. Em todas as participações, a equipe foi eliminada na primeira fase. Depois desse período o Praia Clube participou mais duas vezes, em 2020, quando fez sua melhor campanha até hoje, chegando às quartas de final, e em 2021, chegando às oitavas de final. 


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90