Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/06/2021 às 08h00min - Atualizada em 15/06/2021 às 08h00min

Uberlandenses lutam por vagas

ALBERTO GOMIDE
Foto: DIVULGAÇÃO
Os paratletas da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (Aparu), entidade parceira da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Rodrigo Parreira, Mauro Evaristo e Rafaela de Paula (foto), estão em São Paulo, onde participam da seletiva de atletismo, promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O evento acontece no Centro de Treinamento Paralímpico de hoje até o próximo dia 19, e é a última oportunidade para que os paratletas alcancem os índices para competir nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, de 24 de agosto a 5 de setembro.

Mesmo durante a pandemia, a Futel manteve os treinos de Rodrigo Parreira (salto em distância), Mauro Evaristo (arremesso de peso) e Rafaela de Paula (lançamento de disco) no Sesi Gravatás, com a participação de apenas um paratleta por horário e todos os cuidados necessários de prevenção à covid-19, como distanciamento social, uso de máscara de proteção e constante higienização com álcool em gel.

De acordo com o profissional de educação física da Futel, Leandro Garcia, treinador de Rodrigo e Rafaela, os paratletas têm boas chances de conquistarem vagas para os Jogos Paralímpicos. “Os três participarão de provas nos dias 15, 17 e 19 de junho, quando terão oportunidade de alcançar os índices necessários para conquistarem vagas para Tóquio. Todos estão bem colocados no ranking mundial de atletismo e vão para a seletiva com grandes expectativas”, destacou.

O professor Rogério José Maria Borges, treinador de Mauro, concorda. “Os treinos estão intensos e os paratletas estão muito bem preparados para lutar pelas tão sonhadas vagas nos Jogos Paralímpicos”, completou.

UEC ESTÁ ABSOLUTO NO G-A6 DA SÉRE “D”

A exemplo do que apresentou contra a Ferroviária, quando venceu por 3x0, em Araraquara, o Uberlândia Esporte foi novamente superior ao adversário e derrotou o Rio Branco Atlético Clube de Vitória (ES), por 3 a 2, sábado à tarde, no Estádio Parque do Sabiá, pela segunda rodada  do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série D, Grupo A6.

O Verdão mostrou um volume de jogo bem superior, envolvendo o time capixaba sem muitas dificuldades, principalmente no primeiro tempo. Com 13 minutos de jogo o UEC já havia criado algumas oportunidades e numa boa jogada o atacante Léo Martins colocou o Verdão na frente. Até que o time uberlandense poderia ter ampliado o marcador ainda na etapa inicial, mas só foi fazê-lo no segundo tempo, novamente com Léo Martins e o zagueiro Mailson.

O UEC teve o zagueiro Turran fora do jogo, após cometer penalidade máxima e ser expulso pela jogada. O Rio Branco fez dois gols na etapa complementar com Marcus Vinicius, cobrando o pênalti, e João Paulo, quando a equipe visitante conseguiu esboçar uma rápida reação.
Com a vitória, o Uberlândia segue com aproveitamento de 100%, liderando o Grupo A6 com 6 pontos. 

Nos outros jogos, a Caldense perdeu em casa para a Ferroviária por 1x0, e o Rio Branco Futebol Clube venceu o Boa Esporte por 2x1, em Venda Nova do Imigrante (ES). O Patrocinense jogaria contra o Águia Negra, no Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante (MS), porém, o jogo foi adiado para o próximo dia 30, devido ao agravamento da pandemia no Mato Grosso do Sul.
O Uberlândia Esporte volta a campo no próximo sábado (19), quando recebe o Clube Atlético Patrocinense, às 16 horas, no Estádio Parque do Sabiá. Aliás, nessa rodada acontecem os confrontos entre os quatro times de Minas Gerais na competição, uma vez que o Boa Esporte recebe a Caldense, em Varginha, no domingo. Nos outros jogos, se enfrentam Ferroviária e Rio Branco de Vitória, no Estádio Fonte Luminosa, sábado, em Araraquara, e o Rio Branco joga com o Águia Negra, em Venda Nova do Imigrante (ES), no domingo.

A classificação do Grupo A6 mostra o Uberlândia isolado na frente, com 6 pontos, seguido por Rio Branco de Venda Nova com 4, Boa Esporte, Caldense e Ferroviária com 3, Patrocinense com 1, enquanto Rio Branco de Vitória e Águia Negra ainda não pontuaram.

O UEC derrotou o Rio Branco jogando com Roballo; Kellyton, Thurran, Mailson e Matheus Mendes; Luanderson, Nailson, Daniel Costa (Bruno Maia); Felipe Pará (Pernão), Wandinho (Ingro) e Léo Martins (Elivelton). Técnico: Waguinho Dias. O zagueiro Turran será o desfalque do Uberlândia na partida de sábado contra o Patrocinense, cumprindo suspensão automática pela expulsão no jogo de sábado passado.  


Esta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90