Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/06/2021 às 09h00min - Atualizada em 01/06/2021 às 09h00min

UEC começa na série D, sábado

ALBERTO GOMIDE
Foto: DIVULGAÇÃO
O Uberlândia Esporte está no Grupo A6 da Série D do Campeonato Brasileiro, e faz sua estreia neste sábado (5), às 17 horas, em Araraquara, interior paulista, contra a Associação Ferroviária de Esportes, no Estádio Walter Ribeiro. Araraquara tem ainda o Estádio Doutor Adhemar de Barros ou também denominado Estádio da Fonte Luminosa ou Arena da Fonte. Pela sua classificação do Campeonato Mineiro (9º lugar), o UEC não tem vaga na Série D do ano que vem, quando comemora o seu centenário. Assim, precisa ficar entre os quatro melhores colocados ao final da competição este ano, para ter calendário em 2022.

Para reforçar o time para a Série D, o Uberlândia Esporte fez várias contratações. O goleiro Rafael Roballo, o lateral direito Elivelton, o meia e atacante Ingro, e dois atletas oriundos da base do próprio clube, o zagueiro Zé Victor e o meia Gustavo. Roballo, de 31 anos, disputou a Série D no ano passado pelo São Luiz (RS); Elivelton, 20 anos, veio do Tombense, e Ingro, 28 anos, foi um dos principais jogadores do Athletic Club, de São João del Rei, na campanha do time no Campeonato Mineiro. Tem ainda o lateral Kellyton, Léo Martins, Rafael Pernão, Mateus Mendes. Do grupo que disputou o estadual pelo UEC este ano, sete jogadores não renovaram contrato.

Uma formação que o time teve durante jogos preparatórios: Rafael Roballo (Vinícius), Kellyton (Elivelton), Mailson, Eduardo Thurram e Mateus Mendes (Bruno Maia); César Sampaio (Nailson), Luanderson e Daniel Costa (Franco); Wandinho (Rafael Pernão), Léo Martins (Márcio Junior) e Pará (Ingro). Ainda nesta semana chegam novos contratados para reforçar o grupo.

A diretoria manteve o técnico Wagner Santos de Souza Dias, o Waguinho Dias (foto), 58 anos, natural de Sumaré (SP), que conseguiu (a duras penas) manter o Verdão na elite do estadual para 2022, quando o clube comemora o seu centenário. O retrospecto do treinador é tido como positivo, mas a Série D é uma competição muito difícil e com quase 100 participantes. A campanha do Uberlândia no Campeonato Mineiro foi fraca, fruto de um time também fraco. 

Dispensas e novas contratações foram feitas. Resta saber o que vai representar de melhora no time, e isto será observado a partir da estreia diante da Ferroviária de Araraquara. Waguinho começou sua carreira em 1999/2000, no União Barbarense, de Santa Bárbara d'Oeste (SP). Só em 2007, ele passou por cinco clubes, conforme consta em seu currículo: Sumaré, Santa Rita, Rio Branco (SP), Portuguesa Santista e Operário do Mato Grosso. Antes de vir para o UEC, Waguinho Dias comandou o time do Marcilio Dias (SC).

O Uberlândia Esporte está no Grupo A6 junto com o Esporte Clube Águia Negra, da cidade de Rio Brilhante, cidade do Mato Grosso do Sul, com população superior a 38 mil pessoas, censo de 2020, clube fundado em 31 de maio de 1971, portanto, comemorando seu cinquentenário este ano, e jogando a Série D do Brasileiro. Estão ainda a Ferroviária de Araraquara (SP), o Rio Branco, do Espírito Santo, e o Rio Branco VN, também do Espírito Santo.

Quatro mineiros estão também neste grupo: Caldense, Boa Esporte e Patrocinense estão juntos com o UEC no Grupo A6, e estes, o alviverde uberlandense levou vantagem sobre os três no estadual de Minas, vencendo todos: 2 a 1 sobre Caldense e Boa, e 1 a 0 sobre o Patrocinense. Nem por isto pode pensar em favoritismo, uma vez que também devem ter contratado reforços.
No grupo do Uberlândia Esporte existem duas equipes com o mesmo nome (Rio Branco) e do mesmo estado (Espírito Santo), com escudos próprios, diferentes, claro. Um é Atlético Clube e o outro é Futebol Clube, de cidades diferentes.    

O Rio Branco Atlético Clube é uma agremiação fundada em 21 de junho de 1913, na cidade de Vitória, Espírito Santo.  Também conhecido como "Capa-Preta", "Brancão" e “O mais querido”, o Rio Branco é o maior detentor de títulos estaduais do Espírito Santo. Seu campo é o Estádio Estadual Kléber José de Andrade. Este Rio Branco entrou na Série D eliminando o Aquidauanense na fase preliminar, com vitórias de 4x1 e 2x0.

O Rio Branco Futebol Clube, mais conhecido como Rio Branco de Venda Nova ou Rio Branco-VN, é um clube de futebol brasileiro da cidade de Venda Nova do Imigrante, Espírito Santo. Suas cores tradicionais são o branco, verde e vermelho e seu campo é o Estádio Olimpio Perim, em Venda Nova do Imigrante.

Na primeira fase as oito equipes do Grupo A6 jogam entre si em turno e returno, classificando-se quatro para continuar na competição. Quem deve se conhecer mais ou menos neste inicio de campeonato são os quatro mineiros. Sabe-se que a Ferroviária aparece, teoricamente, com um dos times mais fortes, como normalmente é o interior paulista. Por enquanto, tudo é uma incógnita, quanto ao potencial de cada time.

Os jogos do UEC em casa, no Estádio Parque do Sabiá, são: dia 12/6, Rio Branco Atlético Clube, de Vitória (ES); dia 19/6, Patrocinense; dia 11/7, Rio Branco Futebol Clube, de Venda Nova do Imigrante (ES); dia 24/7, Águia Negra, de Rio Brilhante (MS); dia 07/8, Boa Esporte; dia 14/8, Caldense, e dia 04/9, Ferroviária.


Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90