Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/03/2021 às 08h49min - Atualizada em 30/03/2021 às 08h49min

LNF adia início do campeonato

ALBERTO GOMIDE
Divulgação
Assim como aconteceu na temporada passada, a pandemia adia o início da temporada da Liga Nacional de Futsal. Se em 2020 o cenário era ainda desconhecido, a atual situação não é menos preocupante. Ao contrário, os números de vítimas crescem diariamente e, desse modo, a organização da maior competição de futsal do Brasil esclarece o adiamento do campeonato que estava previsto para iniciar ao final deste mês de março.

Os dirigentes da LNF não têm dúvida de que o procedimento repetido agora é calcado na mesma premissa do ano passado: preservar os cuidados de todos os envolvidos na realização das partidas: jogadores, comissões técnicas, arbitragem, dirigentes, imprensa e torcedores.

Cada estado brasileiro tem mostrado uma peculiaridade em relação aos procedimentos diante da pandemia. A LNF demonstra respeito aos decretos estabelecidos nas cidades e estados e sublinha sua participação de acolhimento às orientações dos órgãos de saúde.

Assim que for possível, o torcedor terá conhecimento da reorganização e agendamento das rodadas iniciais. A fórmula de disputa da LNF repete a da última temporada, com as equipes divididas em três chaves na primeira fase. Confira abaixo os 23 times que lutarão pelo título da LNF e a divisão dos grupos:

Grupo A – Magnus/Sorocaba – Corinthians – Umuarama – São José – Joaçaba – Santo André Intelli – Jaraguá; Grupo B – Joinville – ACBF/Carlos Barbosa – Cascavel – Atlântico Erechim – Assoeva – Marreco – Blumenau – Juventude; Grupo C – Tubarão – Pato Branco – Praia Clube Uberlândia – Minas Tênis Clube – Campo Mourão – Foz Cataratas – Brasília – Marechal. Os dois representantes de Minas Gerais – Praia Clube Uberlândia e Minas Tênis Clube – estão no mesmo grupo na fase preliminar.

Foto: Enquanto isto o Praia segue trabalhando forte com o técnico Morcego, colocando o time dentro daquilo que pretende desenvolver durante as disputas do campeonato, com o propósito de repetir a boa campanha do ano passado.
 
CBFS PROMO E TAÇA BRASIL E COPA DO BRASIL
 
A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) marcou para o mês de junho a realização da 48ª edição da Taça Brasil de Clubes de Futsal – Divisão Especial. O campeonato reúne os representantes dos Estados (em sua maioria absoluta os campeões). Os últimos campeões foram o Carlos Barbosa (RS), em 2016; Joinville (SC), em 2017; Pato Branco (PR), em 2018; Atlético Erechim (RS), em 2019, e o Minas Tênis, em 2020.

O Estado com maior número de títulos na competição é Santa Catarina, com 11, seguido por Rio Grande do Sul, com 9. Minas Gerais foi campeão quatro vezes da Taça Brasil, uma com o Atlético Mineiro (1985), e três com o Minas Tênis (2002, 2012 e 2020). O clube com maior número de títulos conquistados é o Jaraguá do Sul (SC), 7 vezes.

Após conquistar o tricampeonato da Taça Brasil, em fevereiro, o Minas está pronto para a disputa de duas competições importantes do calendário nacional. Na LNF, o time minastenista está no Grupo C e, na primeira fase, enfrentará o Tubarão, Pato Branco, Praia Clube Uberlândia, Campo Mourão, Foz Cataratas, Brasília e Marechal, em jogos de turno e returno.

O torcedor às vezes confunde, mas a CBFS realiza duas competições mais ou menos parecidas: a Taça Brasil e a Copa do Brasil. Pela Copa do Brasil, que será disputada no formato eliminatório, também em jogos de ida e volta, o primeiro adversário do Minas será o São José. As estreias em ambas competições, previstas para o mês de abril, ainda não tiveram as datas confirmadas em decorrência da pandemia de covid-19.

A diretoria do Minas e a Itambé anunciaram, oficialmente, o patrocínio à equipe de futsal, tricampeã da Taça Brasil. Vai tentar o tetracampeonato, e ganhar também a Copa do Brasil. A parceria começou com a equipe de natação, está alguns anos com o vôlei, e agora chega para fortalecer o futsal.
 
 

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90