Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/03/2021 às 15h03min - Atualizada em 09/03/2021 às 15h03min

Copa terá eliminação direta em jogo único

ALBERTO GOMIDE
Dos 80 clubes que começam nesta semana as disputas da Copa do Brasil 2021, metade será eliminada, fazendo apenas um jogo. É que a primeira fase será em jogo único, com o clube melhor ranqueado na CBF jogando no campo do adversário e se classifica com apenas um empate. No dia 17 acontecerá a segunda fase, com 40 clubes em 20 partidas, novamente sendo eliminada a metade, ficando apenas 20 clubes, mas na etapa seguinte entrarão outros 12.

O Uberlândia Esporte está na competição e vai enfrentar o Luverdense, do Mato Grosso. O jogo será na quinta-feira, no Estádio Parque do Sabiá, e para seguir no campeonato o Verdão terá de vencer o adversário que, obviamente, joga por um empate. A premiação na Copa do Brasil é uma das melhores entre as competições promovidas pela CBF. Portanto, passar à fase seguinte é importante sob todos os aspectos.

Minas Gerais tem seis clubes na Copa do Brasil, e só o Atlético não jogará nesta fase inicial, entrando na competição a partir das terceira fase. Além de UEC x Luverdense (MT), em Uberlândia, teremos Caldense x Vasco da Gama, em Poços de Caldas; São Raimundo x Cruzeiro, em Roraima; Treze x América Mineiro, na Paraíba, e Nova Mutum x Tombense, no Mato Grosso.

A CBF divulgou semana passada o ranking nacional de clubes. O ranking considera os resultados obtidos em competições organizadas pela entidade nos cinco últimos anos. O adversário do Uberlândia Esporte nesta fase está em posição muito superior ao Verdão. O Luverdense aparece este ano com 2.521 pontos, ocupando a 44ª posição. Já o UEC, que sofreu muito nos últimos anos, inclusive vários deles no Módulo II do Mineiro, quase não teve oportunidades em competições da CBF. Por esta razão, soma apenas 252 pontos e ocupa a 164ª posição no ranking nacional.

O futebol de Minas Gerais tem 12 clubes participando do ranking nacional da CBF. Claro que Atlético e Cruzeiro são os primeiros (em relação ao Estado), e com uma diferença muito pequena. O Atlético soma 11.789 pontos e o Cruzeiro tem 11.768 pontos, uma diferença de apenas 21 pontos. O América é o 3º colocado de Minas com 8.404 pontos, e, na sequência, estão: Boa Esporte com 2.692, Tombense com 2.031, Tupi com 1.106, Caldense com 887, URT com 724, Villa Nova com 430, Tupynambás com 255, Uberlândia Esporte com 252, e o Patrocinense com 204 pontos.
 
Na primeira fase, dos 80, 40 serão eliminados.
 
Veja tabela de confrontos:
 
Treze-PB x América-MG
Porto Velho-RO x Ferroviário
Sergipe x Cuiabá
4 de Julho-PI x Confiança-SE
Moto Club-MA x Botafogo
Rio Branco-ES x ABC-RN
Guarany de Sobral-CE x CSA
Esportivo-RS x Remo
Campinense-PB x Bahia
Jaraguá-GO x Manaus
Gama-DF x Ponte Preta
Marília-SP x Criciúma
Boavista-RJ x Goiás
Picos-PI x Atlético-AC
Palmas-TO x Avaí
Cascavel-PA x Figueirense
Juazeirense-BA x Sport Recife
Castanhal-PA x Volta Redonda
Murici-AL x Juventude
Atlético-BA x Vila Nova-GO       
Galvez-AC x Atlético-GO
Santa Cruz-RS x Joinville
Águia Negra-MS x Vitória
Rio Branco-ES x Sampaio Corrêa
Salgueiro-PE x Corinthians
Retrô-PE x Brusque
Goianésia x CRB
Madureira x Paysandu
Caldense-MG x Vasco
Nova Mutum-MT x Tombense-MG
Cianorte-PR x Paraná
Ypiranga-AP x Santa Cruz
Caxias-RS x Fortaleza
Peñarol-AM x Ypiranga-RS
Mirassol x Bragantino
Uberlândia-MG x Luverdense-MT
São Raimundo-RR x Cruzeiro-MG
Real Brasília-DF x América-RN
União Rondonópolis-MT x Coritiba
Juventude-MA x Operário-PR
 

Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90