Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/10/2020 às 08h00min - Atualizada em 23/10/2020 às 08h00min

Vitórias tiram o CAP da lanterna

ALBERTO GOMIDE
O Campeonato Mineiro do Módulo II caminha para o fechamento da primeira fase, depois de ficar parado por mais de seis meses, devido ao coronavírus. Na fase inicial, os 12 clubes jogam todos contra todos em turno único, classificando-se os quatro melhores colocados para a decisão. Já o quadrangular final será em jogos de ida e volta, em 6 rodadas, saindo daí o campeão e o vice, que sobem para a Divisão Especial do Campeonato Mineiro em 2021, enquanto os dois últimos colocados caem para a divisão anterior. A fase final foi marcada para os dias 07, 11,14, 18, 21 e 28 de novembro.

Ficou acertado também a inscrição de novos atletas até o último dia anterior ao primeiro jogo do quadrangular decisivo, respeitando-se todas as regras previstas anteriormente (limite de 30 jogadores por clube, 7 jogadores acima dos 24 anos de idade). O campeonato começou em 8 de fevereiro, parou no dia 14 de março, com seis rodadas realizadas, e recomeçou em 10 de outubro, e vai fechar a etapa no próximo dia 31.

Anteontem foi realizada a 9ª rodada e a classificação está assim: Pouso Alegre com 21 pontos, Athletic Club de São João del Rei com 17, Democrata (GV) com 15, Betim com 14, Democrata (SL) com 13, Nacional de Muriaé com 12, CAP Uberlândia e Guarani de Divinópolis com 10, Serranense e Tupi (JF) com 9, Ipatinga e Mamoré (PM) com 8 pontos.

O Clube Atlético Portal de Uberlândia, com a chegada do treinador Wantuil Expedito Rodrigues Pereira (foto) deu uma guinada, com o time, conquistou duas vitórias seguidas e saiu da incômoda lanterna, ameaçado que estava pelo rebaixamento. Deu um pulo da última posição para o 7º lugar, e, agora, pode até pensar numa vaga para a fase final, mas será muito difícil. Precisa vencer seus dois jogos restantes e contar com combinação de outros resultados. Mas quanto ao rebaixamento está praticamente livre, apesar de ainda ser possível.

A campanha do CAP até agora é a seguinte: 9 jogos, 3 vitórias, 1 empate, 5 derrotas, 8 gols pró, 8 contra, 10 pontos ganhos. Com a chegada de Wantuil Rodrigues, o CAP mudou completamente seu modo de jogar e venceu o Guarani de Divinópolis por 2x0, em casa, e ganhou anteontem de 1x0 do Serranense, em Nova Serrana. Antes tinha vencido o Mamoré de Patos de Minas, no Parque do Sabiá, por 2x0, e empatado em 2x2 com o Democrata, em Sete Lagoas.

Na próxima rodada, amanhã, 16h, no Parque do Sabiá, o CAP recebe o Tupi de Juiz de Fora. Se vencer, sai da possibilidade de rebaixamento, e ganha condições para pensar bastante numa das vagas para o quadrangular final. Na 11ª e última rodada da etapa, enfrenta o Betim, dia 31, às 15h, na Arena Vera Cruz, em Betim. E aí, se vencer, fica aguardando os outros resultados, para saber se ganha uma vaga no quadrangular ou se apenas vai permanecer no campeonato em 2021.

Uberaba Sport estreia em casa
A Federação Mineira de Futebol marcou para o dia 21 de novembro o início do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Os clubes que vão disputar a competição se submeterão aos protocolos sanitários e de higiene de combate ao coronavírus. As exigências são muitas e custarão caro para os participantes.

Os jogos poderão ser realizados até o mês de fevereiro de 2021, se precisar, uma vez que houve a extensão do calendário do futebol de 2020 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Os custos de arbitragem, quadro móvel e inerentes ao protocolo serão arcados pelos próprios clubes e a FMF executará o mesmo procedimento adotado nas competições profissionais de 2020.
No Grupo A estão América de Teófilo Otoni, União Luziense de Santa Luzia, Bétis de Ouro Branco, Contagem da cidade do mesmo nome, e Aymorés de Ubá, que não disputa a competição desde 1995. No Grupo B estão Atlético de Três Corações, Passense de Passos, Poços de Caldas, Santaritense de Santa Rita e Uberaba Sport Club. A única equipe da região no campeonato é o Uberaba Sport Club que tem como meta retornar ao Módulo II.

A primeira fase terá as 10 equipes distribuídas em dois grupos. As equipes jogam entre si nas respectivas chaves, em turno único, e classificam-se três de cada para a seguirem na competição. Na fase final os times jogam entre si, também em turno único, e os melhores colocados na primeira fase fazem três jogos em casa para decidir campeão e vice, que garantirão a promoção ao Módulo II do Campeonato Mineiro. A primeira fase acontece entre 21 de novembro e 20 de dezembro. O hexagonal entre 10 e 31 de janeiro de 2021.

A rodada de abertura do campeonato já está definida com estas partidas, dias 21 e 22 de novembro: Chave A – América (TO) x União Luziense, sábado, 10h, no Estádio Municipal de Sarzedo, em Sarzedo; Aymorés x Contagem, sábado, 15h, no Estádio Afonso de Carvalho, em Ubá; folga o Bétis. Chave B – Uberaba Sport x Santarritense, sábado, 15h30, no Estádio Municipal Engenheiro João Guido - “Uberabão”, em Uberaba; Poços de Caldas x Atlético (TC), domingo, 10h30, no Estádio Municipal Dr. Ronaldo Junqueira - “Ronaldão”, em Poços de Caldas; folga o Passense.


*Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90