Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/10/2020 às 08h38min - Atualizada em 14/10/2020 às 08h38min

Os campeões do amador na era LUF

ALBERTO GOMIDE
A Liga Uberlandense de Futebol foi criada em 1943, com ajuda de clubes da época, como Uberlândia Esporte Clube, Sal Tropeiro, Fluminense, Flamengo e outros. Seu primeiro presidente foi Bolanger Fonseca e Silva, que também foi presidente do Uberlândia Esporte Clube.

O Estádio Airton Borges da Silva é hoje a casa do futebol amador de Uberlândia, idealizado pelo então prefeito eleito de 1970, Virgílio Galassi. Mas antes de passar a ser a casa oficial da maior competição amadora da cidade, o estádio foi cedido ao curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

No ano de 1977 foi que o campo ganhou o título de estádio municipal. O nome foi dado em homenagem ao uberlandense Airton Borges da Silva, que foi vereador por alguns mandatos, e faleceu em 1972, quando exercia o cargo de presidente da Câmara.

Chamado também de Centro Esportivo Airton Borges da Silva, desde 1970 o estádio tem sido palco de grandes jogos e decisões. Nos tempos de equipes como Estrela Dalva, Omega, Ipiranga, Floresta, Guarany, Colchoaria, Prada, XV de Novembro, e tantos outros, o número de jogadores de expressão era muito grande, e
o público nos campos era enorme.

A Sociedade Esportiva Guarany, uma das mais antigas, fundada em 1939, sempre foi a coqueluche do bairro Patrimônio, tendo como sua casa o então campo do Omega, hoje poliesportivo João Naves de Ávila. O “Bugre do Patrimônio”, como sempre foi chamado, tem dois titulos desde a era do Estádio Airton Borges da Silva (1970).

Desde a fundação da Liga, em 1943, entre os mais antigos estão o Uberlândia Esporte (que disputava o Amador na época), Ipiranga, Floresta, Portuguêsa, Flamengo, Fluminense, Rio Branco, Mogiana, XV de Novembro, entre outros, que não foram campeões.

O primeiro campeão da era LUF foi o Uberlândia Esporte, na verdade, tricampeão (43/44/45). Já na era Estádio Airton Borges da Silva, o Prada foi tricampeão (70/71/72). O maior campeão do Amador, após a criação da LUF, é o Uberlândia Esporte Clube (7 títulos), vindo na sequência o G.E.Ipiranga (6), XV de Novembro, Floresta, Omega e Estrela Dalva (5 cada), S.E.Guarany e Prada (4 vezes), Rio Branco, Fluminense e C.A.Guará (3 vezes).


Tags »
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90