Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/08/2020 às 09h30min - Atualizada em 07/08/2020 às 09h30min

DECISÃO DO ESTADUAL AINDA NÃO TEM DATAS

ALBERTO GOMIDE
A fase final do Campeonato Mineiro deste ano saiu do tradicional clássico estadual, com uma vaga ocupada por uma equipe do interior. O Tombense passou pelas semifinais com vitórias por 1 a 0 e 2 a 0 sobre a Caldense. Será a primeira final no Campeonato Mineiro do Tombense, em sua história centenária.

Na outra série, o Atlético eliminou o América com duas vitórias: 2 a 1 no primeiro confronto e 3 a 0 no jogo de anteontem, com atuação nitidamente superior ao time americano que, mais uma vez, ficou fora da decisão do título.

A final do Estadual de Minas ainda não tem datas, pois as próximas semanas estarão preenchidas por jogos do Campeonato Brasileiro das Séries A, B e C, que tem o Tombense como representante de Minas Gerais.

A equipe de Tombos já garantiu o título de campeão do interior e irá disputar a Recopa Mineira contra o Uberlândia, vencedor do Troféu Inconfidência, conquistado após um acordo entre o time do Triângulo, Cruzeiro e FMF, que cancelaram a competição pelos casos de Covid-19 no elenco do Uberlândia.

O Campeonato Mineiro 2020 chega à reta final (faltam apenas os dois jogos da decisão) com novidades. Primeiro um clube do interior está na decisão do título e, segundo, um torneio extra criado pela FMF – Troféu Inconfidência – teve um campeão sem jogo para decidir o título. E terceiro, que foi registrado um bom senso pouco ou quase nada visto para se decidir um título.

O título seria disputado entre Cruzeiro e Uberlândia na quarta-feira (5), no Mineirão. Mas o surto de coronavírus na equipe do UEC, com 13 casos confirmados, levou a FMF e as duas equipes optarem pelo cancelamento total do torneio, que foi criado para dar mais calendários aos clubes que ficaram do quinto ao oitavo lugar no Estadual.

O Uberlândia tentou ir para partida com jogadores amadores e de base, mas o jogo foi cancelado e em acordo entre todos os envolvidos, foi decretado o fim do Troféu Inconfidência. O UEC terminou o Estadual em 5º lugar no geral e foi o campão do Troféu Inconfidência. O técnico Luizinho Lopes (foto) mudou completamente o comportamento do time que, no início da competição, caminhava para o fantasma do rebaixamento.

A FMF emitiu um ofício em que citou a sugestão do Cruzeiro em declarar o Uberlândia campeão do torneio, sem que houvesse punição esportiva pelo não comparecimento à partida.

A decisão de cancelar o Troféu Inconfidência também teve o apoio Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais e da Procuradoria Geral.
 
BRASILEIRÃO TEM TRÊS ATLÉTICO(S)
 
Começa neste final de semana o Campeonato Brasileiro da Série A. Cabe destacar que o calendário do futebol brasileiro, que já é tradicionalmente bem apertado, sofreu ainda mais com o período de quarentena e isolamento social pelo Brasil. Tanto é assim, que a CBF teve que adiar duas partidas, devido decisões estaduais.

Na decisão do Campeonato Paulista, no primeiro jogo, anteontem, Palmeiras e Corinthians empataram sem abertura de contagem, em jogo fraco tecnicamente. A segunda final do estadual de São Paulo está marcada para acontecer amanhã, dia 8 de agosto, e, portanto, os dois clubes envolvidos na decisão não poderão estrear no nacional na data prevista anteriormente.

Assim, as estreias de Corinthians x Atlético Goianiense e Palmeiras x Vasco da Gama, que seriam disputadas no domingo, na Arena Corinthians e no Allianz Parque, respectivamente, serão remarcadas para nova data.

A rodada de abertura é a seguinte: sábado, dia 8/8 – Fortaleza x Atlético Paranaense, Coritiba x Internacional, Sport Recife x Ceará; domingo, dia 9/8 – Botafogo x Bahia, Flamengo x Atlético Mineiro, Santos x Red Bull Bragantino, Goiás x São Paulo e Grêmio x Fluminense. Foram adiados os jogos Corinthians x Atlético Goianiense e Palmeiras x Vasco da Gama. O Brasileirão 2020 tem três Atlético(s) – o mineiro, o paranaense e o goiano.




Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.



 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90