Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/06/2020 às 18h35min - Atualizada em 30/06/2020 às 18h35min

Atividades físicas durante o inverno

ALBERTO GOMIDE
Mesmo neste período de isolamento social, em que as pessoas têm se exercitado em suas casas, a chegada do inverno, que começou no último dia 20, traz algumas mudanças na rotina de quem pratica atividades físicas. Devido às características comuns desta estação, como queda nas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, alguns cuidados são essenciais para manter a saúde em dia.

Segundo o profissional de educação física da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Robson da Silva Medeiros, doutorando em Ciências da Saúde, as atividades mais indicadas e acessíveis no momento são aquelas que podem ser realizadas dentro de casa, como o treino funcional.

“No inverno, um cuidado importante é a preparação do corpo para o início da atividade física, através de exercícios específicos de aquecimento e alongamentos. Eles devem começar com intensidade leve para que sejam intensificados progressivamente, a fim de preparar os músculos, articulações e o sistema cardiovascular para o exercício”, ressalta.

A médica Carla Patrícia Ferreira Barreto também faz orientações. “É importante se agasalhar de maneira adequada, para evitar choque término; respeitar os limites do próprio corpo e não se esquecer de se hidratar antes, durante e depois da atividade física, pois este período de frio diminui a percepção de sede”, completa.

Para quem deseja se exercitar em casa, a Futel tem diversas opções de atividades online, ministradas através do Facebook do Parque do Sabiá. De segunda a sexta-feira, são duas opções: às 8h, aulas de ginástica funcional, e às 18h30, de Mix Dance. Já nas terças e quintas, às 18h30, a atividade oferecida é o karatê.
 
Parque Aquático foi entregue no sábado
 
A administração municipal entregou e inaugurou no último sábado (27), em solenidade com transmissão online, o Parque Aquático Deputado João Bittar Júnior. O equipamento está localizado ao lado da Arena Sabiazinho e é considerado parte do complexo Parque do Sabiá.

A obra foi executada por meio de contrato celebrado entre o Município, Estado e União e conta com mais de 6 mil m² de área construída, incluindo uma piscina olímpica, de acordo com todas as normas da Federação Internacional de Natação (Fina); uma arquibancada com capacidade para receber até 1,3 mil pessoas, área de alimentação, banheiros e galeria técnica de 1,2 mil m².

Todo o local tem acessibilidade, além de contar com passarela de acesso entre o complexo e a avenida Anselmo Alves dos Santos, no bairro Santa Mônica. Com uma área total de 31,6 mil m², o local ainda recebeu cerca de 900 m de alambrado como cercamento, aproximadamente 3 mil m² de grama no entorno da estrutura e uma árvore plantada a cada 10 m em toda a calçada que contorna a área. O estacionamento tem 50 vagas para carros e outras três para veículos maiores, como ônibus e ambulância.

O projeto teve início em 2008, graças a uma emenda parlamentar do então deputado federal João Bittar Júnior. As obras seguiram até 2013, quando foram interrompidas e assim permaneceram até 2017. Em janeiro de 2018, foi assinada uma ordem de serviço para retomada imediata e a conclusão das obras, finalizadas agora. Por conta da pandemia da Covid-19, o Parque Aquático não poderá ser utilizado no momento.



Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.


 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90