Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/06/2020 às 09h28min - Atualizada em 26/06/2020 às 09h28min

ATLETA DO PRAIA É CAMPEÃO DO “LNF GAMES”

ALBERTO GOMIDE

A 25ª edição da Liga Nacional de Futsal (LNF) ainda não tem data oficial de início devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus. No entanto, com o intuito de fomentar a modalidade neste momento tão difícil, a Liga desenvolveu uma disputa real e virtual na telinha, com transmissões pela internet. A atração, que aconteceu entre os dias 9 e 19 deste mês, serviu de aquecimento até que a edição histórica de 25 anos da LNF, de fato, inicie. Os "jogadores virtuais" competiram no Campeonato FIFA 20 (EA Sports), do PlayStation 4. Foi a primeira competição de videogame da LNF, denominada “LNF Games”.

Com a tecnologia atual, foi absolutamente factível propor um torneio online enquanto a bola pesada não volta a rolar pelos quatro cantos do país. Jogar vídeo game é um hábito para a maioria dos jogadores de futebol e futsal. A evolução dos games nas últimas décadas é imensa e seria impossível traçar qualquer tipo de comparação do que é possível realizar nos dias de hoje em relação há 20 anos.

Em 2020, serão 21 agremiações disputando o maior campeonato de salonismo do Brasil e um dos maiores do mundo. A competição virtual teve um representante de cada time, que estiveram divididos em sete grupos de três participantes cada. Fizeram a disputa entre si nos grupos. Os sete primeiros colocados ficaram automaticamente classificados à fase eliminatória. O número ímpar de participantes permitiu uma última vaga para a referida etapa, a quartas de final, que contou com a participação do público.

Para a disputa, a equipe Praia Clube Futsal de Uberlândia foi representada pelo ala Isaías Figueiredo Caja Filho (foto), 23 anos, que é mais conhecido como Zazá. Natural de Monte Carmelo, a 109 km de Uberlândia, ele joga vídeo game desde a infância, domina o jogo FIFA 20, do PS4, com maestria e praticou muito para defender o Praia Clube. No futsal, Isaias foi campeão goiano com o Sociedade Esportiva Corumbaibense (SEC/Cbb) em 2017, campeão mineiro com o Praia Clube Uberlândia em 2018 e campeão da Copa Paulista pelo Intelli Orlândia em 2019. Antes do Praia, seus principais clubes foram o SEC/Cbb de Corumbaiba (GO) e o Intelli de Orlândia (SP). O torneio foi transmitido pela LNFTV, YouTube e Twitter da LNF.

Mostrando que é bom também no game, Isaias chegou ao final da competição com muita competência e sagrou-se campeão. Foram cinco vitórias nos cinco confrontos, invicto, e com atuações de alto nível. Na fase inicial (de grupos) venceu o Marreco e o Carlos Barbosa; nas quartas de final derrotou Joinville (SC); nas semifinais venceu o Joaçaba, e na decisão do título ganhou do Jaraguá do Sul, comemorando o grande feito.

Saiba quais são os 21 clubes da LNF de 2020: 1- ACBF – Associação Carlos Barbosa de Futsal, 2- ASSOEVA – Associação Esportiva de Venâncio Aires, 3- Atlântico Erechim, 4- Blumenau Futsal, 5- Brasília Futsal, 6- Campo Mourão Futsal, 7- Cascavel Futsal, 8- Corinthians Paulista, 9- Foz Cataratas, 10- Intelli Orlândia, 11- Jaraguá do Sul Futsal, 12- Joaçaba Futsal, 13- Joinville Krona Futsal, 14- Magnus Futsal, 15- Marreco Futsal, 16- Minas Tênis Clube, 17- Pato Futsal, 18- Praia Clube Futsal Uberlândia, 19- São José Futsal, 20- ADFT – Associação Desportiva Futsal Tubarão, 21- Umuarama Futsal.


Este conteúdo é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90