Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/05/2017 às 09h30min - Atualizada em 02/05/2017 às 09h30min

JEMG: Uberlândia tem representantes

Na foto, vôlei masculino comemora vitória.

A cidade de Uberlândia definiu seus representantes na fase Municipal, para os Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), e agora vai para a fase Microrregional, de 23 a 27 de maio, na cidade de Prata. O JEMG é uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. As disputas acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2005, 2004 e 2003), e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2002, 2001 e 2000).
Veja quem vai competir em Prata por Uberlândia:

 

E.E. Bueno Brandão – basquete feminino I

E.E. Marechal Castelo Branco – basquete masculino I

O basquete feminino II não tem representante

E.E. Sérgio de Freitas Pacheco – basquete masculino II

E.M. Afrânio Rodrigues da Cunha – futsal feminino I

Colégio São Paschoall – futsal masculino I

E.E. Antônio Thomaz Ferreira de Rezende – futsal feminino II

E.E. Professora Juvenilia Ferreira dos Santos – futsal masculino II

Escola da Criança Espaço do Adolescer – handebol feminino I

Colégio Nacional da Rondon – handebol masculino I

Colégio Nacional da Rondon – handebol feminino II

Colégio Nacional da Rondon – handebol masculino I

Colégio Nacional da Rondon – vôlei feminino I

E.M. Doutor Domingos Pimentel de Ulhôa – vôlei masculino I

Colégio COC Uberlândia – vôlei feminino II

E.E. Segismundo Pereira – vôlei masculino II

 

Sobre dados estatísticos do evento, os números indicam: mais de 160 mil alunos, 8 mil professores, 16 mil profissionais envolvidos, 3 mil empregos diretos, 8 mil indiretos e cerca de 500 mil espectadores.

Com relação ao andamento da competição, é feito por etapas.

A primeira é a Municipal, e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a Microrregional. O Estado é divido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino (SRE), ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa Regional.

A quarta etapa é a Estadual e acontece em dois períodos, uma com os esportes coletivos e a outra com os esportes individuais. Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, parabadminton, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate acontecem em caráter de demonstração. Encerrada a fase Estadual dos JEMG, a coordenação tem a lista de todos os alunos-atletas que vão representar o Estado de Minas nos Jogos Escolares da Juventude, apontado como o maior evento esportivo estudantil do Brasil. A Olimpíada Estudantil, como é também chamada, já tem datas: Módulo I (12 a 14 anos) 12 a 21 de setembro, em Curitiba (PR), e Módulo II (15 a 17 anos) 16 a 25 de novembro, em Brasília (DF). Na foto, vôlei masculino comemora vitória.

 

 

Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90