Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/05/2020 às 07h40min - Atualizada em 04/05/2020 às 07h40min

Esporte, lazer ou saúde?

ADRIANO SANTOS
A discussão sobre as atividades físicas durante a pandemia são intensas, defensores e críticos a todo vapor. É claro que o homem moderno tem entendido a importância de frequentar uma academia e afins.

Porém o estilo de vida leva sedentário, má alimentação, obesidade, estresse, doenças coronárias estão sendo cada vez mais discutidos agora, onde todos têm tempo.

Hoje todos estão repensando as mudanças a serem adotadas nesse período, especialistas do mundo todo, mas a verdade é que ninguém sabe a resposta ao certo, sendo, no entanto, inequívoca a informação de que a mudança de hábitos e exercícios físicos corrobora para a imunidade e melhora da saúde como um todo.

Desse modo, não é possível afirmar que o exercício físico é a vacina para nenhuma doença, mas sem dúvida atua no fortalecimento do sistema imunológico de forma contundente e efetiva.

Nesse contexto, as atividades físicas proporcionam uma resposta mais rápida e eficaz no organismo contra qualquer quadro infeccioso.

Por isso que vários países mesmo fechando piscinas, parques, ginásios em função da pandemia deixaram em aberto para que a população pudesse praticar exercícios ao ar livre, ainda que de forma individual.

Pode-se tomar como exemplo países da Europa, que permitiram cinco razões para que o povo deixe suas casas, uma delas é atividade física, que é o mecanismo de melhora no estado de defesa do organismo e está obviamente associado à realização de atividade física e a consequente promoção de leucócitos atuantes que pode destruir quaisquer células infectadas.

Logo, atividade física é recomendada, mas não em ambientes fechados, sendo o ideal que seja realizada nas ruas, quadras abertas, praças e espaços livres.

É claro que abrir um shopping e não abrir um parque ou uma academia é totalmente inoportuno para o momento.

Assim, a atividade física, alimentação e moderação são segredos para enfrentamento desse momento.

A alimentação é a fonte para um processo de nutrição e nutrientes que fortalece todo o sistema imunológico. Nada de dietas rígidas e restritivas.

Moderação, atividades que produzem aumento de massa muscular, pode principalmente aos iniciantes causar perca de imunidade. Aumento da massa gera dores, gera pequenas inflamações no corpo, esse é o processo, porém é hora de se resguardar.

Por fim, o que as autoridades precisam entender é que os espaços de lazer são utilizados para o Esporte, academias, por exemplo, são hoje os motores da saúde e bem estar de milhares de pessoas.

Na prática, o Parque do Sabiá e Praia Clube fechados são, de certa forma, modelo errôneo de não promoção da saúde física e mental. Aglomeração por aglomeração há nos terminais de ônibus, igrejas e supermercados.

Enfim, queremos passar por tudo isso, entendendo a forma melhor de discutirmos políticas públicas e nos adequando a todo esse processo.


Esta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.
 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90