Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/04/2020 às 08h30min - Atualizada em 04/04/2020 às 08h30min

Futsal e o carinho pela grande Nilva Lamounier 

ADRIANO SANTOS
Foto: Divulgação
Logo em 2004, Nilva Lamounier de Faria, então diretora da Escola Estadual Segismundo Pereira começou um projeto, que chamamos de Futsal Feliz. Na época eu tinha 14 anos de idade, então começou uma história de sucesso, aliás, de muita cooperação e desenvolvimento para diversas crianças. 

Foram anos como diretora da Escola Estadual Segismundo Pereira e também presidente da Associação de moradores do Bairro Santa Mônica. Dona Nilva Lamounier assistencializou mais de mil crianças nesses anos todos.

O projeto funcionava dentro da Escola, tínhamos uma grande grade de treinos e aconteciam em horários pós turno, onde a criança estudava e treinava futebol. Dali, surgia a ideia de termos a Escola Estadual disputando o Campeonato Mineiro de Futsal, foram anos fantásticos, foram anos de muitos títulos. 

Foram finais contra o Praia Clube, Atlético Mineiro, Minas Tênis Clube e diversas equipes de Minas Gerais. 

Tudo era pago vendendo bola de sorvete, parceiros que acreditavam no trabalho e pais. Muitos pais.

Anos mais tarde, Dona Nilva teve que se aposentar, compulsoriamente, mas o projeto não parou. Foram mais 2 anos no 17° Batalhão de Polícia Militar, a saúde já não era a mesma, os custos estavam dobrando e, quando esperávamos o fim, surgiram pais que se dispuseram a ajudar e fundamos o Uberlândia Futsal e, há 2 anos, a maior Uberlândia Academy juntamente com Pró Humanos e todo seu trabalho social.

Dona Nilva é e tem sido a referência.

Mãe, mulher, diretora, professora, além de ser alguém que se destacou em alimentar sonhos.

O Futsal da cidade de Uberlândia deve a alguém que fez e plantou inúmeras sementes.

Nilva Lamounier é mãe, é alguém que nos emociona. Quando começamos, ela conseguiu atingir todas as classes sociais. Sem saber nada de futsal, ela deu carta branca para o desenvolvimento do esporte e a inclusão social. Na época, a Escola Estadual Segismundo Pereira chegou a jogar finais de Campeonato Mineiro. Essa mulher é a nossa história, é a minha história, sinto profunda gratidão.

O futsal aprendeu a te amar!

Muito obrigado.

Viva para sempre todas as lembranças. 


*Esta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.








 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90