Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/03/2020 às 08h00min - Atualizada em 11/03/2020 às 08h00min

Sampaoli e a facilidade X Tite e a dificuldade

ADRIANO SANTOS
Jorge Sampaoli recusou cerca de quatro grandes clubes para ser técnico. Aliás, times como Palmeiras que além de poderio financeiro têm grandes jogadores. Nas viagens da Copa do Brasil e da Sul-americana, Sampaoli terá folga. A meta do mesmo será chegar entre os seis primeiros colocados no Brasileirão e pleitear uma vaga na Libertadores.

Sampaoli vai engrandecer o Futebol Mineiro e pode alavancar cada vez mais o prestígio do Atlético Mineiro, que é o único time da série A de Minas Gerais.

O Atlético precisará de peças porque é limitado para disputa de um Campeonato tão difícil quanto o Brasileirão. Os atacantes são velhos e existe disfunção com o estilo de jogo. Os goleiros precisarão jogar com os pés, os volantes terão que atacar, passar bola, evoluir no jogo. As características de Jorge Sampaoli são diferentes do que o galo apresentou até agora, seja com o elenco ou com investimento.

O Galo sobe de patamar e é aí que os empresários farão a festa. Ninguém vai colocar atletas se não tiver porcentagem de venda. Ninguém vai investir sem nada em troca. As vendas serão cruciais para retorno financeiro e manter um projeto vencedor.

Jorge Sampaoli que mora no RJ estará perto da sua casa, apenas 540km ou 1 hora de avião. Ele escolheu a praticidade e a facilidade. Nessa fica esperando o Flamengo, em uma hora ele consegue seu objetivo. Que todos sabem e perceberão: Jorge Sampaoli objetiva ser técnico do rubro negro.

Já Tite tem paixão por ser teimoso, aliás, essa teimosia faz parte do ódio e amor, segurança e desconfiança da sua personalidade. Tite não é mais unanimidade.

O destaque seria para o trio do Flamengo: Everton Ribeiro, Gabigol e Bruno Henrique. Mas Tite faz questão de levar o Tiago Silva e o Daniel Alves. Dois ex-atletas em atividade. Tiago Silva não pode ser titular de uma seleção, e Daniel Alves é ex-lateral. Hoje é meio de campo, passador de bola, tecnicamente impecável. Gerson fica fora da lista, e Gabriel Jesus está suspenso e vai para a seleção para jogar apenas uma partida. Estranho não?
Gerson é o melhor volante sul-americano em atividade, e não foi convocado obviamente pela dispensa da seleção sub20. O Branco diz que não, mas não há discursiva plausível para a mesma. Gabriel Jesus, meu Deus!

Tite é paneleiro, já passou da hora de testar uma equipe de verdade. De certa forma projetando e treinando para Copa do Mundo.
 
Uberlândia Esporte e o dever de casa
O Uberlândia Esporte convenceu e venceu e o excelente treinador (até agora) faz o que acho fantástico: coloca os laterais para correrem, usam as laterais como referência, um jogo rápido, uma defesa atenta, e um time que se não fosse os pênaltis perdidos estaria disputando a ponta da competição.
Sonhar com a série D é gratuito. Agora é fazer o dever fora de casa. O Uberlândia é a única equipe que pegou os três grandes logo de cara, agora é a hora. A hora de crescer.

Boa leitura.


*Esta coluna é de responsabilidade do autor e não representa, necessariamente, a opinião do Diário de Uberlândia.







 
Leia Também »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90