Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/10/2024 às 15h41min - Atualizada em 03/10/2024 às 15h41min

Uberlândia registra, em média, 50 acidentes com ônibus e micro-ônibus por mês

Entre janeiro e agosto deste ano, cidade totalizou 409 ocorrências; João Pinheiro, Getúlio Vargas e João Naves são as vias com maior número de acidentes

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
João Pinheiro, Getúlio Vargas e João Naves são as vias com maior número de acidentes | Foto: Mateus Zerbini/Arquivo Diário

Uberlândia registrou 409 acidentes com ônibus e micro-ônibus entre janeiro e agosto deste ano, representando uma média de 50 ocorrências por mês. Durante o período, foram 348 casos envolvendo ônibus e 61 com micro-ônibus. Os dados são do painel da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

 

Conforme aponta o levantamento, as vias com maior número de acidentes são: João Pinheiro, José Fonseca e Silva, Getúlio Vargas, Afonso Pena, João Naves de Ávila e Fernando Vilela. As causas mais frequentes incluem a falta de atenção, desrespeito à parada obrigatória, avanço de sinal e falhas na manutenção dos veículos envolvidos. 

 

Em entrevista ao Diário, a professora do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e especialista em trânsito, Denise Labrea Ferreira, ressaltou a necessidade de melhorias na infraestrutura viária da cidade para reduzir esses números.

 

A professora destacou que o sistema de transporte urbano é composto por três subsistemas: viário, circulação e transporte. “A circulação organiza como as vias devem ser utilizadas, dando preferência a quem deve utilizá-la prioritariamente, como os ônibus, pedestres ou ciclistas, por exemplo”, explicou. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

A especialista sugere ser necessário um plano de circulação viária mais eficaz e sua ampla divulgação na cidade. Denise também reforça a importância de dar prioridade ao transporte público e implantar medidas como sinalizações adequadas e redução de velocidade.

 

“Para diminuir os acidentes, é fundamental estabelecer uma hierarquia clara nas vias, conscientizar a população e implementar um plano de circulação eficiente. É necessário investir em infraestrutura, como sinalizações adequadas, redução de velocidade, ampliação das calçadas para melhorar a visibilidade e a criação de estacionamentos específicos para motos nas esquinas, evitando que veículos maiores obstruam a visão dos motoristas”, completou.

 

OCORRÊNCIAS

Desde o início do ano, o Diário noticiou diversos acidentes envolvendo ônibus em Uberlândia. Em janeiro, um motociclista de 40 anos morreu após colidir com um veículo do transporte coletivo, no bairro Planalto. A vítima chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos. 

 

No mês de julho, uma idosa de 86 anos também faleceu após ser atropelada por um ônibus, no bairro Presidente Roosevelt. Conforme dito pelos bombeiros,  a vítima foi atingida pelo veículo e arrastada por aproximadamente 50 metros. A morte foi constatada no local do acidente.

 

Ainda em julho, um carro e um ônibus bateram no bairro Osvaldo Rezende, deixando duas pessoas feridas. O motorista e o passageiro do carro foram socorridos com ferimentos pelo corpo e encaminhados para atendimento médico. 

 

Um caso mais recente foi registrado no bairro Tibery, no mês de setembro. Um motociclista de cerca de 30 anos ficou gravemente ferido após desrespeitar a parada obrigatória. O condutor foi atingido e arrastado por um ônibus na avenida Espanha. 


VEJA TAMBÉM:

• VÍDEO: Quatro hectares de vegetação são destruídos após incêndio na MGC-497, em Uberlândia

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90