Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/09/2024 às 17h43min - Atualizada em 28/09/2024 às 17h43min

Tempestade causa alagamentos e estragos em diversos pontos de Uberlândia

Cidade registrou precipitação de 44mm na tarde deste sábado (28), segundo o Inmet

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Avenida Rondon Pacheco registrou alagamento durante a tempestade deste sábado I Foto: Reprodução/WhatsApp
A tempestade que atingiu Uberlândia na tarde deste sábado (28) causou diversos pontos de alagamentos e estragos pela cidade. Alguns bairros chegaram a registrar chuva de granizo, como o Novo Mundo, Santa Mônica, Granja Marileusa, dentre outros.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o volume de chuva chegou a atingir 44mm na tarde deste sábado, conforme consta no painel de condições climáticas no site do órgão. Além disso, o índice de umidade relativa do ar atingiu 93%.

Vídeos recebidos pela equipe do Diário mostram pontos de alagamento em diversas ruas e avenidas de Uberlândia. Um dos pontos de alagamento registrado foi na avenida Rondon Pacheco. Também houve inundação na avenida Dr. Vicente Salles Guimarães, Segismundo Pereira e Anselmo Alves dos Santos.

Previsto para acontecer no Teatro Municipal de Uberlândia na tarde deste sábado, o Festival Timbre foi suspenso temporariamente pela organização.

Veja vídeos abaixo:

 

REPAROS
Após a tempestade, a Prefeitura de Uberlândia anunciou que está mobilizada para garatir a normalização das vias depois da forte chuva que atingiu a cidade. Em comunicado, o Município disse que "com o objetivo de garantir a segurança e a mobilidade da população, as equipes das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes e Meio Ambiente e Sustentabilidade, além do Departamento Municipal de Água Esgoto (Dmae), estão dando suporte à Defesa Civil e demais forças de segurança na orientação de trânsito, limpeza de bueiros e retiradas de árvores e galhos caídos."

De acordo com relatório da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), a chuva começou por volta das 16h. O Centro e alguns bairros das regiões Leste e Sul foram os locais com maiores precipitações, com registro acima dos 50 milímetros em duas horas. Também houve registro de rajadas de vento acima dos 70km/h no setor Sul.

A Prefeitura relatou ainda que os pontos mais críticos estão sendo priorizados, especialmente aqueles que sofreram alagamentos. Os trabalhos também estão acontecendo em toda extensão da avenida Rondon Pacheco para limpar e liberar a via o quanto antes. Não houve dano estrutural na avenida.
 
A Defesa Civil contabilizou quedas de árvores em ao menos 14 pontos da cidade. Alguns bairros também estão sem energia, inclusive nos Terminais Dona Zulmira e Canaã, e a concessionária estadual já foi acionada. Segundo a Prefeitura, a Represa do Camaru, que está em fase final de ajustes, absorveu em torno de 40 milhões de litros de água e atingiu uma vazão de pico de aproximadamente 15 mil litros por segundo.

*Matéria atualizada às 10h46 de domingo (29) para acréscimo de informações

 
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Inmet mantém previsão de chuva para este fim de semana em Uberlândia

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90