A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) definiu os cargos de reitor e vice-reitor para a gestão de 2025 a 2028. A chapa "UFU com Você", composta pelo professor Carlos Henrique de Carvalho e pela professora Catarina Azeredo, foi eleita com 51,5% dos votos, no segundo turno da consulta eleitoral.
A chapa "Integra Mais UFU", liderada pelo professor Hélder Eterno da Silveira e pela servidora Fabíola Alves Gomes, obteve 48,5%. A votação contou com a participação de 10.058 eleitores, incluindo professores, servidores técnico-administrativos e estudantes.
A posse da nova gestão ocorrerá no início de 2025 e até lá será formada a equipe de transição. Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (13), o futuro reitor Carlos Henrique anunciou que, entre as prioridades, está a realização de uma ampla consulta interna no Hospital de Clínicas (HC-UFU) para estabelecer melhorias a partir do próximo ano, com diálogo entre os setores e contato com o governo federal para a obtenção de recursos.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O representante da chapa vencedora também destacou que a gestão do restaurante universitário também será uma prioridade. “A ampliação do funcionamento para todos os dias da semana foi o principal ponto da campanha e será colocado em prática assim que a nossa gestão tomar posse, no início do próximo ano”.
Ele afirmou ainda que buscará recursos e parcerias para viabilizar essa e outras medidas, como a introdução de novas opções alimentares. Além disso, mencionou planos de ampliar o serviço de transporte intercampi, com novos estudos para otimização de horários das viagens entre os diversos campus da UFU.
A vice Catarina Azeredo complementou, enfatizando a importância de ações para combater o assédio na universidade. “Durante o processo eleitoral, a questão foi frequentemente abordada, então a criação de comissões adequadas para tratar diferentes tipos de denúncias será uma prioridade da gestão, visando promover uma mudança na cultura institucional”, disse.
Com o resultado da consulta eleitoral, o próximo passo será a reunião do Conselho Universitário (Consun) para a formação da lista tríplice de candidatos ao cargo de reitor, a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC). A lista será submetida ao Presidente da República, que fará a nomeação oficial do reitor. A data para a reunião do Consun ainda não foi definida, mas a previsão inicial é que aconteça em outubro.
PERFIL
Carlos Henrique de Carvalho, de 63 anos, tem uma trajetória de 35 anos na UFU. Graduado em História pela instituição, possui mestrado em Educação pela mesma universidade e doutorado em História Econômica pela USP, além de um pós-doutorado pela Universidade de Lisboa.
Ao longo de sua carreira, foi Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação entre 2017 e 2024, e atuou em conselhos de agências de fomento como Fapemig, Capes e CNPq. Atualmente, é Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação.
Catarina Azeredo, por sua vez, ingressou na UFU em 2010 como professora do curso de Nutrição. Desde então, se envolveu em atividades de pesquisa e gestão, tendo atuado como diretora da Faculdade de Medicina entre 2021 e 2024. Durante sua trajetória, percebeu a importância de maior representação feminina nos cargos de gestão da universidade.
VEJA TAMBÉM:
• Incêndio atinge vegetação próxima a empresas do Distrito Industrial em Uberlândia; veja vídeo