Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
01/09/2024 às 10h00min - Atualizada em 01/09/2024 às 10h00min

Clima seco exige maior atenção com os pets, alertam especialistas

Medidas são necessárias para garantir a proteção dos cães, gatos e aves; confira dicas

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Veterinários ressaltam que a hidratação dos pets é um dos principais pontos de atenção | Foto: PIXABAY

Em Uberlândia, o clima seco e o aumento das queimadas tem intensificado a necessidade de cuidados específicos com os animais de estimação. Especialistas alertam que, nesse período, é necessário adotar medidas para garantir a saúde e o bem-estar dos pets, principalmente em relação à hidratação, proteção contra o calor e prevenção de problemas respiratórios.

 

Em entrevista ao Diário, a veterinária Angela Pfeifer de Oliveira ressaltou que a hidratação é um dos principais pontos de atenção. “Ofereça sempre água fria, os cães tendem a beber mais água para se refrescar. Uma dica é aumentar a ingestão de água fazendo gelinhos de frutas”, orientou. 

 

Além disso, ela recomenda o uso de umidificadores, e nos dias de fumaça intensa ou queimadas, manter os animais em casa para evitar o agravamento de problemas respiratórios. “Evite longas caminhadas e sempre ofereça água durante o trajeto, caso for passear”, acrescentou Angela.

 

Além de cães e gatos, os tutores de aves também devem redobrar a atenção durante o período. Conforme dito por Eduardo Laynes, especialista em aves e responsável pela Pet Viagens Mania, os pássaros são ainda mais sensíveis às variações de temperatura e umidade. “A umidade baixa afeta o sistema respiratório das aves, então elas ficam mais ofegantes e sensíveis ao ambiente”, explicou. 

 

Laynes também sugere a umidificação dos ambientes e o uso de borrifadores de água para melhorar o conforto dos animais. “Percebemos nitidamente que eles mudam de comportamento quando se sentem mal em relação à temperatura ou ao ambiente em que estão”, conclui.

 

Além das orientações dos especialistas, a prevenção de queimaduras nas patas durante passeios e a higiene nasal e ocular também são importantes para evitar irritações causadas pelo clima seco. De acordo com a veterinária Angela Pfeifer, é fundamental estar atento a qualquer mudança de comportamento nos pets, como tosse, espirros ou letargia. E se o tutor notar algo incomum, é indicado procurar um veterinário.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90