Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/05/2024 às 17h00min - Atualizada em 22/05/2024 às 17h00min

Em situação de emergência, Uberlândia terá ações para aumentar cobertura vacinal contra a gripe

Cidade registrou aumento de casos e internações de SRAG; ponto de vacinação será aberto no Terminal Central

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Município também realizará busca ativa de crianças na rede municipal de educação I Foto: Danilo Henriques/Secom/PMU

A Prefeitura de Uberlândia anunciou que iniciará uma vacinação em massa contra a gripe a partir da próxima segunda-feira (27). O anúncio acontece um dia após o decreto de situação de emergência, em decorrência do aumento de casos e internações pela Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Gripal. O objetivo da iniciativa é ampliar a cobertura vacinal contra a influenza em toda a cidade.

Como parte do plano de ação determinado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai abrir um ponto de vacinação extra no 2º andar do Terminal Central, próximo à entrada da Av. João Naves de Ávila, de 27 a 29 de maio e de 3 a 7 de junho, com atendimento das 8h às 17h. Em outra frente, a secretaria fará uma busca ativa das crianças e profissionais da educação nas escolas públicas que ainda não se vacinaram. O trabalho começará nas instituições da zona Oeste de Uberlândia.

“A vacina contra a gripe é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença com internações ou, até mesmo, óbitos principalmente nos grupos de alto risco.  Por isso, é preciso que essas pessoas compareçam aos pontos de vacinação para receber a dose”, enfatizou o secretário de Saúde, Adenilson Lima.

A 26ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começou no dia 25 de março e até o momento foram aplicadas 109 mil doses. Isso representa 40,05% da cobertura vacinal em relação ao público-alvo. Desde o início de maio, as doses estão liberadas para toda a população acima dos seis meses, mas a Prefeitura ressalta que o público a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 após o parto) e crianças devem garantir o quanto antes a proteção já que são mais suscetíveis às complicações da doença.

A vacina está disponível nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Tibery, Martins, Planalto, Luizote e Pampulha, das 8h às 21h, nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBFS), com atendimento das 7h30 às 16h30, e nas UBS dos bairros Roosevelt, Tocantins e Brasil,  das 8h às 21h.
 

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
A Prefeitura de Uberlândia decretou, nesta terça-feira (21), situação de emergência em decorrência do aumento de casos e internações de SRAG. Na segunda (21), todos os 943 leitos da rede municipal de saúde estavam ocupados. Além disso, todas as oito Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) registraram aumento significativo na procura pelos prontos atendimentos na última semana. Conforme dito pela SMS, somente na UAI Luizote de Freitas, nesta segunda, foram registrados 588 atendimentos (adultos e crianças), número superior à média de 437 pacientes atendidos ao dia neste ano pela unidade.

Para otimizar o fluxo de atendimentos neste período, o decreto possibilita que o Município adote medidas para seguir garantindo o serviço de saúde à população, o que inclui o pleiteio de mais recursos junto aos entes estadual e federal e outras ações. Confira abaixo.

Planos de ação:

  • Reforço de médicos no horário de 16h às 22h horas para atendimento dos casos verdes e azuis de SRAG no pronto atendimento das seguintes unidades: UAIs Luizote, Roosevelt e São Jorge contarão com reforço de clínicos e pediatras; UAIs Morumbi , Pampulha, Tibery, Martins e Planalto contarão com reforço de clínico geral;
     
  • Reforço da equipe de Enfermagem para otimizar as medicações e assistência ao paciente;
     
  • Aumento de 10 leitos no Centro de Internação Pediátrico para suporte;
     
  • Reforço do atendimento das equipes de Atendimento virtual (marcação pelo Zap da Prefeitura pelo número 34-3239-2800).



Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram

VEJA TAMBÉM:

Uberlândia decreta situação de emergência devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90