Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/03/2024 às 12h11min - Atualizada em 14/03/2024 às 12h11min

Zoológico de Uberlândia recebe duas novas espécies

Local ganhou duas novas moradoras nesta semana, incluindo uma raposinha-do-campo e um gambá-de-orelhas-pretas

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Gambá estava em tratamento em uma unidade de triagem em Juiz de Fora (MG) I Foto: Danilo Henriques/Secom/PMU

Após a chegada de uma tamanduá-bandeira no último mês, o Zoológico Municipal de Uberlândia ganhou mais duas novas moradoras nesta semana. Desta vez, o local recebeu duas fêmeas, incluindo uma raposinha-do-campo e um gambá-de-orelhas-pretas por meio do Instituto Federal de Florestas (IEF).

As recém-chegadas têm, aproximadamente, dois anos de vida e foram transferidas após passarem por acompanhamento veterinário em outras instituições. A gambá se chama “Mortadela”. A raposinha, por sua vez, terá o nome escolhido por meio de uma enquete a ser realizada na página oficial da Prefeitura de Uberlândia, no Instagram.

A raposinha-do-campo foi atropelada na região de Monte Alegre de Minas (MG) e recebeu tratamento do setor de animais silvestres da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Devido ao acidente, teve uma das patas amputadas. Já a “Mortadela” estava em tratamento na unidade de Juiz de Fora (MG) do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Cetas/Ibama) e teve uma doença nutricional nos primeiros meses de vida. Além disso, possui dificuldade de locomoção.

Na nova casa, a raposinha será alocada no recinto próximo ao das jaguatiricas. A gambá, por outro lado, não ficará em exposição permanente, mas também participará das atividades de educação ambiental realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que administra o espaço localizado no Parque do Sabiá.

 

O Zoológico Municipal é um centro de recuperação e cuidado para animais silvestres que não possuem condições de serem reabilitados ao habitat natural, contando, atualmente, com mais de 100 animais de quase 30 espécies, entre aves, répteis e mamíferos. Todos os animais recebidos são resgatados e destinados por órgãos competentes, após análise clínica e biológica. O cuidado diário é feito por uma equipe especializada de servidores, formada por médicos veterinários e biólogos, entre outros.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Zoológico de Uberlândia recebe nova tamanduá-bandeira


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90