Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/02/2024 às 15h26min - Atualizada em 06/02/2024 às 15h26min

Zoológico de Uberlândia recebe nova tamanduá-bandeira

Sue foi resgatada pelo projeto "TamanduASAS", mas não apresenta condições de retornar à vida livre na natureza

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Fêmea vai participar de programas de educação ambiental e banco genético em cativeiro I Foto: Danilo Henriques/Secom/PMU

O Zoológico Municipal de Uberlândia ganhou mais uma moradora nesta semana. O local foi escolhido para receber a tamanduá-bandeira Sue, que foi resgatada pelo projeto "TamanduASAS", desenvolvido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) junto a parceiros, mas que não apresenta mais condições de retornar à vida livre na natureza.

Com a chegada de Sue, o Zoológico Municipal agora conta com duas tamanduás fêmeas. Ela irá fazer companhia para Anna, de 5 anos, também resgatada pelo TamanduASAS e que vive no local há dois anos. Assim como Anna, Sue participará de programas de educação ambiental (como o Dia do Tamanduá realizado em novembro) e banco genético em cativeiro, contribuindo para conservação do tamanduá-bandeira em vida livre.

A nova moradora seguirá acompanhada por pesquisadoras da Universidade de Brasília (UnB) e do Smithsonian National Zoo and Conservation Biology Institute (EUA), que colocaram um pequeno implante subcutâneo para monitorar diversos parâmetros clínicos 24 horas por dia para ampliar o conhecimento de aspectos da saúde, fisiologia, comportamento e bem-estar da espécie ameaçada de extinção.

O Zoológico Municipal de Uberlândia atua como um centro de recuperação e cuidado para animais silvestres que não possuem condições de serem reabilitados ao habitat natural. Todos os animais recebidos são resgatados e doados por órgãos competentes, após análise clínica e biológica. O cuidado diário é feito por uma equipe especializada de servidores, que inclui médicos veterinários e biólogos entre outros.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Uberlândia tem uma morte em investigação por dengue


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90