Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/03/2024 às 19h49min - Atualizada em 04/03/2024 às 19h49min

Uberlândia tem cinco pré-candidatos à Prefeitura; veja quem são

Primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro; prazo para regularização título de eleitor termina em dois meses

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Adriano Zago (Avante), Cristiano Caporezzo (PL), Dandara Tonantzin (PT), Leonídio Bouças (PSDB) e Paulo Sérgio (PSD) confirmaram a pré-candidatura | Foto: Divulgação

A quase sete meses das Eleições Municipais de 2024, cinco políticos anunciaram a pré-candidatura à Prefeitura de Uberlândia. Até o momento, Adriano Zago (Avante), Cristiano Caporezzo (PL), Dandara Tonantzin (PT), Leonídio Bouças (PSDB) e Paulo Sérgio (PSD) confirmaram que irão participar da disputa pelo cargo no Executivo. 

 

As eleições ocorrem no dia 6 de outubro, com possibilidade de segundo turno no dia 27 do mesmo mês. Além de eleger o prefeito e vice, os mais de 500 mil eleitores da cidade irão decidir quais serão os 27 vereadores da Câmara Municipal de Uberlândia. 

 

CONHEÇA OS PRÉ-CANDIDATOS 

 

Adriano Zago (Avante) 

Adriano Zago tem 50 anos e confirmou a pré-candidatura à Prefeitura de Uberlândia pelo partido Avante. Zago foi vereador da cidade entre 2009 e 2020 e ex-candidato a prefeito nas eleições de 2020. 

 

Por meio de nota, a assessoria do político afirmou que: “com uma longa trajetória de compromisso com a comunidade e uma visão voltada para o desenvolvimento sustentável da cidade, Zago pretende trazer inovação e soluções eficazes para os desafios locais”.

 

Adriano destacou, ainda, a importância da participação cidadã e do diálogo aberto com os munícipes. "Sempre fui comprometido em trabalhar para representar e atender às necessidades da população de Uberlândia. Minha pré-candidatura é baseada no propósito de que juntos podemos construir uma cidade melhor, mais inclusiva e próspera para todos", afirmou o pré-candidato.

 

Cristiano Caporezzo (PL)

Cristiano Caporezzo do Partido Liberal (PL), de 35 anos, também confirmou a pré-candidatura à Prefeitura de Uberlândia. Caporezzo é deputado estadual de Minas Gerais desde 2023. O político assumiu no ano passado seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, após ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Uberlândia.

 

De acordo com nota enviada pela assessoria, Cristiano Caporezzo afirmou que atuou diretamente na defesa do conservadorismo e dos valores tradicionais do povo mineiro, na Câmara de Uberlândia,  sendo também parceiro de entidades como a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) e Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

 

“Minha jornada política iniciou como vereador em Uberlândia e agora como deputado estadual de Minas Gerais, tem sido guiada pelo compromisso inabalável com os princípios conservadores, a defesa da família, a segurança pública, o fortalecimento do agronegócio, liberdade do nosso povo e a promoção de uma economia de livre mercado”.

 

Caporezzo também afirmou que sua pré-candidatura tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (Partido Liberal). “Em um momento em que o Brasil enfrenta uma crescente crise econômica e moral, que ameaça a própria existência da nossa democracia, é fundamental defender os municípios mais importantes do país. Assim, em conversa com o nosso eterno presidente Jair Bolsonaro, confirmo minha pré candidatura à prefeito de Uberlândia pelo PL”.

 

Dandara Tonantzin (PT)

Dandara Tonantzin, de 30 anos, confirmou a pré-candidatura à Prefeitura de Uberlândia pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Dandara é ex-vereadora da cidade, eleita em 2018. Em 2022, ela se tornou a mulher mais jovem negra a se tornar deputada federal e, desde então, ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados.

 

“Além de responder ao chamado do meu partido, a minha pré-candidatura responde a uma necessidade de construir uma alternativa ao que se convencionou chamar de coronelismo na cidade, isto é, a presença de representantes de pequenos grupos familiares e empresariais que se revezam há décadas na condução da prefeitura”, explicou.

 

Por meio de nota, Dandara afirmou que com sua atuação na Câmara Federal, ocupou diversas posições, incluindo a Relatoria da Revisão da Lei de Cotas, Vice-liderança da Bancada do PT, Coordenação da Frente Parlamentar Mista Antirracismo, e participação em comissões como a de Educação, onde presidiu a subcomissão permanente de educação inclusiva e ações afirmativas.

 

“Acredito em uma nova forma de fazer política. Quero mostrar que a cidade de Uberlândia merece e pode ter um governo municipal onde o povo manda e a prefeita obedece. Meu objetivo é liderar uma gestão que tenha centralidade na participação popular, no fortalecimento dos instrumentos de participação, na consulta periódica junto à população para definir os rumos da cidade assim como a retomada do orçamento participativo, uma marca do modo petista de governar”, comentou.

 

Leonídio Bouças (PSDB)

O deputado estadual Leonídio Bouças, de 62 anos, que é filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) também confirmou a pré-candidatura a prefeito de Uberlândia. Além de político, Leonídio é empresário, produtor rural, professor e médico. Bouças também foi eleito vereador em 1988, vice-presidente da Câmara Municipal de Uberlândia em 1989 e 1990 e assumiu a presidência da Casa em 1991. 

 

“Leonídio Bouças é um dos políticos mais experientes de Uberlândia. Foi vereador, presidente da Câmara Municipal, vice-prefeito de Uberlândia no governo de Paulo Ferolla e em sua primeira eleição para Deputado Estadual, foi o parlamentar mais votado do Triângulo Mineiro. Atualmente, cumpre seu sexto mandato na Assembleia de Minas, sendo um dos políticos mais influentes na Casa, ocupando as cadeiras de presidente das Comissões de Administração Pública e Ética e Decoro Parlamentar. No setor privado, atua como empresário na área da educação e do agronegócio, através da produção de grãos e carne”, afirmou o pré-candidato à imprensa. 

 

Paulo Sérgio (PSD)

Engenheiro civil e administrador de empresas, Paulo Sérgio também confirmou pré-candidatura a prefeito de Uberlândia, pelo Partido Social Democrático (PSD). O atual vice-prefeito da cidade também foi secretário de Indústria e Comércio da Prefeitura de Uberlândia (1991 a 1992), secretário de Trânsito e Transportes (2005- 2011) e de Desenvolvimento Econômico e Turismo (2012). 

 

“Sou pré-candidato a prefeito de Uberlândia com a missão de defender o trabalho de recuperação e desenvolvimento feito na gestão Odelmo Leão, da qual faço parte desde o primeiro dia”, informou por meio de nota enviada à imprensa.

 

De acordo com o político, é importante que Uberlândia não retroceda e gere emprego, renda e bem estar social. “Estamos construindo um projeto político conversando com a população, em todos os bairros, unindo a cidade e as lideranças partidárias para formar um grupo forte, responsável e comprometido com o bem de Uberlândia e da nossa gente, como Odelmo tem feito”.

 

REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO

Ainda que as eleições municipais aconteçam apenas no final do ano, o cadastro eleitoral termina daqui a dois meses . O prazo para tirar, transferir, atualizar ou regularizar o título de eleitor termina no dia 8 de maio. 

 

De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TRE), os serviços relacionados ao título de eleitor podem ser solicitados pelo sistema Título Net, no site do TRE e, após feitos, o andamento do pedido deverá ser consultado através do próprio sistema. A solicitação é analisada individualmente pela Justiça Eleitoral que poderá deferir ou indeferir o pedido. 

 

As pessoas que solicitarem alistamento, revisão ou transferência de seu título e ainda não possuem biometria, deverão comparecer ao cartório eleitoral mais próximo, no prazo de até 30 dias do requerimento, para realizarem a coleta. 

 

Em Uberlândia, o Cartório Eleitoral fica localizado na avenida Vasconcelos Costa, n° 1646, bairro Osvaldo Rezende. Basta comparecer na unidade, das 12h às 17h, com um documento oficial de identidade e comprovante de endereço. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é aceita no caso de alistamento eleitoral.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90