Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/01/2024 às 12h00min - Atualizada em 13/01/2024 às 12h00min

Mortes no trânsito crescem 20% em Uberlândia

Mais de 13,4 mil acidentes foram registrados na cidade de janeiro a novembro de 2023

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Mais de 40 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Uberlândia, entre janeiro e novembro de 2023. O número representa um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2022, quando 34 vítimas faleceram após envolvimento em ocorrências da mesma natureza. Os dados são do Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

 

O levantamento também revelou que 13.406 acidentes foram registrados na cidade no ano passado. O índice também é superior ao número percebido em 2022, ano em que foram contabilizadas 12.504 ocorrências. Além disso, houve um aumento de 9% no registro de acidentes sem vítimas, passando de 9.159 em 2022 para 10.056 no ano passado. 

 

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a maior parte das vítimas se envolveu em colisões entre automóveis e motocicletas, totalizando 1.407 pessoas acidentadas. As quedas de motociclistas somaram 606 ocorrências, enquanto as colisões envolvendo motos totalizaram 172 registros.

 

De acordo com o tenente do 5º Batalhão de Bombeiros Militares de Uberlândia (5º BBM), Henrique Figueiredo, a maioria dos atendimentos realizados pelas equipes envolve motociclistas, que são mais vulneráveis no trânsito. 

 

“Enquanto quase todos os acidentes com motos exigem a intervenção dos bombeiros, pela vulnerabilidade de segurança do veículo, alguns envolvendo carros são menos complexos e não requerem o acionamento dos bombeiros. Mas é crucial realizar o registro do boletim de ocorrência na Polícia Militar”, explica.

 

Para o profissional, um indicativo que contribuiu para o acréscimo de 7% no número de registros de acidentes foi o período chuvoso em Uberlândia. “Aumentaram os casos por conta da questão do asfalto. Com a chuva, surgem muitos buracos, que é um fator na equação para elevar o índice de acidentes”, destacou o tenente.

 

Além disso, o Henrique reforça que algumas situações prejudicam a segurança no trânsito, como o desrespeito às sinalizações e o uso do celular. “Esse é um dos fatores de distração que, por vezes, acarreta um acidente ou impede que o motorista consiga realizar uma manobra de emergência para evitar tais incidentes”.

 


 

 

COMO EVITAR ACIDENTES

Para prevenir acidentes, Henrique Figueiredo destaca que é fundamental adotar uma condução defensiva, observando rigorosamente as normas de trânsito, respeitando a sinalização e os limites de velocidade. 

 

“Antecipar-se nos trajetos também é essencial: planejar o tempo necessário para deslocamentos, considerando compromissos e horários, contribui significativamente para a segurança viária”, aponta.

 

O bombeiro conclui enfatizando a importância de detectar problemas nos veículos, como pneus desgastados ou defeitos mecânicos, antes que resultem em acidentes. Ele indica acionar os bombeiros imediatamente após um acidente, destacando a urgência no atendimento. “A chegada rápida da equipe é vital para avaliar a vítima, encaminhá-la adequadamente à unidade de saúde e assegurar seu direcionamento adequado”.

 

PRINCIPAIS CASOS DE 2023

Um dos acidentes de destaque no ano passado envolveu um ônibus e um caminhão na BR-050, que resultou em duas mortes e oito feridos.
 

Segundo informações, o veículo que transportava passageiros colidiu na traseira do automóvel de cargas na BR-050, em Uberlândia, no dia 14 de dezembro. Com o impacto, o motorista e o assistente morreram e os outros passageiros precisaram receber atendimento médico.

 

Outro caso de grande repercussão aconteceu em novembro, quando um idoso de 60 anos morreu, no dia 28, após ser atropelado por um carro na avenida João Pinheiro, no Centro de Uberlândia. A vítima teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

 

Ainda em novembro, um homem de 34 anos morreu após bater o carro em uma árvore. O acidente foi registrado na avenida Morum Bernardino, no bairro Roosevelt. Segundo relatos de testemunhas, o motorista estava transitando pela avenida quando perdeu o controle do carro, colidindo na árvore. Após o acidente, o veículo teve um princípio de incêndio, que foi inicialmente controlado por pessoas que passavam pelo local. A vítima morreu no local, segundo os bombeiros.


 

 

Já em outubro, um adolescente de 17 anos morreu após tentar fugir de uma abordagem policial. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o rapaz conduzia uma motocicleta e fugiu de uma abordagem no bairro Santa Mônica. O adolescente teria desrespeitado ordens de parada e cometido diversas infrações de trânsito, avançando sinais vermelhos e trafegando na contramão, segundo a PM.

 

Além deste caso, um motociclista de 45 anos morreu no mesmo mês, após se envolver em um acidente com um carro na avenida Engenheiro Azeli, no bairro Martins. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os dois veículos colidiram em cima do viaduto da avenida, que fica sobre a BR-365.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

INÍCIO DE ANO

Durante os 12 primeiros dias de 2024, pelo menos 3 pessoas já morreram em Uberlândia por conta de acidentes. No primeiro dia do ano um motorista morreu após um acidente de trânsito no Anel Viário Ayrton Senna, na BR-050. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMR), o carro da vítima bateu de frente com uma caminhonete.

 

Já no último domingo (7), um motociclista de 49 anos morreu após se envolver em um acidente com um carro na rodovia Neuza Rezende, próximo ao Distrito de Cruzeiro dos Peixotos.

 

O acidente fatal mais recente aconteceu na tarde desta quinta-feira (11), quando um motociclista morreu em um acidente de trânsito no bairro Jaraguá. Segundo as primeiras informações do Corpo de Bombeiros, a moto colidiu com um caminhão no cruzamento das avenidas Sândalo e Imbaúbas. 

 

CRIMES DE TRÂNSITO

De acordo com o delegado de Polícia Civil, Gustavo Anai Abrahão, investigações criminais, incluindo as de trânsito, seguem um processo que varia de acordo com a gravidade do delito. 

 

“Crimes de menor potencial ofensivo são apurados de forma mais rápida e são de responsabilidade do juizado especial criminal da Polícia Civil. No entanto, aqueles mais graves, como homicídio culposo no trânsito, que a pena pode chegar a 8 anos se o autor tiver ingerido bebida alcoólica, a apuração é conduzida através de inquérito policial”, destaca o delegado.

 

Ainda segundo informações de Abrahão, dentro do inquérito, diversas evidências são coletadas, como testemunhos, provas materiais e policiais. Além disso, elementos como ordens de serviço, registros de câmeras, indícios de ingestão de álcool pelo autor do crime e exames periciais são incorporados ao processo. “A perícia do local do acidente, incluindo a dinâmica do fato, é realizada para fornecer uma análise técnica do ocorrido”, explica.

 

ÍNDICE DE ACIDENTES EM UBERLÂNDIA

 

REGISTRO 

JANEIRO A NOVEMBRO DE 2022

JANEIRO A NOVEMBRO DE 2023

PERCENTUAL 

Acidentes de trânsito 

12.504

13.406

aumento de 7% 

Acidentes de trânsito sem vítima 

9.159

10.056

aumento de 9% 

Acidentes de trânsito com vítima (ferimentos, fraturas e outros) 

3.345

3.350

aumento de 0,14% 

Acidentes de trânsito com vítima fatal 

34

41

aumento de 20% 



VEJA TAMBÉM:

​• VÍDEO: Incêndio atinge estabelecimento comercial no bairro Santa Mônica em Uberlândia
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90