Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/12/2023 às 08h30min - Atualizada em 25/12/2023 às 08h30min

Quase 145 mil pessoas visitaram o Zoológico Municipal de Uberlândia em 2023

Espaço abriga 122 animais e conta com quase 300 espécies de plantas; visitação é gratuita

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Zoológico tem espaços abertos para animais como gambás, bicho-preguiça, cutia, tamanduá-bandeira, sagui, ouriço-cacheiro, curicaca, biguá, mutum, saracura e tucano I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU

Um dos principais pontos turísticos de Uberlândia, o Zoológico Municipal foi um dos locais mais visitados da cidade neste ano. De acordo com a Prefeitura, o espaço recebeu, até a última semana, cerca de 144.248 pessoas. O local integra o complexo do Parque do Sabiá, localizado no bairro Tibery, e dispõe de uma área de mais de 300 mil metros quadrados.

Atualmente, 122 animais, de 29 espécies, entre mamíferos, répteis e aves vivem no espaço. O Zoológico conta com 41 recintos fechados, todos dotados de placas informativas sobre cada espécie abrigada. Há, ainda, espaços abertos onde estão animais como, gambás, bicho-preguiça, cutia, tamanduá-bandeira, sagui, ouriço-cacheiro, curicaca, biguá, mutum, saracura, tucano, psitacídeos e passeriformes.

Rico também em flora, o local dispõe de uma Área de Proteção Permanente (APP), que abrange Floresta de Galeria e remanescentes de Floresta Estacional Semidecidual e de um antigo bosque artificial, onde está a área aberta à visitação. O Zoológico registra, pelo menos, 293 espécies de plantas lenhosas, palmeiras, fetos arborescentes, entre outros.

Para cuidar dos animais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade disponibiliza profissionais da área. A equipe técnica é composta por três médicas veterinárias e uma bióloga, que atuam, inclusive, aos finais de semana e feriados, além de cinco tratadores. O tratamento recebido pelos hóspedes do Zoológico segue legislações estaduais e federais.

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE
O cardápio dos animais é elaborado a partir de alimentos selecionados, pesados e preparados para cada espécie. Legumes, verduras, frutas, ração e carne são distribuídos pelos tratadores. A dieta é formulada por uma equipe técnica com base em literatura científica, a fim de proporcionar alimentação adequada a cada animal.

Os profissionais do Zoológico também promovem enriquecimento ambiental à alimentação de todas as espécies ao adotarem receitas com picolés de carnes e de frutas, flores e frutos. Também é oferecida água à vontade em tanques para que cada animal se refresque.

Neste mês, 28 animais estão recebendo vacinas antirrábicas. Ao longo do ano que vem, há previsão de que outros imunizantes sejam aplicados para prevenir contra doenças como, cinomose e parvovirose (em canídeo e quati), e rinotraqueíte, calicivirose e panleucopenia (nos felinos).

O funcionamento do Zoológico Municipal ocorre de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com entrada liberada até as 16h. As visitas são gratuitas e, em caso de escolas, grupos e instituições, podem ser feitas de forma guiada, por agendamento. Para realizar a marcação, interessados podem fazer o agendamento junto ao Núcleo de Educação Ambiental, pelo telefone: (34) 3227-1330. Nos próximos dias, as visitas seguem normalmente, exceto em 25 de dezembro e 1º de janeiro, quando o Zoológico estará fechado.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Empresas do transporte público de Uberlândia são multadas novamente; valor ultrapassa R$ 1,7 milhão


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90